abre brasilitaliaEvento também foi palco do lançamento do selo postal em alusão aos 45 anos de fundação da Sociedade Cultural Brasilitalia. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última quinta-feira (06/06) o Plenário Tereza Delta foi palco de solenidade que concedeu a medalha João Ramalho à Sociedade Cultural Brasilitália e título de Cidadão Emérito ao Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da instituição.

amilcarAmilcar Pezzolo foi o mestre de cerimônia durante a solenidade. Foto: Oscar Jupiraci.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Ary de Oliveira (PSDB) e realizada nos termos dos Decretos Legislativos nº 1.578 e 1.579, de 13 de fevereiro de 2019, de autoria do próprio vereador.

Composição da mesa de honra:

- vereador Ary de Oliveira, presidente da comissão organizadora;

- Dr. Filippo La Rosa, Cônsul Geral da Itália em São Paulo;

- Adalberto Guazzelli, Secretário de Cultura e Juventude, representando o Poder Executivo;

- Luiz José Moreira Salata, presidente da Sociedade Cultural Brasilitália e homenageado da noite;

- Márcia Blanche, representando a deputada estadual Carla Morando;

- Dr. Valdomiro Zampieri, presidente da Associação Ítalo Brasileira de Beneficência de SBC, antiga Sociedade Italiana de Mutuo Socorro Italianos Unidos de SBC, fundada em 1889;

- Cidinha Scarabelli, dama benemérita;

- Dra. Carmela Del isola, professora da faculdade de Direito de São Bernardo e vice-presidente da OAB/SBC;

- Antonio Angelo Pereto, incentivador do Gamellago de SBC com Maróstica;

- Katia Rodrigues Mendes, gerente de vendas dos Correios de São Paulo Metropolitana;

- Vicente Carlos D’Angelo, historiador.

Em seu pronunciamento, o vereador Ary de oliveira elogiou a atuação do Dr. Salata na defesa e resgate dos costumes italianos no município. “Hoje estamos aqui para homenagear uma entidade que completou 45 anos na cidade, que visa manter as tradições da Itália. O homenageado é um abnegado pela cultura italiana, briga e luta para defender as tradições. O Dr. Salata resgatou a irmandade com a cidade italiana de Marostica (cidade irmã de São Bernardo do Campo); foi até lá e trouxe uma comitiva para cá. Outro feito seu foi o lançamento de um selo comemorativo alusivo aos 45 anos da Sociedade Cultural Brasilitália”, ressaltou Ary.

discurso AryAry de Oliveira ressaltou a importância de Luiz José Moreira Salata que defende, resgata e faz questão de manter vivas as tradições da cultura italiana. Foto: Oscar Jupiraci.

O vereador também comentou sobre a atuação da colônia italiana que fez com que o município ficasse conhecido por alguns aspectos. “Graças à colônia italiana, São Bernardo é conhecida como rota do frango com polenta; rota gastronômica com grandes restaurantes. A colônia também desenvolveu muito a indústria moveleira, favorecendo a economia do município, o que fez com que a cidade também fosse conhecida como capital do móvel. Muitas fábricas de origem familiar continuam na cidade. Os italianos também trouxeram para cá uma tradição na fabricação de vinho. Aqui em São Bernardo, temos uma associação chamada UVA (União dos Vinicultores Artesanais de São Bernardo)”, destacou o parlamentar.

entrega medalha jrDr. Luiz José Moreira Salata recebeu a Medalha João Ramalho como presidente da Sociedade Cultural Brasilitália das mãos do vereador Ary de Oliveira, junto ao Cônsul italiano Dr. Filippo La Rosa (à esquerda) e do secretário Adalberto Guazzelli (à direita). Foto: Oscar Jupiraci.

entrega títuloDr. Luiz José Moreira Salata também foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu discurso de agradecimento, Dr. Luiz Salata comentou quea iniciativa da homenagem proporciona a difusão da entidade e do curso de italiano existentes há 45 anos, que já formou milhares de alunos durante seu funcionamento. A entidade tem se destacado pela difusão das tradições e costumes ítalo-brasileiros, realizando eventos cívicos e festivos representando a cidade nas festas, palestras e comemorações da grandiosa colônia italiana. “O propósito é o de assim continuar para a representação da colônia italiana da cidade, transmitindo aos nossos descendentes a importância da herança dos italianos, os quais no passado e atualmente nos vem transmitindo a rica e portentosa história de cultura, costumes e tradições”, salientou o homenageado.

discurso salata“O lançamento de um selo comemorativo é a realização de um sonho, que marca, além da Brasilitália, a difusão da cidade de São Bernardo do Campo, pois é a primeira vez que o correio filatélico emite tal documento postal, para tal efeméride, com a nominação”, declarou Dr. Luiz Salata. Foto: Oscar Jupiraci.

Cerimônia de lançamento do selo postal e do carimbo comemorativo

Durante a solenidade, um representante do cerimonial dos Correios conduziu cerimônia de lançamento do selo postal e o carimbo comemorativo alusivos aos 45 anos da Sociedade Brasilitália de São Bernardo do Campo.

seloReprodução do selo comemorativo (à esquerda) que põe em evidência a logomarca da instituição, caracterizada pelo escudo nas cores da bandeira da Itália: verde, branco e vermelho. Abaixo do escudo, impõe-se a inscrição “São Bernardo do Campo – 45 anos”. E na lateral esquerda, está disposta a logomarca dos Correios. Foto: Oscar Jupiraci.

carimboReprodução do carimbo comemorativo (à esquerda), que segue a mesma temática do selo. Foto: Oscar Jupiraci.

Depois de apresentados o selo e o carimbo, a cerimônia prosseguiu com o rito de obliteração do selo postal, que consiste no gesto de sobrepor o carimbo ao selo.

rito obliteração 1Katia Rodrigues Mendes, gerente de vendas dos Correios de São Paulo Metropolitana conduziu o rito de obliteração do selo postal com todos os integrantes da mesa, sendo o primeiro o Cônsul italiano, Dr. Filippo La Rosa. Foto: Oscar Jupiraci.

rito obliteração 2Os integrantes da mesa de honra foram presenteados com o álbum filatélico após a obliteração do selo postal. Foto: Oscar Jupiraci.

Mais sobre a entidade

Criada em 1974, a Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo do Campo, entidade privada sem fins lucrativos, cujos associados praticam o voluntariado em suas ações, foi idealizada pelo Comendador Carlo Pega e por mais quinze italianos que almejavam constituir um "circolo" italiano, destinado ao entrosamento dos familiares da colônia italiana radicada na cidade e já numerosa naquela época.

O grupo visava, pois, a difusão e manutenção dos costumes e tradições da Itália através de reuniões, eventos sociais, cursos e seminários, cultivando, ainda, o contínuo estreitamento do relacionamento mantido com os brasileiros, fortalecendo, assim, laços de amizade.

O curso de italiano, que está em atividade desde a fundação tem por lema: “língua, cultura e tradição”, é a menina dos olhos da entidade, pois já preparou milhares de alunos, instruídos por professores formados em universidades italianas e capacitados para o ensino da língua em todos os níveis.

Em 21 de abril de 1974, durante a décima reunião, foi a lavrada a Ata de Fundação da Sociedade Cultural Brasilitália, que oficializou a entidade, congregando italianos, descendentes e aficionados, e promoveu a eleição da primeira diretoria, que resultou na seguinte composição: Comendador Carlo Pega, Presidente; Alfredo Todesco, Vice-Presidente; Nilo Luchetti, Secretário-Geral; Walter Crepaldi, 1º Secretário; Giuseppe Borsato, 1º Tesoureiro e Valério Luciani, 2º Tesoureiro.

Vale ressaltar que a data da fundação da presente instituição, 21 de abril, é significativa, coincidente com a da fundação de Roma, capital da Itália em 753 a.C., assim como com a de Brasília, capital federal do Brasil, ocorrida em 1960, formando-se assim um tríduo comemorativo de grande significado.

A instituição realizou festas, jantares, comemorações e reuniões de trabalho para planejamento de seu futuro, inclusive para adquirir sede própria. Em 1978, o então prefeito da cidade, Dr. Antonio Tito Costa, com a colaboração de Antonio Vanzella, procedeu à cessão do terreno destinado à construção da sede da sociedade, localizado na Rua Dr. Baeta Neves, nº 232, no bairro Baeta Neves. A diretoria e os associados, então, não mediram esforços para a construção e conclusão das obras do prédio, cuja inauguração ocorreu em 15 de agosto de 1982, sob a presidência do Sr. Alfredo Todesco.

Um pouco mais sobre o homenageado

O Dr. Luiz José Moreira Salata nasceu em 18 de março de 1942, na cidade de Colina, no Estado de São Paulo. É filho primogênito do Sr. Luiz Salata Neto e da Sra. Alice Moreira Salata, tendo três irmãos: Luiz Silvio, Luiz Antonio e Maria Alice.

Em 1972, casou-se com a Sra. Maria de Lourdes Sabo Moreira Salata. É pai de quatro filhos: André Gustavo, casado com Daniela Caseca; Luiz Fernando, casado com Adriana Gallina; Ana Luiza, casada com Gilberto Saraiva Júnior e João Paulo, solteiro; sendo os três primeiros advogados e o caçula empresário. Também é avô de três netos: Alice, Chiara e Lorenzo.

Quando era jovem, mudou-se com a família para a cidade de Olímpia, no Estado de São Paulo, onde completou os estudos, cumprindo o serviço militar no Tiro de Guerra 032.

Seguiu para capital de São Paulo e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, concluindo o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, na turma de 1969, ao tempo em que trabalhou na Secretaria da Assembleia Legislativa, como Oficial Legislativo e na Secretaria do Interior, como Encarregado do Serviço de Informações Legislativas.

Em 1971, já inscrito como Advogado na Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, instalou-se em São Bernardo do Campo, terra hospitaleira, acolhedora e progressista, onde permanece até hoje exercendo a profissão.

Exerce a advocacia há 48 anos, tendo se aposentado na função de Procurador Judicial da Prefeitura, onde exerceu a Chefia de quatro Procuradorias Judiciais.

Possui o título de Especialista em Direito Processual Civil Lato Sensu, pela PUC-SP e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Direito Penal, da Primeira Turma na Escola Paulista da Magistratura.

Na 39ª. Subseção local da Ordem dos Advogados participou como Membro nas Comissões de Prerrogativas, Ética e Disciplina, com plenas atividades e da Comissão de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, praticando inúmeras palestras sobre os Direitos dos Pacientes decorrentes das Legislações.

Na Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil participou da Comissão de Direito na Sociedade da Informação e como Coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas.

Na Sociedade Cultural Brasilitália, entidade ítalo-brasileira, participa ativamente há mais de quinze anos de suas atividades culturais e institucionais, tendo ocupado diversos cargos da Diretoria, e, desde março de 2017, assumiu a Presidência, sempre se empenhando na solução de assuntos inerentes à Diretoria e dos associados, especialmente na difusão das relações entre os dois países e mais especialmente no aperfeiçoamento do curso de Italiano.

Por ocasião da realização do Ano da Itália no Brasil 2011/2012, patrocinado pela República Italiana visando à comemoração dos 150 Anos da Unificação da Itália, representou a Sociedade Cultural Brasilitália que teve efetiva participação comparecendo nos eventos festivos e culturais, oportunidade em que criou a página "Momento Itália Brasil", o qual, desde o ano de 2011 promove mensagens dirigidas aos associados, entidades ítalo-brasileiras, italianos, descendentes e admiradores, abordando assuntos diversos, principalmente aqueles relacionados com a cultura e tradições dos dois países.

Nos dias 28 de junho de 2017, em Sessão Solene, no Castelo Inferiore, compareceu perante o Consiglio Comunale, na comune de Maróstica, cidade Irmã de São Bernardo desde 1987, Província de Vicenza, no Veneto, na Itália, por delegação do prefeito Orlando Morando, do vereador Pery Cartola, Presidente da Câmara Municipal à época e do vereador Ary de Oliveira.

Prega pela preservação da história da imigração italiana e especialmente da participação dos seus imigrantes aqui chegados desde outubro de 1877, no desenvolvimento e progresso da cidade e região, relembrando as boas relações mantidas com os italianos desde Olímpia, com estreita convivência e revelando grande apego nas relações ítalo-brasileiras.

Exerceu o cargo de Secretário Geral da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, tendo participação na gestão para a inauguração do novo prédio, durante a Presidência do vereador Hiroyuki Minami.

Exerce também a Secretaria Geral da Confederazione Circolo Italiano Brasil, com sede no Edifício Itália, com a participação de múltiplas entidades italianas da Capital e do Interior.

conjunto musicalConjunto musical Cuori D’Itália do tenor Mario Sartorelli animou os trabalhos da sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci.