Imprimir

123 forum idoso 2A palestrante Cleusa Cirillo, ao lado do vereador Hiroyuki Minami, recebeu um broche e um galhardete da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

 

O último encontro do semestre aconteceu na tarde de sexta-feira, 24/06, no Plenário Tereza Delta. O vereador Hiroyuki Minami explicou que organiza os eventos “para que as pessoas tenham informação suficiente para chegar à terceira idade com muita alegria, felicidade e qualidade de vida.” Ele fez questão de ressaltar que “o Fórum é voltado para toda a população, não tem faixa etária, são todos bem-vindos”.

 

Nesta edição, a terapeuta holística Cleusa Cirillo discutiu o tema Desperte sua alma e encontre a razão de viver. Ela abordou diversos aspectos da vida como o amor, os relacionamentos, a saúde, o medo, a inveja, o egoísmo e a importância do conhecimento adquirido com a maturidade. “Veja a sabedoria que acumulamos e podemos compartilhar. Que possamos servir de exemplo para os mais jovens. Quanto mais melhorarmos, mais aqueles que estão ligados a nós também vão se comportar assim. Temos que nos fazer queridos para que, aqueles que convivem conosco, queiram a nossa presença”.

 

Para a palestrante, “a fé é uma força espiritual que todos têm. Não é a reza que faz de você uma pessoa de fé, mas sim a força que você possui para superar as barreiras que a vida impõe. Nós temos o hábito de reclamar de tudo e não reconhecer o tempo do outro. Quando você vai comprar um pão, reconheça que alguém levou um tempo para fazê-lo. Na hora de pagar, pague com amor”.

 

Cleusa ainda propôs mudanças de atitude. “É preciso encarar a vida de uma forma diferente, com gratidão por ter disposição e vitalidade. Sem esquecer, é claro, o amor-próprio. Às vezes, só olhamos para o que é ruim, o que deu errado. Não vemos o que fizemos de bom todos esses anos. É preciso ter isso em mente para que, a cada dia, a gente se torne um ser humano melhor”.

 

O evento teve ainda a apresentação musical dos corais Sakurá e Feliz Idade, ambos sob a regência do maestro Cristhian Rafael Denardi.

 

Entre os convidados da mesa de honra estavam o vereador Hiroyuki Minami; a palestrante Cleusa Cirillo e seu marido, sr. José Wagner; o sr. Rogério Capetinga, representando o deputado estadual Orlando Morando e o sr. Hélio César Caratin.

 

O Fórum do Idoso faz parte do calendário legislativo da Câmara Municipal de São Bernardo nos termos da Resolução  n° 2918, de 31 de outubro de 2012, de autoria do vereador Minami. O próximo encontro será no dia 26 de agosto.