ss padresA partir da esquerda: Dom Pedro Carlos Cipollini, padre Pedro Raimundo Dias, o vereador Julinho Fuzari, o padre Cristiano Marmelo Pinto e o padre Gonise Portugal. Foto: Oscar Jupiraci.

A sessão solene aconteceu na noite de terça-feira, 20 de dezembro, no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal. Na ocasião, o vereador Julinho Fuzari (PPS), idealizador da cerimônia, concedeu títulos de cidadãos eméritos para outros três sacerdotes: os padres Pedro Raimundo Dias, Cristiano Marmelo Pinto e Gonise Portugal pelos relevantes serviços prestados à comunidade do município.

Em seu discurso, Fuzari mencionou as ações realizadas pelas Paróquias Santa Maria, Nossa Senhora da Assunção e Menino Jesus, sob os cuidados dos padres condecorados, e a atuação do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, responsável pelo Grande ABC. “A chegada de Dom Pedro em nossa Diocese foi providencial. Um bispo corajoso, de posições firmes, um defensor da Igreja, considerado, por alguns, como rigoroso. Ele foi uma força no enfrentamento contra a ideologia de gênero”, declarou o parlamentar.

Após a entrega dos títulos, os homenageados fizeram uso da tribuna. Dom Pedro Cipollini, ao agradecer, disse algumas palavras sobre a cidade. “Por mais difícil que seja o momento histórico que atravessa a nossa nação, com uma crise sem igual que atinge duramente São Bernardo do Campo e o Grande ABC, é a violência urbana, a falta de segurança e as deficiências na saúde que mais nos afetam. Assim como a precariedade das moradias e do saneamento básico, o desemprego e outros problemas graves que atingem a população mais carente. É preciso unir forças para que a cidade não se divida em dois esferas estanques: o mundo dos bem-sucedidos e o mundo dos excluídos”, afirmou o bispo.

Compuseram a mesa de honra, o vereador Julinho Fuzari, presidente da comissão organizadora; o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini; os padres Pedro Raimundo Dias, Cristiano Marmelo Pinto e Gonise Portugal; o vigário geral da Diocese de Santo André, Ademir Santos Oliveira; Mariana Manente, representando seu esposo, o deputado federal Alex Manente; Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da OAB, subseção de São Bernardo do Campo e Pedrinho Botaro, vereador eleito de Santo André, representando Orlando Morando, deputado estadual e prefeito eleito e diplomado de São Bernardo do Campo.

A solenidade foi realizada nos termos dos Decretos Legislativos n° 1.463, n° 1.464, n° 1.465 e n° 1.466, de 05 de fevereiro de 2016, de autoria do vereador Julinho Fuzari.

Clique aqui e veja as fotos do evento.