abre orquestraSolenidade presidida pelo vereador Eliezer Mendes (PODE) homenageou maestros de orquestras do município. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira, 14 de dezembro, foi realizada Sessão Solene no Plenário Tereza Delta que concedeu Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Jeremias de Oliveira Rufino, Título de Cidadão Benemérito ao maestro Robson Marcos dos Santos, e a Medalha João Ramalho ao Evangelista Maestro Antonio Adelino Pereira e ao Pastor Maestro Claudio de Souza Silva. A cerimônia foi realizada nos termos dos Decretos Legislativos n° 1.567, 1.571, 1.572 e 1.573, de autoria do vereador Eliezer Mendes (PODE) que também presidiu os trabalhos.

publico orquestraPúblico lotou o Plenário Tereza delta para prestigiar os músicos. Foto: Oscar Jupiraci.

Compuseram a mesa de honra: vereador Eliezer Mendes; sua esposa Ariane Brene; Jeremias de Oliveira Rufino; sua esposa Vanderleia Rufino; Robson Marcos dos Santos; sua esposa Ana Lucia; Antonio Adelino pereira; sua esposa Helena Teixeira; Claudio de Souza Silva; sua esposa Isabel Lopes; Pastor Dr. Francisco de Assis da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério São Bernardo do Campo e Pastor Washington Luiz da Assembleia de Deus Ministério Vila Alzira.

eliezerVereador Eliezer Mendes é autor dos Decretos Legislativos que homenagearam os maestros. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, Eliezer Mendes comentou sobre a importância de homenagear as orquestras em uma sessão solene. “Nos quatro cantos da cidade tem orquestra. A orquestra cristã tem uma função social no nosso município, faz um bem extraordinário para nossa cidade. Ela existe por causa de professores, maestros, alunos, músicos determinados, que se esforçam em aprender, mesmo com tantas adversidades”, mencionou o vereador.

antonio adelino pereiraMaestro Antonio Adelino Pereira recebeu a Medalha João Ramalho das mãos do vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Antonio Adelino Pereira nasceu no ano de 1945, no município de Val Paraíso, no Estado de São Paulo. Casou-se com Sra. Helena Teixeira Pereira no ano de 1969. É pai de três filhos: Alessandra Andreia Pereira, Leandro Pereira e Rodrigo Pereira.

Mudou-se para o município de São Bernardo do Campo no ano de 1961, dando início aos seus estudos musicais na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo do Campo, com o Professor Bras Silva.

Em 1964, iniciou tocando trompete e também se dedicou ao aprendizado de outros instrumentos de sopro. No ano de 1972, começou sua trajetória ministerial na Igreja Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo, atuando como Diácono.

Em 1978, assumiu como Maestro Auxiliar da Banda Musical da Igreja Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo (Igreja Sede). No mesmo ano, tornou-se Professor de música, auxiliando na formação de vários músicos e maestros. Em 1989, foi consagrado Presbítero e, em 2006, ordenado Evangelista.

No ano de 2016, assumiu oficialmente como Maestro da Banda Musical na Igreja Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo.

claudio de souza silvaMaestro Claudio de Souza Silva recebeu a Medalha João Ramalho das mãos do vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Claudio de Souza Silva nasceu na cidade de Lins, estado de São Paulo, no ano de 1953. Iniciou sua carreira musical aos quinze anos de idade na Igreja Assembleia de Deus da Vila Gerty, localizada na cidade de São Caetano do Sul.

Em 1970, vindo morar em São Bernardo do Campo, deu continuidade aos seus estudos musicais com o maestro Miguel Soares na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo.

Casou-se em 1978 com a Sra. Isabel Lopes da Silva e, como fruto desse casamento, tiveram três filhos: Claudemir de Souza Silva, Denise de Souza Silva e Deise de Souza Silva.

Em 1980, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos, ingressou no Conservatório Musical Villa Lobos, onde estudou por quatro anos. No mesmo ano, assumiu o posto de maestro da Banda Lírio dos Vales da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo.

No ano de 2007, assumiu a posição de Maestro no Coral da Terceira Idade da Igreja Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo, quando também assumiu o pastorado local da Congregação do Jardim Irene II. Na referida Congregação, começou a ministrar aulas de música e, em 2008, inaugurou a Orquestra Jardim Irene II.

 robson marcos dos santosMaestro Robson Marcos dos Santos recebeu o Título de Cidadão Benemérito das mãos do vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

O Maestro Robson Marcos dos Santos nasceu no ano de 1977 no município de Gravatá, no estado de Pernambuco. Mudou-se para São Bernardo do Campo no ano de 1989.

Iniciou sua carreira musical aos 14 anos de idade com o Professor Antonio José da Silva, com quem aprendeu a tocar o instrumento bombardino na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Ingressou na Força Aérea Brasileira no ano de 1996 no IV Comando Aéreo (IV COMAR) Regional - Cambuci SP.

Casou-se com Sra. Ana Lúcia da Silva no ano de 1997. É pai de três filhos: Gabriel Elias dos Santos, Aline Beatriz dos Santos e Miguel Augusto dos Santos.

Em 1998 foi transferido para a Base Aérea de São Paulo em Guarulhos, em razão de ter passado em um concurso público para soldado de 1º classe. Participou do naipe de trombones da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP), onde teve a honra de tocar juntamente com um dos renomados maestros gospel, Sr. Jeremias de Oliveira Rufino.

Foi corneteiro oficial de honras militares e de formaturas oficiais de 1998 a 2002. Em 2002 foi licenciado do serviço ativo da Força Aérea Brasileira (FAB) por ter cumprido seu tempo total naquele local, onde foi condecorado com o diploma de Honra ao Mérito, pois não teve sequer uma punição durante seus 6 anos se serviços prestados.
Estudou trombone com o Prof. Gilberto Gianelli na Universidade Livre de Música Tom Jobim no ano de 1999. Participou do curso de Regência das Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda realizada pela Secretaria de Estado da Cultura através do Conservatório Dramático Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí e também do curso de Instrutor de Fanfarra ministrado pelo Sr. Valter Roberto Amâncio Rodrigues sob a coordenação da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo.

No dia 2 junho de 2003 incorporou nas fileiras do Exército Brasileiro como aluno do Curso de Formação de Cabos e passou a fazer parte da Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército sediada no município de Osasco. Após realização de um teste musical em outubro do mesmo ano, passou a fazer parte da Banda Sinfônica do Exército.

Atualmente o Sr. Robson Marcos dos Santos é Sargento Trombonista do Quinteto de Trombones e da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro. Fundou quatro fanfarras de escolas estaduais e uma orquestra no Colégio El-Shaday onde atualmente é o maestro titular.

Durante o ano de 2008, trabalhou com a fanfarra da EMEB Helena Zanfelici da Silva. Atua como professor de música e maestro da Orquestra Ágape na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Bernardo do Campo, que realiza o "Concerto da Orquestra Ágape" uma vez por ano no Cenforpe.

Obteve orientações musicais com os professores: Sérgio de Jesus, trombonista do Rio de Janeiro; Júlio Bellodi, Professor da Universidade Livre de Música - ULM; Edmilson "Chiquinho", ex-trompetista da Banda Sinfônica do estado de São Paulo e Peter Steiner, da Itália.

Em sua carreira atuou nos seguintes grupos musicais: Fanfarra do IV Comando Aéreo Regional - SP de 1996 a 1998; Banda de Música da Aeronáutica de 1998 a 2002 sendo também corneteiro oficial de solenidades militares; Quinteto de Metais da Aeronáutica; Fanfarra do Colégio Termomecânica (Instrutor). Com a Banda Sinfônica do Exército esteve em importantes salas de concerto, como: Auditório Cyro Pereira (ULM); Teatro Municipal de Barueri; Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo; Circo Escola São Remo; Teatro Sérgio Cardoso (Participação Coral da USP); Zoológico de São Paulo; Teatro Procópio Ferreira (Tatuí - SP); Teatro Pedro Calmon (Brasília - DF); Pavilhão da Bienal de São Paulo; Fundação Maria Luisa e Oscar Americano; Teatro São Pedro; Teatro Polytheama (Jundiaí); Teatro Municipal de São Paulo; Memorial da América Latina; Sala São Paulo e Cenforpe (SBC).

 jeremis de oliveira rufinoMaestro Jeremias de Oliveira Rufino recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Jeremias de Oliveira Rufino nasceu no bairro do Cambuci, na cidade de São Paulo, em 12 de maio de 1961. Iniciou, aos 6 anos de idade, seus estudos musicais no templo evangélico Assembleia de Deus, tocando o instrumento "Sax Horn".

Ingressou, ainda na adolescência, na Escola Municipal de Música de São Paulo, na qual passou a estudar outros instrumentos, como o trombone de vara e o eufônio, também conhecido por bombardino.

Buscando sempre o crescimento pessoal e profissional, em 1980 cursou regência com os professores Azor Maçambane e Gilberto Maçambane, iniciando-se, assim, na arte de conduzir bandas e orquestras.

Em 1981, por meio de concurso público, ingressou no Exército Brasileiro, com lotação no 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) e graduação de Cabo Especialista em Música, utilizando o instrumento eufônio.

No ano de 1982 foi para Kanagawa-Ken, no Japão, para atuar na Assembleia de Deus Japan, na qual orientou o coral de vozes mistas por um período de três meses.

Em 1984, mais uma vez por meio de concurso público, ingressou na Força Aérea Brasileira com graduação de 3º Sargento Especialista em Música, utilizando-se dos instrumentos trombone de vara e eufônio, nos quais é especialista, hoje atuando na graduação de Sub Oficial.

No período de 1986 a 1989, como aluno da Universidade São Judas, tocou o instrumento tuba no Quintateton, quinteto musical da Universidade. Em 1986, iniciou a montagem da maior Orquestra e Coral evangélico na Assembleia de Deus Nipo Brasileira (ADNIPO).

Retornou ao Japão em 1995 para continuar o trabalho de orientação e aumento do repertório deste coral. Permaneceu como maestro da Orquestra e Coral ADNIPO até 2006.

Regeu, ainda, o Coral da Inspetoria da Receita Federal no período de 1999 a 2001 e de 2007 a 2010.

Em 2006, também atuou como diretor musical da Orquestra e Coral Integrado da Assembleia de Deus Ministério do Belém (ADBELEM), no bairro de Itaquera, São Paulo, no setor 09.

Como arranjador e compositor, atuou na canção do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), no arranjo do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (IV ETA), na composição da canção do Quarto Comando Aéreo Regional (IV Comar) e no arranjo da canção da Base Aérea de São Paulo.

Em 2010, atuou como maestro titular da Banda Sinfônica da Base Aérea de São Paulo, dirigindo vários concertos culturais, como o "Concerto Sideral" realizado no teatro do Memorial da América Latina.

Na cidade de São Bernardo do Campo foi o incentivador e o orientador da implantação das orquestras cristãs, para as quais cedeu vários dos seus arranjos e realizou palestras em seminários musicais nos anos de 2011 e 2015, instruindo os participantes sobre a regência de orquestras e corais.

 orquestraOrquestra Cristã marcou presença na noite com apresentações. Foto: Oscar Jupiraci.