Imprimir

ss vila s pedroO vereador Josias Paz (PCdoB), o Gordo da Adega, presidiu a sessão solene alusiva ao 30º aniversário da Vila São Pedro. Foto: Oscar Jupiraci

A cerimônia, realizada no Plenário Tereza Delta na noite de quinta-feira, 29 de junho, recordou a data em que, há exatos 30 anos, em pleno dia de São Pedro, um grupo de cerca de 100 pessoas ocupou uma área nesta região da cidade e construiu as primeiras moradias.

“Uma gente batalhadora e determinada, em busca de melhores condições de vida para si e sua família. Assim como grande parte dos moradores, também vim do Nordeste, do Estado da Paraíba, em dezembro de 1994. Naquela época, minha mãe buscava roupas doadas pela Igreja porque nem isso nós tínhamos. Não tenho vergonha de falar porque acredito que o nosso passado fortalece o nosso futuro. E foi na Vila São Pedro que escolhi ficar, montei meu negócio, construí minha família e onde quero criar meus filhos”, declarou o vereador Josias Paz (PCdoB), o Gordo da Adega, responsável pela solenidade. 

Em seu pronunciamento, ele ressaltou a necessidade de melhorias no local. “A Vila São Pedro é praticamente uma cidade dentro de outra cidade. São cerca de 70 mil famílias vivendo ali. É um lugar que precisa de muita atenção do poder público, por isso devemos reivindicar a ampliação da infraestrutura. E a Câmara Municipal, a casa do povo, é o lugar para isso. O que fizermos hoje não será para nós, mas para nossos filhos que, com certeza, sentirão orgulho do legado que vamos deixar”, concluiu.

Ao lado dele, compuseram a mesa de honra: Luiz Henrique Watanabe, assessor do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, representando o prefeito Orlando Morando; Dr. Maurício Soares, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; Ademir Silvestre, presidente da Empresa Brasileira de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo; Mario Orsolan, secretário-adjunto de Serviços Urbanos, representando o vice-prefeito Marcelo Lima; padre Sante Collina; pastor Raimundo Elísio Souza; Jorge Costa Oliveira, presidente municipal do PCdoB; Manuel do Carmo de Oliveira, poeta; e Dr. Luis Ricardo Davanzo, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo do Campo.

ss s pedro homenagemSolenidade destacou personalidades que contribuíram para o crescimento do bairro. Foto: Oscar Jupiraci

Em referência às três décadas de formação da Vila São Pedro, 30 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do local, escolhidos pela Comissão Organizadora, foram agraciadas com diplomas de menção honrosa.

O poeta Manuel do Carmo fez uso da tribuna em nome dos homenageados. Além dele, a sra. Maria Izabel Sibrac de Oliveira, o Padre Sante Collina e o pastor Raimundo Elísio Souza compartilharam com a plateia memórias e histórias sobre a origem do bairro.

ss acervo vila s pedroVila São Pedro, em São Bernardo do Campo. Foto: Acervo/Oscar Jupiraci

Regularização fundiária em andamento

A comunidade da Vila São Pedro passa por um processo de regularização, reforçado pelo Decreto nº 19.665, de 30 de maio de 2016.  

A demarcação urbanística, que abrange também adjacências como Vila Mariana e Boa Vista/Santana, representa o reconhecimento oficial do cumprimento, pelos moradores, dos requisitos de usucapião. A medida visa oferecer segurança jurídica sobre o direito de propriedade de quem reside na região.

O Decreto abrange terreno de 1.317.000 m², contemplando cerca de 11.500 imóveis, implantados, parte em área particular, e parte em área pública municipal.

Em maio, durante ato de entrega de escrituras a 44 famílias na Vila dos Poetas, antiga Vila Kiko, no bairro Alves Dias, o prefeito Orlando Morando informou que planeja entregar mais mil títulos de regularização fundiária em diversos loteamentos do município até o final deste ano. “Da parte da Administração, estamos fazendo de tudo para agilizar o processo de regularização desta e demais áreas da nossa cidade”, declarou.

Com informações da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

 

Veja aqui mais fotos do evento

Ouça aqui os áudios das sessões solenes