ss mulher capaA vereadora Ana Nice, de vermelho, posa ao lado das integrantes da mesa de honra da sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

Realizado na noite de quinta-feira (22/03), no Plenário Tereza Delta, o evento em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” foi uma iniciativa da vereadora Ana Nice (PT). Para celebrar os quarenta anos do primeiro congresso de metalúrgicas do ABC, a parlamentar também entregou uma medalha a uma comissão feminina, representante da categoria.

ss mulher ana niceA vereadora Ana Nice presidiu a sessão solene em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher". Foto: Oscar Jupiraci

Após apresentar vários dados estatísticos que comprovam a pouca representatividade feminina na política, Ana Nice questionou se o Brasil possui, de fato, um governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas. “Vivemos em uma democracia quando apenas 10% das vagas no Parlamento são ocupadas por mulheres? Entre 138 países analisados pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), ocupamos a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento - abaixo da média mundial”.

Os altos índices de violência doméstica também foram citados em seu discurso. “Das 4.606 mulheres assassinadas em 2016, 621 foram registradas na polícia como feminicídio. De acordo com um levantamento do Ministério Público Estadual, a maioria dos crimes ocorre dentro de casa, cometido por alguém com quem a vítima mantém laços afetivos – o namorado ou marido, motivado por separação ou pedido de separação”.

“Para mudar esta situação são necessárias ações afirmativas, preventivas e educativas, dentro e fora das salas de aula. No final do ano passado, foi sancionada a Lei Municipal nº 6.634/2017, de minha autoria, que dispõe sobre diretrizes para a política municipal de enfrentamento à agressão física, sexual e psicológica contra mulheres, voltadas ao combate, assistência e garantia de direitos no atendimento às vítimas”, declarou a parlamentar.

ss mulher mesaOs convidados da mesa de honra discutiram assuntos que afetam muitas brasileiras. Foto: Oscar Jupiraci

Estiveram, ao lado dela na mesa de honra da solenidade, os seguintes convidados: Teonílio Barba, deputado estadual (PT); Vicentinho, deputado federal (PT/SP); Jemima Moura Cruz Gomes, Vice-Presidente do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo; Andrea Ferreira de Sousa, Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Débora Pereira, Secretária Estadual das Mulheres do Partido dos Trabalhadores; Francisca Maria Lima Araújo, umas das fundadoras da “Reluz Cooperativa de Reciclagem” e Ana Beatriz Neves Ferreira da Costa, estudante e militante do Partido dos Trabalhadores.

Durante a cerimônia, todos os integrantes da mesa de honra usaram a tribuna para expor temas atuais que envolvem o cotidiano de muitas brasileiras. Entre eles, a cultura machista, o assédio moral e sexual, o preconceito e a discriminação no ambiente de trabalho; a desigualdade salarial e a jornada dupla, que inclui tarefas domésticas e emprego remunerado.

Destaques

ss mulher hinoA sessão solene teve início com a execução dos Hinos Nacional e da África pelos jovens do projeto afro-brasileiro “Francisco Solano Trindade”. Foto: Oscar Jupiraci

ss mulher silencioOs convidados fizeram um minuto de silêncio em respeito à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes, mortos na noite de quarta-feira, 14 de março, no Rio de Janeiro. Foto: Oscar Jupiraci

ss mulher homenageadasDurante a solenidade, mulheres anônimas e integrantes de diversos coletivos foram homenageadas pela vereadora Ana Nice. Foto: Oscar Jupiraci

ss mulher falaMaria Gilsa Macedo mostra a “Medalha Metalúrgico do ABC”, entregue pela vereadora Ana Nice. “Apesar dos preconceitos que enfrentamos, não podemos baixar a cabeça; somos guerreiras e não vamos abandonar a luta”, disse ao usar a tribuna em nome das homenageadas. Foto: Oscar Jupiraci

ss mulher expoeParte da programação do evento, a exposição de fotos e depoimentos “Mulher de luta e resistência. Temos o direito. Estamos em todos os espaços” poderá ser visitada até o dia 23 de abril, no andar térreo do Edifício Arquiteto Octavio Manente Jr. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Entrada gratuita.