fraternidade 1

A Câmara de São Bernardo do Campo realizou na noite desta sexta-feira (19), uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2015, organizada pela igreja Católica Apostólica Romana todos os anos, e que, este ano, tem o lema “Fraternidade: Igreja e Sociedade; Eu vim para servir”.

Estiveram presentes cerca de 170 pessoas, entre moradores e padres da região, que fazem parte da comunidade católica, além de Dom Nelson Westrupp, do vereador José Ferreira e do secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.

Toninho iniciou sua fala agradecendo os colegas vereadores que aprovaram por unanimidade o projeto de lei que instituiu o Dia da Campanha da Fraternidade em São Bernardo do Campo. De acordo com o vereador, “isso demonstra o respeito que a igreja Católica tem pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade, sobretudo para aqueles mais necessitados”.

O vereador classificou como muito importante a realização desta sessão solene. “Considero fundamental a realização deste evento porque acredito que este espaço deva ser usado para o debate da sociedade. A presença de todos aqui hoje também contribui para fortalecer nosso pensamento e a nossa atuação parlamentar”, disse.

Padre Pedrinho, da paróquia São José Operário, de Santo André, parabenizou o vereador Toninho pela organização da sessão solene. Ele fez uma análise história da igreja Católica, fazendo um paralelo com a chegada dos primeiros missionários no Brasil.

Dom Nelson, bispo da Diocese de Santo André – que abrange a cidade de São Bernardo do Campo –, fez uma apresentação do tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O bispo também abordou os principais problemas que a igreja enfrenta atualmente e afirmou que “a igreja, como comunidade de fé, participa ativamente das transformações que a sociedade brasileira necessita”.

Tarcisio Secoli afirmou estar feliz com a realização desta sessão solene porque, segundo ele, “a Campanha da Fraternidade sempre traz temas relevantes para a sociedade”. Tarcisio aproveitou a oportunidade para falar da relação que existe entre o serviço público e a sociedade, tema da Campanha deste ano.

Homenagem

Durante a cerimônia, 12 casais foram homenageados por seus relevantes serviços prestados. Eles foram escolhidos entre os membros da comunidade para receber um diploma de cidadãos beneméritos por sua atuação dentro das comunidades católicas.

Crédito: Assessoria do mandato