Imprimir

italianos

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou, nesta quinta-feira (25/06), uma Sessão Solene em Homenagem aos Imigrantes Italianos e seus descendentes.  Nos termos da Lei nº 4.766/99 e da resolução nº 2800/2011, de autoria do vereador Hiroyuki Minami que instituiu a comemoração. Na ocasião foram homenageadas doze personalidades que representam famílias tradicionais que construíram a história da cidade de São Bernardo do Campo.

Além do Vereador Minami, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades representando o prefeito de São Bernardo do Campo, o assessor Miranda da Fé; representando a comissão organizadora senhor Fulvio Bechelli; representando o Deputado Estadual Orlando Morando o senhor Adalberto Guazzelli; presidente da Associação São Luiz e componente da Comissão de Festas do Municipio de São Bernardo Senhora Olga Guazzelli; presidente do Brasilitalia senhor Michele Perricone; o presidente da OAB de São Bernardo do campo 39º subseção Dr. Luís Ricardo Davanzo, o ex-vereador de São Bernardo no período de 1972 a 1976 Dr. Nevino Antônio Rocco e o Senhor Gerson Pinto de Araújo.

A medalha é concedida as pessoas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Município de São Bernardo do Campo e à Nação Brasileira. Desde a sua criação foram homenageadas 216 famílias.

Em seu pronunciamento Sr Fulvio Bechelli, representando a Comunidade Italiana, destacou a história da imigração Italiana e a chegada ao país dos primeiros imigrantes.

O vereador Minami finalizou dizendo que é uma honra homenagear o povo italiano que tanto contribuiu com a nossa nação.

A apresentação musical foi conduzida pela Orquestra Versolato, sob a regência do Maestro Júlio César Versolato e os cantores Nathalia Serrano e Devanir Barbosa.

Confira a lista dos homenageados:

Apparecida Anneli (in memorian)

Carmelina Romano Tagliaferri

Cyro Archimedes Cassetari

Dr. Fernando Stracieri

Helena Maria Bento

Inês Pedron

Italia Peppe Bonini

José Roberto Miolaro “Dick”

José Tadeu Tosi

Júlio César Versolato Maestro da Orquestra Versolato.

Rubens Suster (in memorian)

Vicente Carlos D’ Angelo

Imigração Italiana

Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil na década de 1870. Porém, foi entre as décadas de 1880 e 1910 que houve o maior fluxo de italianos para o território brasileiro, principalmente, para as regiões sul e sudeste do país.

Crédito Foto Oscar Jupiraci (CMSBC)