Imprimir

abre escoteirosIntegrantes e familiares do Grupo de Escoteiros Jean Philippe Cousteau prestigiaram o evento. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite do dia 09 de novembro a Câmara Municipal sediou comemoração ao Jubileu de Prata do Grupo de Escoteiros Jean Philippe Cousteau. A solenidade foi presidida pelo vereador Pastor Zezinho Soares e realizada nos termos da Resolução n° 3.178, de 26 de setembro de 2018, e do Decreto Legislativo n° 1.570, ambos de autoria do vereador Pery Cartola.

Compuseram a mesa de honra: vereador Pastor Zezinho Soares, presidente em exercício da Câmara Municipal; Pery Cartola, prefeito em exercício; Marcia Regina Ribeiro Capitânio, presidente do grupo de escoteiros Jean Philippe Cousteau; Claude Champel, homenageado da noite; Deveni Faria Palumbo, mãe de Everaldo Faria Palumbo – fundador do grupo de escoteiros; Gilson José Morais Mafra, chefe de administração de pessoal do Centro Universitário da FEI; Jair Donizete Carneiro, subtenente da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros de São Bernardo do Campo; Adelmo Capitânio, membro do Rotary de São Bernardo do Campo e Ary de Oliveira, vereador da casa.

Durante seu pronunciamento, o vereador Pastor Zezinho Soares parabenizou o grupo de escoteiros pelos seus 25 anos e agradeceu pelo trabalho que o grupo faz em prol do próximo. “Esta entidade tem desenvolvido no nosso município um trabalho imensurável (...). Arrecadam mantimentos, roupas e calçados colaborando com muitas associações no nosso município”, destacou o vereador. 

discurso pastor zezinhoPresidente da Câmara em exercício, Pastor Zezinho Soares, comandou os trabalhos durante a comemoração. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante a solenidade, também foi concedido o Título de Cidadão São-Bernadense ao Sr. Claude Champel.

O Sr. Claude Champel nasceu na França, em 28 de janeiro de 1930. Iniciou sua vida no escotismo aos 9 anos de idade como "lobinho" na cidade de Valence, situada no sul da  França.

Em 1952 foi para o Rio de Janeiro participar de um acampamento escoteiro onde conheceu escoteiros de outras nacionalidades. Resolveu permanecer em terras brasileiras desde então. Em 1958, foi chamado por um amigo para trabalhar em uma oficina mecânica por cerca de um ano e depois foi trabalhar em uma empresa de topografia de um chefe escoteiro chamado Augusto Cunha. Nesta empresa fez a análise topográfica no fundo do mar para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Fez sondagens no fundo do mar até 1962.

Em meados de 1962, começou a trabalhar na barragem de Furnas, em Minas Gerais. Na cidade de Passos-MG conheceu Anna, com quem se casou em 1963. Em 1964, voltou para a França onde permaneceu até 1968 quando retornou ao Brasil e foi morar em São Bernardo do Campo.

Em 1971, foi responsável pela pintura dos tanques de armazenamento de petróleo da Petrobrás em Duque de Caxias e no ano seguinte em Barueri. Em 1973, ingressou na Glasurit-BASF em São Bernardo do Campo e realizou vários projetos de pintura industrial para a mineradora Ferteco, de Minas Gerais e para a Petrobrás. Claude trabalhou na Glasurit-BASF até 1995. Posteriormente, trabalhou em uma loja de tintas até 2010.

No ano de 1998, ingressou no Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau (JPC), época em que fazia radioamador na Praça Giovanni Breda, em São Bernardo do Campo, quando era da diretoria do PX Clube. Nesta época, ajudou a divulgar a campanha solidária do grupo escoteiro e ingressou no JPC junto com seu neto. Até hoje presta serviços voluntários no grupo, ajudando na manutenção e espalhando suas histórias de vida entre todos. Claude tem quatro filhos e quatro netos.

entrega títuloClaude Champel recebeu o título das mãos do vereador Pastor Zezinho Soares, prefeito em exercício Pery Cartola e Marcia Capitânio, presidente do grupo de escoteiros. Foto: Oscar Jupiraci.

Marcia Capitânio, presidente do grupo de Escoteiros Jean Philippe Cousteau, falou em nome do grupo e agradeceu pela homenagem da Câmara. “Não é fácil ser voluntário, mas eu acredito muito no que a gente faz, principalmente quando a gente vê os nossos jovens levando para casa o que eles aprenderam e distribuindo isso. O mundo precisa desse trabalho que a gente faz. Somos uma família que se respeita; que tem um objetivo em comum: que é fazer o bem”, comentou Marcia.

trofeu marciaMarcia Capitânio, presidente do grupo de escoteiros Jean Philippe Cousteau recebeu o Troféu de Araucária da União dos Escoteiros do Brasil em virtude da comemoração de 25 anos do grupo. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega placaGilson José Morais Mafra (segundo, à direita), chefe de administração de pessoal do Centro Universitário da FEI recebeu a placa comemorativa do Jubileu de Prata do grupo escoteiro ao Centro Universitário da FEI. Foto: Oscar Jupiraci.

homenagem deveniDeveni Faria Palumbo recebeu uma homenagem do grupo de escoteiros Jean Philippe Cousteau das mãos da presidente Marcia Capitânio e de seu filho, chefe Vinicius Palumbo. Foto: Oscar Jupiraci.

25 anos de história

O clã Pioneiro Comandante Jacques-Yves Cousteau, formado por Pioneiros de São Bernardo do Campo, resolveu fundar um novo grupo escoteiro. O nome Philippe Cousteau foi uma homenagem ao oceanógrafo e filho mais novo de Jacques-Yves Cousteau, que faleceu em um acidente com o avião Catalina, no rio Tejo, em Portugal. Como a família Cousteau é francesa, as cores do lenço do grupo são iguais às da bandeira da França: vermelho, azul e branco.

O grupo foi fundado em 14 de julho de 1993. Seu símbolo é a Deusa Calipso, nome do navio onde a família Cousteau viveu a maior parte do tempo. O idealizador foi o chefe Everaldo faria Palumbo (in memorian). Em 2000, seus membros fundaram o grupo co-irmão Escoteiro Asa White Kenney Billings – 227/SP, mais conhecido como grupo Billings, cuja sede fica nas dependências do Parque Estoril no Riacho Grande.

Seus membros participam da tradicional campanha solidária que hoje atende 11 instituições e arrecadam alimentos, roupas e brinquedos. Também participam do desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.

Uma tradição é o acampamento de grupo a cada dois anos, integrando não apenas os jovens, mas toda a família em uma infraestrutura e logística que consegue atender, em média, 400 pessoas com refeições e atividades.