15 04 cm abreOs vereadores que integram o colegiado se reuniram na Sala de Apoio, no 2º andar da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (15/04), para escolher os novos ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. Foto: ACOM/CMSBCEm reunião na tarde desta segunda-feira (15/04), na Sala de Apoio da Câmara Municipal, a Comissão Mista elegeu os vereadores Fran Silva (Avante) para a presidência; Glauco Braido (MDB) para a vice-presidência, e Julinho Fuzari (Cidadania) para secretário do colegiado. Após a declaração do resultado, o presidente agradeceu os votos recebidos e o apoio dos parlamentares presentes.

Os demais membros foram indicados pelas respectivas lideranças durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na quarta-feira passada (10/04). A nova composição dos cargos ocorreu devido às mudanças de legenda de acordo com a janela partidária, definida pela legislação eleitoral.

Composta exclusivamente por um vereador de cada partido com mandato vigente na atual legislatura, a Comissão Mista é um grupo permanente de trabalho com objetivos diferenciados em relação a outras comissões permanentes. Dentre esses objetivos, destacam-se a apreciação do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias, dos Orçamentos Anuais e dos Créditos Adicionais (conforme o Art. 168 do Regimento Interno da CMSBC).

O fato de cada partido ter direito a uma cadeira nesta comissão garante ampla representação dos diferentes interesses e perspectivas da comunidade, promovendo assim a transparência e a inclusão no processo decisório municipal.

Conheça os integrantes da Comissão Mista:

Presidente: Fran Silva (Líder do AVANTE)

Vice-Presidente: Glauco Braido (Líder do MDB)

Secretário: Julinho Fuzari (Líder do CIDADANIA)

Gordo da Adega - Josias Paz (Líder do PODE)

Paulo Chuchu (Líder do PL)

Getulio do Amarelinho (Líder do PT)

Bispo João Batista (Líder do REPUBLICANOS)

Joilson Santos Carvalho (Líder do PRTB)

Maurício Cardozo (Representante do UNIÃO)

Dr. Manuel (Representante do PMB)

Toninho Tavares (Líder do AGIR)

Alex Mognon (Líder do PP)

Almir do Gás (Líder do PRD)

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

ss abril laranja abreAcima, os integrantes da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao “Abril Laranja”. Criada em 2006, nos Estados Unidos, a campanha tem por objetivo conscientizar e prevenir casos de maus-tratos contra animais.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os maus-tratos praticados contra os animais e homenagear entidades e personalidades dedicadas a esta causa, o vereador Lucas Ferreira (PL) realizou uma sessão solene na noite de sexta-feira (12/04), no Plenário Tereza Delta, conforme dispõe a Resolução nº 3.391, de 18 de maio de 2023, de sua autoria.

ss abril laranja vereadorAcima, o vereador Lucas Ferreira, responsável pela comemoração do “Abril Laranja” no Legislativo, discursa na tribuna do Plenário Tereza Delta. Neste mês de conscientização, é importante lembrar que a prevenção contra a crueldade animal não se limita apenas a proteger cães e gatos de estimação. Abrange também animais selvagens, criados em fazendas e utilizados em entretenimento.

Natalia Ferreira, esposa do vereador Lucas Ferreira, Ricardo de Oliveira Castro Júnior, médico veterinário; Marise Candiev de Campos e seu marido; Caio Oliveira, vice-presidente da ONG Lar Estrela de São Francisco, e sua esposa; Dr. Pedro e sua esposa; Tiago Gonzaga, conselheiro tutelar, e Letícia Santos, cuidadora de cães, compuseram a mesa de honra da solenidade.

ss mosaico homenagens

Acima, a partir da esquerda, o vereador Lucas Ferreira entrega as homenagens ao médico veterinário Ricardo de Oliveira Castro Júnior e à Marise Candiev de Campos, que resgata animais abandonados.

Na ocasião, o parlamentar concedeu o Título de Cidadão São-Bernardense ao médico veterinário Ricardo de Oliveira Castro Júnior e a Medalha João Ramalho à Marise Candiev de Campos, pelo compromisso de ambos em promover o bem-estar e o cuidado dos animais.

ss abril laranja extraViver em local insalubre, passar fome ou sede e não ter liberdade para expressar seu comportamento natural são tipos de atitudes que podem ser enquadradas pela lei como maus-tratos e crueldade contra os animais. Foto: Gerd Altmann por Pixabay

De acordo com os dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), da Secretaria de Segurança Pública, as denúncias de maus-tratos aos animais aumentaram 15,60% entre os anos de 2020 a 2021, passando de 13.887 para 16.042.

Um levantamento do Instituto Pet Brasil, concluiu que existem cerca de 8,8 milhões de animais de estimação em condição de vulnerabilidade e cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de ONGs e grupos de protetores.

No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão, pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.

COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS OU CRUELDADE CONTRA ANIMAIS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal) é um serviço via internet para denúncias de crimes ocorridos no Estado de São Paulo.

É necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. (http://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA/Denuncia)

UNIDADES DO ATENDE BEM DA PREFEITURA

O munícipe será direcionado ao setor responsável

Para ligações locais de telefones fixos, de celular e outras localidades: 0800-77-08-156 ou 2630-4650 (2ª a 6ª das 08h30 às 17h).

DICMA - Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente

GCM -153

Polícia Militar - 190

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Com informações do Projeto de Resolução nº 32/2023, da Agência Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal)

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

WhatsApp Image 2024 04 10 at 16.20.20 EditFoto: Assessoria de Comunicação.

Na manhã desta quarta-feira (10/04/2024), os vereadores de São Bernardo do Campo deram aval às seguintes propostas:

Matérias aprovadas por acordo de lideranças

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 28/2024, de autoria do vereador Mauricio Cardozo (UNIÃO), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadã São-Bernardense” à Sra. Cleonice Chaves Camelo de Freitas (in memoriam).

- Projeto de Resolução N°. 23/2024, de autoria do vereador Mauricio Cardozo (UNIÃO), que dispõe sobre homenagem aos Gestores e Empreendedores Educacionais de São Bernardo do Campo, e dá outras providências.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 26/2024, de autoria do vereador Reginaldo Burguês (AGIR), que dispõe sobre a concessão de "Medalha João Ramalho" à Sra. Aline Gonçalves de Lima Gazal.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 27/2024, de autoria do vereador Reginaldo Burguês (AGIR), que dispõe sobre a concessão de "Medalha João Ramalho" à Sra. Izaura José Terassi.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 29/2024, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PL), que dispõe sobre a concessão de "Medalha João Ramalho" ao Sr. Fábio Chemik.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 30/2024, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PL), que dispõe sobre a concessão de "Medalha João Ramalho" ao Sr. Edson Almir Gianelli.

- Requerimento N°. 43/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação com o Sr. Pedro Francisco de Souza Neto, que desempenha um papel fundamental para a causa animal no município de São Bernardo do Campo.

- Requerimento N°. 44/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação com a Sra. Joseane Pereira da Silva, que desempenha um papel fundamental para a causa animal no município de São Bernardo do Campo.

- Requerimento N°. 45/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação à Sra. Carla Maria de Abreu Rocha, que desempenha um papel fundamental para a causa animal no município de São Bernardo do Campo.

- Projeto de Resolução N°. 24/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que dispõe sobre a realização de sessão solene em comemoração aos Grêmios Estudantis do Município de São Bernardo do Campo.

- Projeto de Resolução N°. 25/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que dispõe sobre a realização de sessão solene em comemoração aos estudantes que se destacarem nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo - OMASP, promovidas anualmente pela Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo.

- Projeto de Resolução N°. 26/2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a alteração da Resolução nº 3.118, de 11 de maio de 2017, que "Regulamenta o uso de veículos automotores da Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo e dá outras providências".

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 31/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), que dispõe sobre concessão de "Medalha João Ramalho" à Sra. Marise Candiev de Campos.

- Requerimento N°. 46/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação à Sra. Tatiana Cordova Souza, que desempenha um papel fundamental pela causa animal no município de São Bernardo do Campo.

- Requerimento N°. 47/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação à Sra. Devani Júlio, que desempenha um papel fundamental pela causa animal no município de São Bernardo do Campo.

 

Nesta 10ª Sessão Ordinária, quatro vereadores reassumiram suas cadeiras neste legislativo: Alex Mognon, Minami, Pery Cartola e Fran Silva, ocupando os lugares dos suplentes Ary de Oliveira, Eduardo Tudo Azul, Léo RR e Lindomar Babá. Essa mudança ocorreu após os titulares, que estavam exercendo funções como secretários no executivo, serem exonerados.

 

Além disso, no início dos trabalhos, foi comunicada a mudança de filiação partidária dos seguintes vereadores:

- Vereador Alex Mognon: agora filiado ao Progressistas (PP).

- Vereador Amir do Gás: agora filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD).

- Vereador Danilo Lima: agora filiado ao Podemos (PODE).

- Vereador Dr. Eliezer Mendes: agora filiado ao Partido Liberal (PL).

- Vereador Dr. Manuel: agora filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB).

- Vereador Estevão Camolesi: agora filiado ao Cidadania (Cidadania).

- Vereador Fran Silva: agora filiado ao Avante (AVANTE).

- Vereador Glauco Braido: agora filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

- Vereador Gordo da Adega: agora filiado ao Podemos (PODE).

- Vereador Henrique Kabeça: agora filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB).

- Vereador Ivan Silva: agora filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

- Vereador Joilson Santos Carvalho: agora filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

- Vereador Jorge Araújo: agora filiado ao União Brasil (UNIÃO).

- Vereador Julinho Fuzari: agora filiado ao Cidadania (Cidadania).

- Vereador Lucas Ferreira: agora filiado ao Partido Liberal (PL).

- Vereador Maurício Cardozo: agora filiado ao União Brasil (UNIÃO).

- Vereador Minami: agora filiado ao Republicanos (REPUBLICANOS).

- Vereador Netinho Rodrigues: agora filiado ao Podemos (PODE).

- Vereador Pery Cartola: agora filiado ao Cidadania (Cidadania).

- Vereador Reginaldo Burguês: agora filiado ao Agir (AGIR).

- Vereador Toninho Tavares: agora filiado ao Agir (AGIR).

 

Com as mudanças partidárias, a composição da Comissão Mista, da Comissão Especial - BRT e Comissões Permanentes também sofreram as seguintes alterações:

Comissão Mista

Podemos: Gordo da Adega – Josias Paz

Cidadania: Julinho Fuzari

Partido Liberal: Paulo Chuchu

Partido dos Trabalhadores: Getulio do Amarelinho

Republicanos: Bispo João Batista

Avante: Fran Silva

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro: Joilson Santos Carvalho

União Brasil: Maurício Cardozo

Partido Da Mulher Brasileira: Dr. Manuel

Agir: Toninho Tavares

Progressistas: Alex Mognon

Movimento Democrático Brasileiro: Glauco Braido

Partido Renovação Democrática: Almir do Gás

Comissão Especial – BRT

Podemos: Gordo da Adega – Josias Paz

Cidadania: Pery Cartola

Partido Liberal: Dr. Eliezer Mendes

Partidos dos Trabalhadores: Ana do Carmo

Republicanos: Minami

Avante: Palhinha

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro: Ivan Silva

União Brasil: Jorge Araújo

Partido Da Mulher Brasileira: Henrique Kabeça

Agir: Reginaldo Burguês

Progressistas: Alex Mognon

Movimento Democrático Brasileiro: Glauco Braido

Partido Renovação Democrática: Almir do Gás

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Secretário: Minami

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Vice-Presidente: Alex Mognon

Comissão de Assuntos Metropolitanos

Secretário: Julinho Fuzari

Comissão da Lei Orgânica do Município

Presidente: Reginaldo Burguês

Secretário: Pery Cartola

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Presidente: Fran Silva

Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios

Suplente: Fran Silva

Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e da Pessoa com Deficiência

Presidente: Minami

 

Saiba mais em:

➡ 10ª Sessão Ordinária de 2024

➡ CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Ordinária

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.

ss tcsb mc abreO vereador Reginaldo Burguês (na tribuna) entregou os Títulos de Cidadãos São-Bernardenses a José Francisco de Sousa e João Raimundo de Holanda em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (11/04), no Plenário Tereza Delta.

José Francisco de Sousa e João Raimundo de Holanda receberam Títulos de Cidadãos São-Bernardenses em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (11/04), no Plenário Tereza Delta. A iniciativa do vereador Reginaldo Burguês (Agir) tem como objetivo reconhecer os relevantes serviços prestados por ambos para o desenvolvimento econômico do município.

ss tcsb mc vereador“Esta homenagem representa um justo reconhecimento a duas pessoas especiais, importantes e merecedoras, que, com seus legados de empreendedorismo, contribuem significativamente para o crescimento de São Bernardo do Campo”, afirmou o vereador Reginaldo Burguês.

“Espero que cada homenageado sinta, em cada palavra dita aqui, um espelho do amor e da admiração que sentimos por eles. Suas jornadas nos ensinam que, com coragem, todas as barreiras se tornam pontes. Que seus legados sejam faróis que iluminam o caminho de todos, nos inspirando a caminhar com coragem, determinação e amor. Em nome de todos que tiveram a honra e o privilégio de conviver com eles, expressamos nossa mais profunda gratidão. Que este tributo represente o respeito e o imenso carinho que sentimos pelos senhores. Suas histórias são hinos de esperança e testamentos da força do espírito humano”, declarou o parlamentar.

ss tcsc mc mesaOs homenageados, Srs. José Francisco de Sousa e João Raimundo de Holanda, acompanhados de suas respectivas esposas, Sras. Francisca Ivone Dias de Sousa e Francisca Maria de Souza Holanda, além de Nilton Moreno, assessor parlamentar, compuseram a mesa de honra da solenidade, presidida pelo vereador Reginaldo Burguês.

José Francisco de Sousa

ss tcsb mc jose

Nasceu em 12 de novembro de 1949, no vilarejo São João da Cana Brava, pertencente ao município de Picos, no interior do Piauí. Primeiro filho do casal Maria Teodora de Lima e Francisco Joaquim de Sousa.

Diante das poucas oportunidades que a região oferecia, resolveu tentar a vida em São Paulo. Dentro de pouco tempo, conseguiu um trabalho e aqui permaneceu.

Em uma viagem de férias ao seu Estado de origem, conheceu Francisca Ivone Dias de Sousa. Resolveu se casar e começar uma nova família. Trouxe a esposa para São Paulo e iniciou mais uma etapa em sua vida. O casal tem 4 filhos: Herbert, Klebert, Everton e José Henrique, e um neto, Henrique.

Após 9 anos na Volkswagen, passou a se dedicar ao seu bar na Avenida Álvares Guimarães, no bairro Planalto.

Algum tempo depois, comprou uma loja de materiais de construção no Bairro Alves Dias. Em 1996, seu comércio mudou para a Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, um local mais planejado e maior. Em 2010, ampliou mais uma vez o espaço físico e, até hoje, é lá que trabalha e administra seus negócios.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.822, de 22 de março de 2024)

João Raimundo de Holanda

ss tcsb joao

Nasceu na cidade de Picus, no Piauí, em 17 de abril de 1954, filho de Raimundo de Holanda Cavalcante e Luzia Maria de Sousa.

Em 1º de dezembro de 1983, se casou com Francisca Maria de Souza Holanda. Desta união nasce, em 25 de junho de 1985, a filha Liliane de Souza Holanda Possolli. A família aumentou com a chegada do neto Luca Holanda Possolli, em 2 de fevereiro de 2022.

Munido de uma enorme coragem, João Raimundo veio para São Paulo em junho de 1973 e começou a trabalhar como metalúrgico na Brastemp, onde permaneceu por 15 anos.

Aproveitando as oportunidades, se aventurou no ramo de materiais de construção e, há 36 anos, se tornou proprietário da Holanda e Souza Materiais de Construção e Depósito de Materiais Capitão Casa.

Suas empresas empregam dezenas de pessoas que trabalham para sustentar suas famílias. Com isso, o homenageado dedica sua vida à família e ao seu trabalho que diretamente impacta positivamente a vida de dezenas de pessoas.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.823, de 22 de março de 2024)

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

ss autismo abre 2O vereador Julinho Fuzari entre os palestrantes da sessão solene. O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril desde 2007, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foto: ACOM/CMSBC

Especialistas, profissionais de saúde, educadores, pais e autistas compareceram ao Plenário Tereza Delta na manhã de sábado (06/04) para compartilhar experiências, pesquisas e reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante uma sessão solene presidida pelo vereador Julinho Fuzari (PSC), conforme dispõe a Resolução nº 3151/2018.

ss autista julinho“Já tivemos avanços significativos quanto à visibilidade das famílias TEA e das deficiências ocultas, como a adoção do ‘cordão girassol’ e a inclusão do símbolo do autismo na placa de atendimento prioritário, mas precisamos continuar nessa luta para garantir políticas públicas para o autista”, afirmou o vereador Julinho Fuzari. Foto: ACOM/CMSBC

O parlamentar divide a família TEA em dois tipos: aquela que tem plano de saúde privado, acesso a clínicas e consegue diagnosticar o TEA nos primeiros meses ou anos de vida da criança, iniciar um tratamento com medicação e múltiplas terapias. Na fase adulta, esse indivíduo poderá ter autonomia, se integrar à sociedade e ao mercado de trabalho.

O outro tipo, dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), leva anos para passar em consulta com neuropediatra, resultando em um diagnóstico tardio. Mesmo após a identificação do TEA, o paciente não tem acesso às terapias - o que pode agravar sua condição. No futuro, estará sujeito a programas sociais, como a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Por isso, ele defende políticas públicas que viabilizam o tratamento do autista pela rede pública de saúde, a agilidade no diagnóstico e na medicação, a contratação de mais especialistas, a criação de um centro de referência e o estabelecimento de convênios e parcerias com as clínicas que atuam na região para atender, de forma imediata, a demanda reprimida.

ss autista palestraAlém de relatos pessoais, resultados de estudos e análises comportamentais e científicas, as palestras ofereceram orientação prática para pais, cuidadores e profissionais que trabalham com pessoas do espectro autista, visando melhorar a qualidade de vida e o potencial de desenvolvimento desses indivíduos. Foto: ACOM/CMSBC

Para discutir temas alusivos à data, os organizadores convidaram:

🔸 Raul Ribeiro - psicólogo clínico: Modelo Assert USA - Atendimento em grupos ABA

🔹 Profa./Ma./Doutoranda Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn: Invisibilidade/Prevalência/Sexo e Gênero/Suicídio e os aspectos psicosocioafetivos no indivíduo com TEA

🔸 Dra. Camila Almeida Exposto Alves – neurologista: Mudanças nos critérios diagnósticos

🔹 Dr. Rubens Grimblate Wajnsztejn – neurologista: Os avanços das pesquisas e prática clínica do canabidiol na epilepsia, linguagem, comportamento no TEA

🔸 Tauane Oliveira – especialista: A importância do treinamento de pais em relação ao manejo comportamental em crianças autistas

🔹 Dr. Flavio Geraldes Alves – neurologista: O uso do canabidiol no autismo

🔸 Dr. Felipe Caracuel – psiquiatra: Comorbidades no TEA (transtornos ansiosos, de humor, TDAH, deficiência intelectual e bullying)

🔹 Dra. Kelly Regina Portugal – dentista: Orientação de higiene e primeiro atendimento odontológico no TEA

🔸 Dra./BCBA Adriana Regina Rubio: Indicadores de qualidade na prestação de serviços em ABA

🔹 Amanda Neves - especialista e mestranda: Alfabetização no TEA

🔸 Marco Canuto - especialista e psicólogo: As diferenças entre a avaliação diagnóstica e a avaliação de desenvolvimento infantil baseada em ABA

🔹 Adelaide Manfre - especialista e mãe atípica: Estratégia de intervenção no autismo grau 3 na adolescência

🔸 Fabiana Sarilho - professora/mestra/fisioterapeuta e terapeuta ocupacional: A influência das questões sensório-motoras e o ganho de habilidades no TEA

🔹 Dra. Letícia Rasia – neuropediatra: TEA, rigidez mental, oposição: será TOD?

🔸 Ana Paula de Lima Bronzatti - especialista fonoaudióloga: A importância da motricidade orofacial no TEA

🔹  Regiane Crippa - especialista/mestre/fonoaudióloga: Intervenção precoce de crianças com autismo centrada na família

ss autismo extraA fita ou laço formado por um quebra-cabeça colorido é o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista, caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Imagem: Marlon Romanelli Romanelli por Pixabay

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado na última terça-feira (02/04).

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).

(Com informações da Agência Brasil)

mosaico 2

Os convidados visitaram uma feira de exposição, com livros didáticos, brinquedos pedagógicos, terapias assistidas por animais e participaram de oficinas e atividades recreativas gratuitas no saguão do Palácio João Ramalho, no andar térreo da sede do Legislativo. Fotos: ACOM/CMSBC

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR:

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

Subcategorias