Imprimir

ss paroquiaO padre Augusto César Casimiro de Andrade, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, recebe a Medalha João Ramalho, concedida pelo vereador Minami. Foto: Oscar Jupiraci

A celebração do Jubileu de Ouro, na noite de sexta-feira, 07 de outubro, no Plenário Tereza Delta, foi uma iniciativa do vereador Hiroyuki Minami, que se declarou “muito feliz por ter sido aceito e fazer parte desta comunidade”.

 

Na ocasião, o parlamentar entregou a “Medalha João Ramalho” a Augusto César Casimiro de Andrade, pároco da Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Marlene, em São Bernardo do Campo.

 

“Em quase 13 anos de caminhada nessa Paróquia, sinto-me honrado por tamanhas graças que a Divina Providência me permitiu vivenciar ao lado de cada um de vocês. Somos uma família, um corpo, um time, uma comunidade de fé vibrante, dinâmica na evangelização, que cresce a cada dia, investindo nas pessoas e nas instalações, visando oferecer o que há de melhor ao povo de Deus. Sem jamais esquecer nossa origem e tradições. Sem jamais esquecer as dezenas de pessoas que, com a dedicação de suas vidas, escreveram, até aqui, esta belíssima história”, disse o padre Augusto César em seu pronunciamento.

 

O evento contou com uma apresentação de dança do grupo Jovens Adoradores. As músicas ficaram a cargo da banda Ministério Chamados, que entoou o Hino do Jubileu, e da cantora Anete Camargo, que emocionou a plateia com a canção “Ave Maria”.  

 

Trajetória

Durante a cerimônia, foram mencionadas algumas passagens da história da Paróquia, que teve início na década de 1950.

Naquela época, os moradores da Vila Marlene pediam doações de porta em porta, realizavam festas e quermesses para angariar recursos e organizavam mutirões nos feriados e finais de semana para erguer a primeira Capela, ligada à Paróquia Santíssima Virgem.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima veio de Portugal e foi doada pelo Dr. Ferramenta, então médico da Santa Casa de Misericórdia de Santos e morador do Parque Anchieta.

Em 1966, depois de ser desmembrada da Paróquia Santíssima Virgem, começa uma segunda fase com a construção de uma nova Igreja Matriz - projeto concluído cinco anos depois, fruto do trabalho comunitário que incluía campanhas para a compra de materiais e donativos. Nesse mesmo ano, foi nomeado o primeiro pároco, o padre Luiz Massa, recém-chegado da Itália.

Em seguida, foi construído o Centro Comunitário, um local adequado para os encontros de catequese e demais atividades, e, mais tarde, o Centro Pastoral, espaço para os cursos de formação, as reuniões e encontros das diversas pastorais e grupos da Igreja.

Em 2005, o padre Augusto César Casimiro de Andrade foi nomeado pároco.

Aos poucos, a paróquia foi crescendo e as reformas e revitalizações se fizeram necessárias, como a reparação do subsolo da Igreja e a instalação de vitrais, sempre com a ajuda e o empenho dos fiéis.

 

Presenças

Entre os convidados da mesa de honra estavam, o vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora; o Revmo. Padre Augusto César Casimiro de Andrade, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Magali Fernandes de Barros, representante do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais da Nossa Senhora de Fátima (CAEP); os diáconos Marcos Diones Gimenez Andrade e Franco Chippari; a sra. Maria Marli de Andrade Casimiro, mãe do padre Augusto César; Revmo. Padre Antônio Francisco da Silva, da Paróquia São Jorge e o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB, José dos Santos Pereira Lima, representando a presidente da OAB-SBC, Dra. Lídia Martins Porfírio.

 

A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.499, de 23 de junho de 2016, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.