abre familiaO tema da solenidade deste ano foi “A família como agente de esperança para a sociedade”. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última quinta-feira (8 de agosto) foi realizada sessão solene na Câmara Municipal em alusão à “Semana em Defesa da Família”. A solenidade foi presidida pelo vereador Jorge Araújo (PHS) e realizada nos termos da Lei Municipal nº 6.618, de 28 de novembro de 2017, de autoria do mesmo vereador.

Compuseram a mesa de honra: vereador Jorge Araújo, presidente da comissão organizadora; Cláudia Rodrigues, esposa do vereador; José Roberto Gil Fonseca, secretário de Cidadania, Assuntos Jurídicos e pessoa com Deficiência, representando o Poder Executivo; Claudia Calieri, coordenadora diocesana da Pastoral Familiar; Gilberto Vieira, representando a Comissão Diocesana em Defesa da Vida; Toninho Baldon e Osmarina, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB; Roberto Vertamatti, secretário da Comissão Regional em Defesa da Vida da Regional Sul 1 da CNBB; Murilo Esteves Frizanco, presidente do Instituto Casa da Felicidade e padre Adenízio Leonardo Miranda, assessor diocesano da Pastoral Familiar.

Em seu pronunciamento, o vereador destacou o quanto o tema tem ganhado importância em todo o mundo, visto que a família é a célula-mãe da sociedade. “Podemos destacar a importância de nos unirmos sempre para promover a família. Na prática, não sabemos como ser família em sua forma mais plena, perfeita e benéfica. A família precisa ser cada vez mais valorizada e precisamos estar ao lado dos nossos filhos, dos nossos pais, promovendo a educação familiar”, refletiu Jorge. O parlamentar também comentou sobre a busca da excelência da família. “É o momento de falar bem da família – falando mal, já tem muita gente – para que, vivenciando essa instituição, em todo o seu potencial fique evidente a sua grandiosidade e esplendor”, concluiu Jorge Araújo.

jorge“Essa sessão solene é para elevar o valor da família”, comentou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

Os assuntos propostos para promover o evento são: a maternidade e paternidade responsáveis, importância da figura masculina e feminina no ambiente familiar, opção da mulher para o trabalho do "lar", responsabilidade matrimonial, protagonismo dos pais na educação dos filhos, conscientização dos pais com relação a colaboração da escola na formação científica dos filhos, orientação sobre "Homeschooling", centralidade dos filhos no ambiente familiar, responsabilidade moral e ética da família na formação da pessoa humana virtuosa.

Promover a família é promover o bem comum na sociedade. É preciso promover políticas públicas que amparem, favoreçam e protejam as famílias.

O mês de agosto serve para lembrar a valorização da paternidade. Repensar a participação dos homens na família. O engajamento do homem com a família melhora a qualidade de vida, criando vínculos afetivos saudáveis entre as pessoas envolvidas. O pai tem que ser pai todos os dias, tem que participar de todos os momentos, dar banho, trocar fralda, colocar para dormir, ensinar a falar, andar, correr, ir à reunião da escola. Tem de dividir as tarefas com a mãe para que a saúde e a educação da criança sejam completas.

Destaques e homenagens

grupo cenicoO grupo cênico “Regina Pacis” fez uma apresentação com a peça “Na casa das Nonnas”. A encenação relembra momentos da infância passados na casa de duas avós. O grupo também recebeu uma homenagem do vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

paroquia sagrada familiaO casal Valdomiro José de Souza e Roberta Antunes de Souza recebeu homenagem em nome da Paróquia Sagrada Família. A paróquia promove assistência social e espiritual para todas as famílias da região do Jardim do lago. Foto: Oscar Jupiraci.

pastoral familiarClaudia Calieri recebeu homenagem representando os agentes da Pastoral Familiar. A Pastoral tem como objetivo fortalecer e dar apoio às famílias, despertando nelas a importância dos valores cristãos para a vida do ser humano, que deve ser respeitada do seu início até o fim natural. Foto: Oscar Jupiraci.

padre adenizioPadre Adenízio Leonardo Miranda recebeu homenagem representando todos os sacerdotes que orientam e formam os participantes da Pastoral Familiar na Diocese de Santo André. Foto: Oscar Jupiraci.

comissao diocesanaVera Lucia Vieira Giroldo recebeu homenagem representando a Comissão Diocesana em Defesa da Vida. A comissão tem como objetivo combater os ataques à vida disfarçados de benefícios; preservar a vida desde a concepção até a morte, com dignidade, por meio de palestras e conscientização na sociedade. Foto: Oscar Jupiraci.

leonildaA senhora Leonilda Montibeller Zoboli, exemplo de vida familiar, religiosa e comunitária também recebeu uma homenagem das mãos do vereador. Leonilda, de 91 anos, nasceu em Charqueada-SP e mudou-se para São Bernardo do Campo com seus pais com apenas três anos. Em 1947, casou-se com Atilio Zoboli, com quem teve dez filhos, 17 netos e 10 bisnetos. Foto: Oscar Jupiraci.

mosaico muriloMurilo Esteves Frizanco palestrou sobre a importância da família e também recebeu uma homenagem. Murilo é presidente do Instituto Casa da Felicidade, membro do Observatório Inter Americano de Biopolítica, graduado em Ciências da Computação e pesquisador independente sobre assuntos relacionados a filosofia, sociologia, educação, família e vida. Fotos: Oscar Jupiraci.

familiasDuas famílias que são exemplo de generosidade e acolhida foram escolhidas para receber uma homenagem. A família Garcia (à esquerda) com o casal Junior e Priscila e seus filhos e a família Maziero (à direita) com o casal Luciano e Elaine e seus filhos. Fotos: Oscar Jupiraci.