Imprimir

abre matériaVereador Julinho Fuzari presidiu os trabalhos na noite. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de sexta-feira, 13 de julho, foi realizada, na Câmara Municipal, solenidade de entrega de Título de Cidadão São-Bernadense ao padre Roberto Alves Marangon.

A homenagem foi de autoria dos vereadores Julinho Fuzari e Ramon Ramos, nos termos do Decreto Legislativo n° 1.548, de 14 de dezembro de 2017.

entronização das bandeirasOs atiradores do Tiro de Guerra 02-078 fizeram a entronização das bandeiras na abertura da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci.

componentes da mesaComponentes da mesa durante a sessão. Foto: Oscar Jupiraci.

Componentes da mesa:

- Vereador Ary de Oliveira;

- Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da OAB Subseção de São Bernardo do Campo;

- José Roberto Gil Fonseca, Secretário de Cidadania e Assuntos Jurídicos, representando o Poder Executivo;

- Vereador Ramon Ramos;

- Vereador Julinho Fuzari;

- Padre Roberto Alves Marangon;

- Dr. Roberto Freire, Deputado Federal e Presidente Nacional do PPS;

- Professor Dr. Marcio Magalhães Fontoura;

- Padre Antonio da Paróquia Menino Jesus.

Durante seu discurso, Julinho Fuzari salientou que padre Beto, como é mais conhecido, é um desbravador. Foi responsável pela formação de padres mais jovens. “O padre era rígido, firme, mas era amigo e companheiro e é muito elogiado pelos seus pares”, comentou.

Ramon RamosRamon Ramos, coautor do título: “É um título honroso que tem que ser dado às pessoas honrosas”. Foto: Oscar Jupiraci.

O padre Roberto Marangon recebeu o reconhecimento da Câmara, dos seus familiares, amigos e de outros padres pela ajuda que oferece às pessoas, pelo envolvimento com a comunidade, pelo exercício da cidadania, promovendo a esperança e reunindo pessoas.

padre recebe títuloPadre Roberto Marangon recebe o título das mãos dos vereadores Julinho Fuzari e Ramon Ramos. Foto: Oscar Jupiraci.

Ao fazer seu discurso, padre Beto disse que receber o título de cidadão são-bernardense é uma honra dada a relevância desta cidade, que desde os primórdios da colonização é marcadamente estabelecida como uma terra promissora. “Nós clérigos temos o dever de ajudar na preparação e discernimento no que é de melhor para as escolhas e a implantação de políticas públicas que visem o bem comum”, afirmou.

padre discurso“Aceito este título com o propósito de sempre mais unir-me com os cidadãos dessa cidade”, declarou o homenageado. Foto: Oscar Jupiraci.

O Padre Roberto Alves Marangon nasceu em 14 de novembro de 1955, em São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo. Residiu no Bairro Cerâmica, onde participava das Paróquias Nossa Senhora da Candelária e Sagrado Coração de Jesus, que se tornaram referências em sua infância. Foi batizado em maio de 1956, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária e crismado no ano de 1957, por Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Participava das missas e procissões juntamente com os pais e demais familiares, guardando na memória as grandes celebrações, bem como os Padres Carlos Fabrini e José Caruso. Iniciou sua vida acadêmica no ano de 1963, no Instituto Nossa Senhora da Glória. Em seguida, cursou o ensino fundamental no Colégio Estadual Maria Trujillo Torloni, no período de 1969 a 1972. Frequentou o Ensino Médio na Escola de Primeiro e Segundo Graus Dona Idalina Macedo da Costa Sodré, entre os anos de 1974 a 1976.

É Bacharel em Ciências Biológicas e Licenciado em Ciências - Habilitação em Biologia. Em 1992, concluiu o curso de bacharelado em Teologia, pela Universidade Mackenzie. Na sua juventude, participou da MAFASA (Comunidade de Jovens da Paróquia Sagrada Família), do Grupo Oásis de Catequese de Jovens e foi membro do TLC (Treinamento de Liderança Cristã).

A atividade de maior destaque da qual participou foi realizada na Pastoral da Saúde, onde trabalhou na Humanização da Saúde no Hospital São Caetano, visitando doentes e trabalhando na formação ética/cristã dos funcionários. Participou também do Canto Litúrgico, no Coral São Francisco, animando as missas da Capela do Hospital São Caetano e também na Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Atualmente, é Coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo, no Bairro Rudge Ramos.

oraçãoPadre Beto fez uma oração durante a solenidade. Foto: Oscar Jupiraci.