Imprimir

Na noite da última sexta-feira, 20 de outubro, foi comemorado o “Dia do Missionário” durante sessão solene presidida pelo vereador Ivan Silva (SD).

Em religiões cristãs é muito usual a prática da missão, que visa levar suas crenças a lugares nos quais elas ainda não são difundidas e tem como instrumento os missionários. Estes saem de seus lares e, por vezes, até de seus países com o objetivo de evangelizar, captar novos discípulos à igreja que representam e levar conforto a pessoas que estejam em hospitais, presídios ou em situação de rua.

ivanO vereador Ivan Silva em seu discurso de abertura. Foto: Oscar Jupiraci

O vereador Ivan Silva, responsável pela organização desta solenidade, destacou a justeza da mesma ao afirmar que “os missionários são uma das partes mais importantes, senão a mais importante, da obra de Deus, pois eles vão a locais distintos e ficam expostos a uma série de doenças apenas com o propósito de propagar a palavra de Deus, inclusive onde esta prática é proibida”. Além disso, também relembrou que o projeto que originou o evento foi desenvolvido no ano de 2010 pelo então vereador Marcelo Lima, hoje vice-prefeito e Secretário Municipal de Serviços Urbanos.

marceloO vice-prefeito e Secretário Municipal de Serviços Urbanos Marcelo Lima, autor do decreto legislativo que instituiu o "Dia do Missionário". Foto: Oscar Jupiraci

Marcelo Lima, que prestigiava a cerimônia e representava o prefeito Orlando Morando, mencionou, por sua vez, a emoção sentida ao conhecer, ainda em 2010, a história de alguns missionários que “durante as madrugadas carregavam bíblias nas mãos a fim de pregar os ensinamentos cristãos e levar o bem àqueles que estivessem perdidos, doentes, depressivos ou em situação de rua, bem como aos usuários de entorpecentes”.

denisDenis Felipe de Aguiar, um dos missionários homenageados. Atuou na Índia por sete anos. Foto: Oscar Jupiraci

Um dos homenageados na solenidade foi Denis Felipe de Aguiar, missionário que narrou uma parte de suas experiências vividas na Índia, onde esteve nos últimos sete anos. Durante seus trabalhos, Denis atuou em favor dos dalits, hindus responsáveis por delitos graves ou descendentes destes, que compõem uma população de “cerca de 300 milhões de pessoas consideradas inferiores aos animais”. Além do amparo fornecido aos dalits, a missão que integrou também já captou “26 mil alunos para escolas evangelizadoras e 20 mil mulheres para treinamentos profissionalizantes”.

Junto ao vereador Ivan Silva, à sua esposa Fani de Melo e ao vice-prefeito Marcelo Lima, compuseram a Mesa de Honra do evento os pastores Julio Cesar Gonçalves dos Santos (Igreja Evangélica Livre Compaz), Max (Igreja A Fogueira), Paulo Lima (Igreja Evangélica Nazareno), Edilson Diniz (Igreja Evangélica Pentecostal Missão Filadélfia) e Eudes (AD Ministério Fidelidade).

mesaMesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci

Além do já citado missionário Denis Felipe de Aguiar, receberam homenagens: Abel de Tarsis Filadelfo Alves Santos; Alex de Almeida; Alex Feliciano; Alonso Rodrigues de Souza; Ana Paula Rodrigues; Ana Tereza Braz dos Santos Rogatto; Antônio Cid Alves da Silva; Átila Camargo Rodrigues; Cristina da Silva Lima; Ederjhon de Vasconcelos; Edileide Gonçalves Torquato; Edmar Neres de Lima; Ednaldo Domingos Rodrigues; Edson do Nascimento Menezes; Eliezer Liron; Elza Bortolomi Teixeira; Eurimar Alves de Souza; Fernando Aparecido dos Santos; Francisco Ferreira da Silva; Genício Severo dos Santos; Inês Lima Silva; Isabela Bezerra Bruno; Jair Gomes; João Marques Caldeira Filho; Josué Santos Almeida; Liliana Valéria Caetano Souza; Luci dos Santos Nascimento; Lucineide Gomes da Silva; Maria Betânia Gomes dos Santos; Marina do Nascimento; Marizete Rosa da Silva; Melquíades Rodrigues de Oliveira; Miriam Márcia Caetano dos Santos; Paulo Sérgio de Moura; Rafael Pugliessa Ferraz; Reginaldo Joel de Araújo; Renan Andrade de Sousa; Ronan Gonçalves de Brito e Sara Melo Aguiar.

homenageadosOs homenageados. Foto: Oscar Jupiraci

 

Veja aqui mais fotos do evento.

Clique aqui para ter acesso aos áudios das sessões solenes.