s e mesaAo centro, o prefeito Orlando Morando posa com os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020: a partir da esquerda, os vereadores Juarez Tudo Azul, Toninho Tavares, Ramon Ramos e Fran Silva. (Foto: Oscar Jupiraci)

Com o aval de 27 dos 28 parlamentares presentes, ele comandará o Poder Legislativo no período de 2019 a 2020. 

A escolha aconteceu em uma Sessão Especial convocada para o início da tarde desta quarta-feira (12/12).

Além de Ramon Ramos (PDT), farão parte da Mesa Diretora os vereadores Toninho Tavares (PSDB), como Vice-presidente; Fran Silva (SD), no cargo de Primeiro-secretário; e Juarez Tudo Azul (PSDB), o próximo Segundo-secretário.

s e ramon ramosO vereador Ramon Ramos, presidente eleito da Câmara Municipal. (Foto: Oscar Jupiraci)

Em seu pronunciamento, Ramon destacou a colaboração com a Prefeitura. “Agradeço ao governo pela indicação e pela parceria. O Executivo e o Legislativo são poderes distintos, mas, com certeza, temos que andar alinhados para que a gente possa fazer de São Bernardo uma cidade cada vez melhor. Esta é uma das maiores Casas Legislativas do Estado de São Paulo. A responsabilidade é muito grande. Quero tratar os vereadores, os funcionários e a população com muito carinho, respeito e transparência – uma marca desta administração”.

s e orlando morandoO prefeito Orlando Morando. (Foto: Oscar Jupiraci)

O Prefeito Orlando Morando chegou ao Plenário Tereza Delta logo após o anúncio do resultado e saudou os eleitos. “Estou feliz em saber que esta Casa será bem conduzida, sem nenhum distanciamento dos méritos conseguidos pela atual Mesa. Esta administração vai continuar mantendo o mesmo respeito que sempre teve com o Legislativo, em especial agora, com a continuidade dos trabalhos pela melhoria de São Bernardo do Campo”.

s e pery cartolaO vereador Pery Cartola, atual presidente da Câmara Municipal. (Foto: Oscar Jupiraci)

Pery Cartola (PSDB) agradeceu a oportunidade de presidir o Legislativo e a ajuda de sua assessoria e dos servidores da Casa. “Não teria feito as mudanças que me foram pedidas sem vocês. Transformando isso em números, nos últimos dois anos nossa gestão fez uma das maiores devoluções de recursos públicos do Estado de São Paulo. Foram quase R$ 28 milhões estornados à Prefeitura. A presidência foi uma experiência ótima. Deixo o cargo com a certeza de dever cumprido e pronto para novos desafios”.  

De acordo com o § 5º do artigo 6º do Regimento Interno, os eleitos serão automaticamente empossados a partir de 1º de Janeiro de 2019.

RAMON RAMOS - vereador em São Bernardo do Campo pelo terceiro mandato, alcançou 4.149 votos nas eleições de 2016. Na atual legislatura, é líder do PDT e do governo na Câmara Municipal, presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e secretário da Comissão da Lei Orgânica do Município. (Com informações da assessoria do vereador Ramon Ramos)

COMISSÕES PERMANENTES – Após a votação para a renovação da Mesa, os vereadores elegeram os integrantes de cada uma das 15 Comissões Permanentes da Casa. Esses comitês são formados por 3 titulares, sendo um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, além de um suplente, que substituirá o faltante na sua ausência, falta ou impedimento. Foram mantidos os componentes da Comissão Mista, formada por um representante de cada partido.

s e reunidosOs vereadores posam para foto após a eleição para a renovação da Mesa Diretora. (Foto: Oscar Jupiraci)