Imprimir

solene sehalO vereador Rafael Demarchi entrega a "Medalha João Ramalho" ao presidente do Sehal, Roberto Moreira. Foto: Oscar Jupiraci

A honraria foi entregue durante uma sessão solene na noite de segunda-feira, 27/06.  O vereador Rafael Demarchi, autor da iniciativa, explicou que o Sehal tornou-se merecedor da homenagem “por ser um sindicato empreendedor, que enxerga ‘fora da caixa’. Além de buscar alternativas ao tentar implantar novas medidas que ajudam na recuperação econômica da categoria, o Sehal organiza nosso maior festival gastronômico - a Rota dos Sabores - representa o setor com muita seriedade e afinco e briga por leis que beneficiem o segmento”.

 

O Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC foi fundado em 12 de julho de 1943 e abrange todos os estabelecimentos dos setores de hospedagem e alimentação de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Representa um universo de 10 mil estabelecimentos que respondem por, aproximadamente, 100 mil postos de trabalho.

 

O setor inclui hotéis, restaurantes, bares, churrascarias, cantinas, lanchonetes, pizzarias, cafés, sorveterias e similares. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, constituída com propósitos de estudos, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica de hospedagem e alimentação.

 

Em seu pronunciamento, o vereador Demarchi destacou a relevância do sindicato patronal, “o maior defensor dos interesses coletivos das empresas que representam porque conhecem o segmento, acompanham as regras e normas e interferem junto aos poderes municipais, estaduais e federais. Já é tempo dos empresários entenderem que a entidade sindical tem um papel fundamental na representação da categoria. Em virtude do momento que enfrentamos na economia do país, torna-se importante o seu fortalecimento. Uma categoria unida mantém um sindicato forte”.

 

Roberto Moreira, presidente do Sehal, agradeceu o reconhecimento. “Lutamos, sim, por uma representação honesta e dedicada que se inspira na luta diária dos nossos jurisdicionados, com seus negócios que geram empregos e renda a milhares de famílias. Eles trazem consigo o progresso e a dignidade a homens e mulheres que trabalham muito”.

 

Ele ainda enfatizou o compromisso do Sindicato com a capacitação de profissionais da área. “Ao longo desses anos, o Sehal e seus parceiros, como a Prefeitura de São Bernardo do Campo, formaram mais de 15 mil alunos nos cursos de panificação, permitindo que essas pessoas reescrevessem suas histórias, melhorando sua condição de vida”.

 

Além do vereador Rafael Demarchi, presidente da comissão organizadora, entre os presentes à mesa de honra estavam: Roberto Moreira, presidente do Sehal; Wilson Bianchi, vice-presidente do Sehal; dra. Denise Tonelotto; João Manoel Pinto Neto, delegado federativo do Sehal; o Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Hitoshi Hyodo, representando o prefeito Luiz Marinho;  Milton Villela, representando o deputado federal Alex Manente e o dr. Rubens Rocha Pires, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 39ª subseção.

 

A cerimônia foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1435, de 19 de outubro de 2015, de autoria do vereador Rafael Demarchi.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.