25 soFoto: Oscar Jupiraci

Os vereadores aprovaram, com 19 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei n° 54/2016, de autoria do Executivo Municipal, que "denomina ‘RUA HENRIQUE DE SOUZA FILHO (HENFIL)’, via oficial originária da Vila Santa Luzia, Bairro Taboão, e dá outras providências."

Segundo a proposta, a denominação se deu "em face da sua trajetória de vida trilhada como cartunista, autor de histórias em quadrinhos, escritor".

Henfil começou sua carreira na década de 1960. Trabalhou no Pasquim e no Jornal do Brasil e colaborou nas revistas Visão, Realidade, Placar e O Cruzeiro.

Além de publicar sete livros, ele teve incursões no teatro (com a peça "A Revista do Henfil"), no cinema (com o filme "Tanga – Deu no New York Times") e na televisão (com o quadro "TV Homem", no programa "TV Mulher", da Rede Globo).

O cartunista criou desenhos humorísticos, críticos e satíricos, com personagens nacionais, retratando as situações da época, como "Os Fradinhos", "Capitão Zeferino", "Graúna" e "Bode Orelana".

Henfil ainda teve papel de destaque nos movimentos políticos e sociais contra a ditadura.

Ele faleceu em 1988, aos 43 anos, em decorrência da AIDS, contraída em uma transfusão de sangue durante um tratamento de hemofilia.

CPI do Imasf

O Presidente da Câmara, José Luis Ferrarezi, homologou os nomes que os líderes partidários indicaram para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Na sessão desta quarta-feira, foram nomeados os dois representantes que faltavam para completar a formação da CPI que investigará eventuais irregularidades no Instituto de Assistência à Saúde do Funcionalismo (IMASF).

Os integrantes são: Marcelo Lima (SD), Roberto Palhinha (PTdoB), Ramon Ramos (PDT), Índio (PR), José Cloves (PT), Cabrera (PSB), Pery Cartola (PSDB), Dr. Gilberto França (PMDB), Mauro Miaguti (DEM), José Walter Tavares (PHS), Julinho Fuzari (PPS), João Batista (PRB) e Reginaldo Burguês (PSD).

O próximo passo da comissão é definir uma data para a primeira reunião e eleger um presidente.