Imprimir

Na noite de sábado (21/10) foi comemorado o Dia da Ordem DeMolay e o aniversário de 30 anos do Capítulo João Ramalho em sessão solene presidida pelo parlamentar Estevão Camolesi (PPS).

A Ordem DeMolay, fundada em 1919 nos Estados Unidos, é uma instituição gerida por maçons que tem como principal objetivo tornar jovens de 12 a 21 anos líderes e melhores cidadãos. Trabalha os valores e as virtudes de seus membros tendo como alicerce o espírito de fidelidade, liderança e responsabilidade. Está presente em treze países, incluíndo o Brasil. Em São Bernardo do Campo, suas reuniões são realizadas no “Capítulo João Ramalho”, que em 2017 completa 30 anos de fundação.

ritoRitual no qual foram acesas sete chamas marcou a abertura do evento. Foto: Oscar Jupiraci

A solenidade teve início com um ritual no qual DeMolay’s acenderam sete velas a fim de retratar as luzes existentes no interior dos membros da Ordem. Na sequência, o vereador Estevão Camolesi discursou ressaltando a importância do referido rito: “a luz, representada por cada uma das velas acesas nesta noite, demonstra a esperança que temos de um mundo melhor e mais fraterno”.

Camolesi também aproveitou a oportunidade para salientar que não se pode duvidar da capacidade e do poder de transformação que os jovens membros da Ordem possuem, pois apesar da pouca idade eles “são maduros de alma, decididos e não manipuláveis”. Neste sentido, traçou um paralelo à situação de Mahatma Gandhi que, mesmo menosprezado por “ser um homem frágil e minúsculo, libertou a Índia do exército inglês sem necessitar de armas ou força física, apenas pelo amor que sentia por sua terra”.

camolesiO vereador Estevão Camolesi discursou aos jovens DeMolays's presentes. Foto: Oscar Jupiraci

O parlamentar finalizou seu discurso deixando aos jovens DeMolay’s a mensagem de que “deve-se praticar o bem […] e assumir com vigor e rigor as próprias crenças a fim de que se construa uma vida melhor e um Brasil mais feliz”.

Na sequência, Maurício Porfírio, presidente do Conselho Consultivo do “Capítulo João Ramalho” e um dos homenageados da noite, destacou a necessidade da dissolução do preconceito ainda existente contra a instituição: “a Ordem DeMolay é uma oportunidade para que jovens moldem seu caráter e aprendam a ter respeito pela família, pela sociedade, pela lei e pelos bons costumes […] Contudo, essa oportunidade apenas é válida para quem a abraça, já que muitos não o fazem por preconceito. Este faz com que as pessoas deixem de ter acesso ao conhecimento e, assim, não consigam conquistar ou desabrochar a sabedoria que possuem dentro de si”.

mauricioMaurício Porfírio defendeu o fim do preconceito existente contra a Ordem DeMolay. Foto: Oscar Jupiraci

Além de Maurício Porfírio, também foi homenageado com uma placa em referência aos 30 anos do “Capítulo João Ramalho” o mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade de São Bernardo do Campo, Eugênio Macedo Guimarães. Foram contemplados pela homenagem, ainda, os Mestres Fundadores do referido Capítulo Sérgio Lorenzoni e Ezio Moschini, bem como os ex-Mestres de seu Conselho Consultivo e representantes das seguintes Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas: Adib Moisés Dib, Sete de Setembro, Cavaleiros da Águia Negra 4488, Solidariedade, Luzes do Universo e Consciência Andreense.

Compuseram a Mesa de Honra do evento, junto ao vereador Estevão Camolesi e aos homenageados Maurício Porfírio, Eugênio Macedo Guimarães, Sérgio Lorenzoni e Ezio Moschini, os senhores Felipe Pereira (Mestre Conselheiro do Capítulo João Ramalho) e Caio César de Oliveira (Mestre Adjunto do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo).

mesaOs componentes da Mesa de Honra desta solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

 

Veja aqui mais fotos do evento.

Clique aqui para ter acesso aos áudios das sessões solenes.