Imprimir

abreEvento contou com participação de funcionários de outros órgãos. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante esta quinta-feira, 30 de agosto, foi realizada na Câmara Municipal a 1ª Oficina de Preservação – Higienização de documentos armazenados em arquivos municipais. O evento foi ministrado pela equipe do Núcleo de Conservação do Arquivo Público do Estado de São Paulo: Norma Cianflone Cassares, Diretora Técnica I, Andressa Oliver Barbosa, Oficial Administrativo, Marcos Vilela da Costa, Oficial Administrativo e Rodrigo Fagundes Sardinha Benettão, do Centro de Assistência aos Municípios.

Além de funcionários da casa, compareceram representantes das câmaras de Piracicaba, Limeira, São Paulo, Barueri, Jacareí, Campinas e Araraquara, responsáveis pela manutenção e cuidado com os arquivos de seus respectivos órgãos. Essas câmaras foram escolhidas pelo motivo de já fazerem um trabalho de higienização, conservação e catalogação mais avançado de seus arquivos.

equipe núcleoMarcos Vilela, Norma Cassares e Andressa Barbosa do Núcleo de Conservação orientaram os presentes durante a oficina. Foto: Oscar Jupiraci.

A professora Norma Cassares abordou como deve ser feita a conservação correta de documentos em papel, principalmente os mais antigos, visto que o papel é um material que se degrada muito fácil com diferentes tipos de influências. Excesso de calor e umidade, por exemplo, contribuem com a degradação do documento. O local de armazenamento também deve ser adequado, sendo o ideal que ele seja livre de contato com poluição, livre de contato com encanamentos que possam causar vazamentos de água. A umidade favorece a produção e proliferação de fungos, que se alimentam do papel, da cola, de pigmentos, do couro e tecidos que compõem o documento.

equipamentosEquipamentos de proteção e manuseio foram usados na demonstração com os participantes. Foto: Oscar Jupiraci.

Insetos como traça, broca, cupim e barata também são pragas que danificam drasticamente o papel, tornando o documento ilegível. Os palestrantes apontaram quais os cuidados no combate correto a essas pragas - como estudar o comportamento do inseto, quais produtos devem ser usados e como devem ser aplicados. Tomar cuidado para não deixar restos de comida no local de manipulação e armazenamento dos documentos também é muito importante, de modo a afastar insetos e roedores – que também acabam por destruir papéis.

Durante a oficina foi feita uma demonstração com os participantes de como fazer uma higienização em um documento com muitas folhas, inclusive com os equipamentos corretos, como luvas, óculos, máscaras de proteção e pincéis, de modo a preservar o registro.

demonstraçãoO público pode experimentar na prática a higienização de documentos com o auxílio da equipe do Núcleo de Conservação do Arquivo Público do Estado de São Paulo.