Sessão Solene Aldeias Infantis SOS BrasilHONRARIA: Senhora Sandra Greco, gestora nacional e Carlos Alberto da Silva, gestor São Bernardo das Aldeias infantis SOS Brasil, recebem do vereador Zé Ferreira e de Márcia Barral, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo o título de Entidade Benemérita. Foto: Oscar Jupiraci

Na noite de segunda-feira, 23/05, uma sessão solene comemorou os 44 anos da organização não governamental.  Durante a cerimônia, foi entregue o título de entidade benemérita, de autoria do vereador Zé Ferreira, presidente da comissão organizadora. A honraria foi concedida pela atuação das Aldeias infantis SOS Brasil na defesa, promoção e proteção de crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social.

Em seu pronunciamento, Sandra Greco, gestora nacional da ONG, reafirmou “o comprometimento da organização com a política de direitos humanos, de cuidado integral de meninos e meninas que, por se encontrarem em situação de risco, tiveram seus laços familiares rompidos. Estamos ao lado deles. Aqui eles são respeitados e acolhidos”.

Ela agradeceu à Prefeitura do município e mencionou a importância da vontade política em investir recurso público na infância. “A audácia, a ousadia e a coragem são nossos princípios e valores fundamentais. Nosso lema agora é resistir, lutar e mobilizar”, concluiu.

A entidade é constituída por núcleos familiares, compostos por até nove crianças, irmãos biológicos ou não, de diferentes idades e de ambos os sexos que ficam com uma mãe social (cuidadora residente). “Elas que fazem com que a Aldeias Infantis SOS possa realizar um belo trabalho”, lembrou Carlos Alberto da Silva, gestor da organização em São Bernardo do Campo.

A ONG chegou à cidade em 22 de agosto de 1971 e, desde a sua inauguração, já atendeu mais de 5 mil jovens e seus parentes. Segundo Carlos Alberto, “aqueles que passaram pelo programa conseguiram romper com a roda de exclusão, gerando outra perspectiva de vida para si e seus próprios filhos”.

Além do vereador Zé Ferreira, integraram a mesa de honra: Márcia Barral, presidente da Fundação Criança, representando o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; Rozane Maria de Sena, a Zaninha, vice-presidente estadual do PT - SP; Jean Carlos Valadares, secretário do SEDESC; Sandra Greco, gestora nacional das Aldeias SOS Brasil; Carlos Alberto da Silva, gestor de São Bernardo do Campo das Aldeias SOS; Antônio Carlos Firmino, presidente do CMDCA, Paulo Inácio Jr., representando o Conselho Tutelar do município e Fábio Paes, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).