cloves pinacotecaO vereador José Cloves ao lado do homenageado, João Delijaicov Filho, curador da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Foto: Jamile Rigo

O título foi concedido pelo vereador José Cloves em uma sessão solene na tarde de sábado, 02/07.  Também conhecido como “João dos Quadros”, ele contribui, há mais de 50 anos, para a divulgação da arte e da cultura no município e na região do Grande ABC.

O vereador José Cloves, autor do Decreto Legislativo n° 1.396, de 11 de agosto de 2014, que deu origem à cerimônia, ressaltou a importância da atuação de Delijaicov à frente da instituição. “Militantes da cultura, assim como o João, são poucos em nosso país. A Pinacoteca foi inaugurada no ano de 1980 e só funciona graças ao esforço do nosso amigo, é ele quem a mantém em pé. É uma honra fazer um tributo a tão grande figura, um batalhador pela cultura em nossa cidade. São Bernardo do Campo agradece por você estar aqui”.

O coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos (Casa das Rosas), Julio Mendonça, comparou o homenageado a Dom Quixote, personagem que dá nome ao livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes no início do século XVII. “Um sonhador, lutando pela cultura dessa cidade. Alguém que abriu mão de sua própria obra e carreira como escultor para investir em atividades socioculturais para a comunidade”.

Julio Mendonça destacou a capacidade de mobilização de Delijaicov junto aos artistas locais para conseguir doações, reunindo um acervo de quase 1400 obras. “Ele já fazia ação cultural antes de 1975, quando nem sequer havia Departamento de Cultura no município”.

Ele ainda manifestou preocupação com a continuidade deste projeto quando o curador se aposentar. “Temos que prosseguir com aquilo que ele fez todos esses anos. É preciso pensar em meios capazes de manter esse acervo e projetá-lo no futuro”.

Emocionada, Dimitra Delijaicov, filha do homenageado, contou que “quando criança, sempre reclamava que meu pai trabalhava demais. Mas hoje, vejo de outra forma: entendo que ele vive a arte. Na Pinacoteca, a vida dele faz sentido. Esta instituição não é do meu pai, como já ouvi falarem, de forma pejorativa. Do meu pai é a dedicação - de mais de 50 anos - à arte, que resultou em benefícios para todos”.

Em sua fala, João Delijaicov Filho relembrou vários momentos de sua carreira, como a organização das mostras circulantes e a montagem do “Salão Nossa Gente”, somente com artistas são-bernardenses, no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

O administrador revelou que, muitas vezes, o contato pessoal com os artistas para conseguir as obras se transformou em amizade. “Duvido que os gestores de outros museus possuam o mesmo relacionamento. Um frequenta a casa do outro. Conheço a história de cada um deles. Até os problemas são compartilhados comigo. Já ajudei muitos. Cheguei a comprar obras para que o artista pudesse comer”.

Delijaicov aproveitou a ocasião para apresentar seu substituto na curadoria da Pinacoteca: Thomaz Pacheco, responsável pela OMA Galeria, especializada em arte contemporânea.

Constituíram a mesa de honra: o vereador José Cloves, presidente da comissão organizadora; João Delijaicov Filho, artista plástico e curador da Pinacoteca de São Bernardo do Campo; o Secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, representando o prefeito Luiz Marinho e Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo do Campo.

O homenageado

Descendente de russos, João Delijaicov Filho nasceu em 25 de setembro de 1937, no bairro Alto da Mooca, em São Paulo.

No final da década de 1960, já em São Bernardo do Campo, ele iniciou as primeiras aquisições. Sem um lugar definitivo, essas obras de arte eram expostas em diversos gabinetes da administração da cidade.

Em 1975, um decreto criou a Pinacoteca Municipal, institucionalizando o acervo que já vinha sendo reunido.

Cinco anos mais tarde, as obras foram instaladas na primeira sede própria, o Centro Cultural do Bairro Assunção. De lá para cá, o acervo continuou aumentando, principalmente por meio de doações e aquisições de obras premiadas em salões de arte.

Hoje, a Pinacoteca é considerada o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC. Funcionando na Rua Kara, n° 105, no Jardim do Mar, possui quatro ambientes expositivos, auditório, biblioteca e um jardim de esculturas.

Aos 78 anos, reconhecido como um dos mais importantes nomes do universo artístico, João Delijaicov Filho segue com suas iniciativas culturais, contribuindo também para a formação da Pinacoteca de Mauá e do MAP (Museu de Arte Popular), em Diadema.