abre matériaCerimônia em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Palácio João Ramalho. Foto: Emerson Scherk.

No dia 23 de junho, no Plenário Tereza Delta, foi realizada a Sessão Solene em homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes, um evento celebrado anualmente na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. 

A solenidade foi estabelecida a partir da Lei no 4629/98, de autoria do vereador Hiroyuki Minami, que estabeleceu o mês de junho para a comemoração em homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes no Município de São Bernardo do campo.

A sessão foi dirigida pelo vereador Ary de Oliveira, presidente da comissão organizadora do evento. Também compuseram a mesa de honra: Viviane Nakashima, aluna do curso de língua japonesa da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo; Mauro Ikeda, presidente da União das Associações Nipo Brasileiras de São Bernardo do Campo; Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo; Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo; Hiroyuki Minami, vereador licenciado e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo; Lidia Luri e Eliana Eri, filhas de Miyo Warangae, homenageada do evento.

 Os atiradores do Tiro de Guerra 02 078 fizeram a entronização das bandeiras na abertura da solenidadeOs atiradores do Tiro de Guerra 02-078 fizeram a entronização das bandeiras na abertura da solenidade. Foto: Emerson Scherk.

 Durante a abertura foram executados os hinos do Japão do Brasil e de São Bernardo do CampoDurante a abertura, foram executados os hinos do Japão, do Brasil e de São Bernardo do Campo. Foto: Emerson Scherk.

Durante seu pronunciamento de abertura, Ary de Oliveira destacou a força de trabalho dos imigrantes e seus descendentes. “Os japoneses vieram para cá há 110 anos, sem saber falar a nossa língua, muitos deixaram lá parte de sua família e encararam a lavoura e a pecuária. Também se destacaram na tecnologia e vêm contribuindo muito com o nosso país, com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o vereador. Ary também relembrou que os japoneses trouxeram para São Bernardo as grandes lavouras de batata, o que rendeu o apelido de “batateiro” para quem nasce no município.

 Vereador Ary de Oliveira presidiu os trabalhos da cerimôniaVereador Ary de Oliveira presidiu os trabalhos da cerimônia. Foto: Emerson Scherk.

A estudante Viviane Nakashima discursou em nome dos alunos de sua escola e salientou os esforços dos japoneses e seus descendentes que chegaram a um país de língua e costumes completamente diferentes, venceram as dificuldades e contribuíram muito para o desenvolvimento do país. “E como resultado de seus esforços, hoje podemos ver os seus descendentes atuando em diferentes atividades, como na agricultura, educação, medicina, engenharia, política e outros campos”, ressaltou a aluna.

 A estudante Viviane Nakashima discursou em japonês e portuguêsA estudante Viviane Nakashima discursou em japonês e português. Foto: Emerson Scherk.

O vice-prefeito Marcelo Lima veio representando o prefeito Orlando Morando e realçou as boas ideias que os japoneses e seus descendentes trazem para o dia a dia e que contribuem para a cidade, o estado de São Paulo e o país como um todo. “Gratidão a todos os descendentes, pessoas que vieram do outro lado do mundo e escolheram São Bernardo do Campo como a cidade para constituir a família, para viver e, principalmente, para trazer as boas ideias, seja nas universidades, no poder público”, comentou. 

 Vice prefeito Marcelo Lima representando o Executivo MunicipalVice-prefeito Marcelo Lima representando o Executivo Municipal. Foto: Emerson Scherk.

Representando a União das Associações Nipo Brasileiras do município, Mauro Ikeda destacou o legado que os primeiros imigrantes trouxeram na bagagem e que deixaram como exemplo para seus descendentes. “Esses pioneiros que tanto sofreram nessa terra hostil e desconhecida com barreiras da língua, costumes e alimentação trouxeram na sua bagagem a mais preciosa cultura milenar japonesa. Cabe a nós nisseis, sanseis e yonseis (segunda, terceira e quarta gerações dos imigrantes) o dever de preservar tudo o que eles isseis (primeira geração) nos ensinaram como exemplos de atitudes, trabalho, respeito, dedicação e honestidade, contribuindo assim para a formação da nossa cultura brasileira”, destacou.

Mauro Ikeda ressaltou o dever que os descendentes têm de preservar o que foi deixado como legado pelos primeiros imigrantesMauro Ikeda ressaltou o dever que os descendentes têm de preservar o que foi deixado como legado pelos primeiros imigrantes. Foto: Emerson Scherk. 

 Apresentação musical dos alunos da União cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do CampoApresentação musical dos alunos da União cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo. Foto: Emerson Scherk.

Todo ano é homenageada uma pessoa com a medalha João Ramalho da Câmara Municipal e neste ano a homenageada foi a Sra. Myio Warangae “in memorian” pelos relevantes trabalhos na preservação da cultura japonesa, na dança clássica do Japão no estilo Hanayagui-ryu. Ela era diplomada e professora na Associação Cultural de Mizuho. Quem recebeu a láurea foram suas filhas, Lidia Luri e Eliana Eri

Nascida no Japão, a Sra. Myio mudou-se para o Brasil em 1953, aos 18 anos de idade. Aqui, casou com o Sr. Tomiji Warangae e tiveram três filhas. O casal sempre buscou preservar as tradições e a cultura japonesa. A Sra. Warangae foi a primeira Presidente do Departamento de Senhoras (Fujinkai), cargo que exerceu por vários anos. Também foi muito atuante na tradicional dança japonesa Nihon Buyoo da corrente Hanayagui-ryu, tendo recebido honroso diploma, consagrando-se como professora Hanayagui Ryutomo. Desempenhou importante papel junto à comunidade nipônica ensinando, formando e permitindo a diversos grupos, como o clube Mizuho, de Santos, do Jabaquara a praticarem esta dança tradicional japonesa, que hoje cultivam como filosofia. A Sra. Miyo Warangae faleceu no dia 05 de março deste ano, aos 81 anos e deixou um legado de perspectiva para os idosos buscarem através de atividades como a dança, o convívio em grupos em Fujinkais, uma condição de viver com melhor qualidade.

 Representando sua mãe Lidia Luri e Eliana Eri recebem do vereador Ary de Oliveira e do Secretário Hiroyuki Minami a medalha João Ramalho da Câmara Municipal de São Bernardo do CampoRepresentando sua mãe, Lidia Luri e Eliana Eri recebem do vereador Ary de Oliveira e do Secretário Hiroyuki Minami a medalha João Ramalho da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Foto: Emerson Scherk.

 Homenagem das alunas de dança à professora Warangae apresentando Kawati Abare DaikoHomenagem das alunas de dança à professora Warangae, apresentando Kawati Abare Daiko. Foto: Emerson Scherk.

 Eduardo Nakagawa genro da Sra. Myio prestou sua homenagem em nome da família e agradeceu o reconhecimento da Câmara pela condecoração que a matriarca da família recebeuEduardo Nakagawa, genro da Sra. Miyo, prestou sua homenagem em nome da família e agradeceu o reconhecimento da Câmara pela condecoração que a matriarca da família recebeu. Foto: Emerson Scherk.

 Apresentação do Coral do Rengokai sob regência da professora Kuniko KumaiApresentação do Coral do Rengokai, sob regência da professora Kuniko Kumai. Foto: Emerson Scherk.

Aurélio Nomura, vereador da Câmara Municipal de São Paulo, também comentou sobre as dificuldades que os imigrantes enfrentaram ao chegar num país totalmente diferente, tendo que enfrentar muitas dificuldades, mas que foram superadas com trabalho e educação. “Os japoneses que vieram a este país para trabalhar nas lavouras de café enfrentaram todas as dificuldades, como aqui já mencionadas, com relação a hábitos, costumes, comida, clima, doenças, enfim, sofreram todas as intempéries possíveis. As dificuldades só foram suplantadas através do trabalho, dedicação, esforço, e, acima de tudo, com a posição fundamental que tinha nas famílias que só haveria de suplantar a miséria através da educação: um dos filhos da família precisava estudar e assim, ele seria responsável pela manutenção, pelo cuidado com os demais irmãos”, ressaltou. E hoje podemos ver a presença nipônica em grandes conquistas, seja na lavoura, na medicina, na engenharia, na política.

 Vereador da Câmara Municipal de São Paulo Aurélio Nomura também prestou sua homenagem aos imigrantes japonesesVereador da Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura, também prestou sua homenagem aos imigrantes japoneses. Foto: Emerson Scherk.

Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo, tem o trabalho de apoiar, ajudar a comunidade japonesa no estado de São Paulo. Em seu discurso, frisou a importância de São Bernardo do Campo na zona industrial do estado de São Paulo, junto com as outras cidades do ABC. Também comentou sobre a contribuição dos descendentes de japoneses em campos, como a agricultura, educação, medicina, esportes, artes, indústria.

 Yasuchi Noguchi representando o Consulado do Japão no Brasil destacou a importância da participação dos jovens no futuro do legado da cultura japonesaYasuchi Noguchi, representando o Consulado do Japão no Brasil, destacou a importância da participação dos jovens no futuro do legado da cultura japonesa. Foto: Emerson Scherk.

Hiroyuki Minami finalizou agradecendo a presença de todos. Também ponderou que a homenageada do dia trabalhou muito pela preservação da cultura japonesa e destacou o quão é importante ver crianças cultuando e estudando a língua e os costumes japoneses.

 Secretário Hiroyuki Minami falou da importância do prosseguimento da cultura japonesa através dos jovensSecretário Hiroyuki Minami falou da importância do prosseguimento da cultura japonesa através dos jovens. Foto: Emerson Scherk.

 Apresentação dos alunos do Kienkidaiko Taikô da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do campoApresentação dos alunos do Kienkidaiko Taikô da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo. Foto: Emerson Scherk.