Imprimir

abre 28soPresidente Ramon ramos (ao centro) comandou os trabalhos parlamentares na sessão de hoje. Foto: Oscar Jupiraci.

Na manhã dessa quarta-feira (18/09), foram aprovadas matérias de autoria dos vereadores por acordo de lideranças:

- Projeto de Decreto Legislativo n° 08/2019, de autoria do vereador Ramon Ramos (PDT), que dispõe sobre concessão de “Medalha João Ramalho” ao Sr. José Ronaldo Marques da Silva. O homenageado nasceu no dia 29 de janeiro de 1956, na cidade de Maribondo, no Estado de Alagoas. É casado com a Sra. Agmeire Lima da Silva e pai de três filhos: Júnior, Renan e Régis.

Na década de 70, mudou-se para o município de São Bernardo do Campo, local que escolheu para buscar melhores condições e construir sua vida. Quando chegou aqui, seu primeiro emprego foi como balconista em um restaurante. Os primeiros anos de sua vida profissional foram difíceis, mas com muito esforço e juntando suas economias, conseguiu adquirir seu primeiro caminhão. Iniciou sua trajetória como caminhoneiro e atualmente é o Vice-Presidente Nacional do Sindicato dos Cegonheiros.

Em 2008, foi eleito Presidente Nacional do Sindicato dos Cegonheiros e foi reeleito para o mandato de 2011 a 2014. Durante sua gestão no Sindicato dos Cegonheiros, foram modernizadas as condições de trabalho de todos os profissionais da categoria. Sua trajetória de vida demonstra que seu caráter, honestidade e integridade, bem como a liderança de uma categoria que tanto contribui para o progresso da cidade, conquistaram o respeito e o reconhecimento dos cidadãos.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 09/2019, de autoria do vereador Pery Cartola (PSDB), que dispõe sobre concessão de “Medalha João Ramalho” ao Sr. Marcelo Luna. O homenageado nasceu no dia 23 de agosto de 1984, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. Atleta desde muito cedo, teve boa parte de sua infância ligada ao futebol e skate, até conhecer o surf, esporte que seria o motivo principal de sua vida. Com uma disciplina extrema, se destacou no Surf de Ondas Gigantes aos 32 anos de idade e, com apenas um ano de carreira, fez história ao atingir a maior disputa do planeta na modalidade, pela World Surf League, se tornando referência para crianças e jovens no mundo todo.

Em 10 de março de 2019, dia em que a forte chuva atingiu o município de São Bernardo do Campo, provocando mortes, alagamentos, deslizamentos de terra e deixando várias famílias ilhadas em suas casas, o Sr. Marcelo e seus amigos organizaram uma operação de resgate com sua moto aquática (jet ski), conseguindo resgatar mais de 50 pessoas que estavam presas em suas casas e auxiliando outras famílias que se negaram a deixar seus imóveis, providenciando água e alimentos a todos eles.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 28/2019, de autoria do vereador Ramon Ramos, que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão Emérito” ao Sr. Mateus Zanovello de Oliveira. Com apenas 22 anos de idade, Mateus já obteve grandes feitos. Em 2018, produziu uma pesquisa para promover o desenvolvimento de Concreto Auto Adensável (CAA) de alta resistência, com incorporação de fibras metálicas pelo método de empacotamento de partículas. Em março de 2019, participou de uma competição acadêmica internacional promovida pelo American Concrete Institute (ACI), a qual teve por objetivo o desenvolvimento de um concreto sustentável, prevendo, para tanto, dois cenários para a sua produção: um com os materiais comumente usados e outro com adição de matérias e procedimentos que diminuíssem o impacto ambiental. Na comparação de tais cenários, a redução do impacto foi obtida. Apresentou seu trabalho todo em inglês, oportunidade na qual representou o Instituto Mauá de Tecnologia, a cidade de São Bernardo do Campo e, consequentemente, o Brasil. Obteve a quarta colocação, ficando à frente dos representantes de universidades americanas, canadenses, italianas, francesas, entre outras.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 37/2019, de autoria do vereador Eliezer Mendes (PODE), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Jair Gomes. O homenageado nasceu no dia 15 de novembro de 1960, na cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná. É casado, há 31 anos, com a Sra. Elaine Burrini Gomes e pai de quatro filhas: Bianca, Vanessa, Andressa e Millena Gomes. Em 1978, após passarem por muitas dificuldades e uma geada ter acabado com toda colheita de sua família, o Sr. Jair, sua mãe e sua irmã, decidiram mudar-se para o município de São Bernardo do Campo, em busca de novas oportunidades.

Começou o exercício do ministério em 1995. Na época que ficou desempregado, vivendo uma situação financeira difícil, deu início, junto à sua esposa, a uma escola de educação infantil. Assim surgiu o Colégio El-Shaday. A primeira unidade do colégio começou a funcionar em três cômodos, dentro de sua própria casa e contava com seis alunos. Com o passar dos anos, o colégio passou a contar com mais de 1.700 alunos e, atualmente, é uma referência em educação e ensino cristão. Em 2019, foi inaugurada a Igreja El-Shaday, cujo propósito é dar continuidade ao exercício da missão concedida por Deus.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 38/2019, de autoria do vereador Antonio Carlos (PT), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Pastor Antonio Lemes Pereira. O homenageado nasceu no dia 2 de outubro de 1929, na cidade de Poté, estado de Minas Gerais. Casou-se, aos 28 anos de idade, com a Sra. Maria dos Santos Pereira, com a qual teve seis filhos: Marcos Pereira dos Santos, Samuel Pereira dos Santos (falecido), Marta dos Santos Barboza, Abigail Pereira dos Santos, Jessé Pereira dos Santos e Adeir Pereira dos Santos (falecida).

Em 1968, mudou-se para São Bernardo do Campo, juntamente com sua família. Foi empossado como pastor da Igreja Assembleia de Deus localizada na Rua Ministro Ribeiro da Costa, nº 358, Jardim do Lago, em janeiro de 1969, e permaneceu até o dia 10 de maio de 2015.

- Projeto de Resolução n° 39/2019, de autoria do presidente Ramon Ramos, que autoriza o empréstimo do Plenário Tereza Delta, no dia 7 de outubro de 2019, das 9h às 12h, para a realização de Audiência Pública alusiva à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2020. A LOA estima as receitas e fixa as despesas do Executivo para o próximo ano.

A audiência será realizada em cumprimento ao disposto na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e na Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade).

- Requerimento n° 44/2019, de autoria do vereador Julinho Fuzari (CIDADANIA), que congratula Marcelo Luna pela contribuição ativa no resgate das famílias que ficaram ilhadas devido à enchente ocorrida no dia 10 de março deste ano no município. Ele organizou uma operação de salvamento com sua motoaquática (jet ski). Trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros local, conseguiu socorrer mais de 50 pessoas que estavam presas em suas casas e auxiliar outras que se negaram a deixar seus imóveis, providenciando água e alimentos para todos.

- Requerimento n° 45/2019, também de Julinho Fuzari, de congratulação a todos os funcionários públicos da Prefeitura de São Bernardo do Campo que trabalham ativamente, e em período extra, na manutenção e limpeza da cidade após as intensas chuvas dia 10 de março. O temporal, que causou mortes, alagamentos, deslizamentos de terra, desmoronamento de casas e quedas de árvores, deixou diversas ruas da cidade cobertas de barro e com lixos e móveis estragados acumulados.

Os servidores recolheram os materiais descartados, roçaram o mato, rasparam o asfalto para retirar a lama e lavaram as ruas com o auxílio de vários caminhões-pipa.

Outros dois itens também passaram pelo crivo do plenário:

- Projeto de Resolução nº 25/2017, de Rafael Demarchi (Republicanos), que trata da realização de sessão solene alusiva à comemoração do “Aniversário de Fundação do Bairro Demarchi”, preferencialmente no dia 26 de junho. A matéria recebeu o aval de 22 parlamentares.

“A propositura é de extrema relevância, tendo em vista a importância histórica do bairro na formação do povo da nossa cidade. Ali se instalaram muitos italianos, sendo a família Demarchi uma das primeiras, assim como os Batistini, Morassi, Tolotti, Capassi e outros. Comemorar essa data é uma maneira de preservar parte da história de São Bernardo do Campo e dos desbravadores que colaboraram para a construção da ‘Terra Mãe dos Paulistas”, explicou o vereador.

- Requerimento nº 38/2017, de Tião Mateus (PT), de congratulação ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e seus 234 representantes eleitos em 1º turno através do processo eleitoral para escolher a diretoria sindical para o triênio 2017/2020. Esses representantes compõem os 77 Comitês Sindicais de Empresas (CSEs), além do Comitê Sindical dos Aposentados (CSA). A proposta recebeu 23 votos favoráveis.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que tem como base as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, é atualmente presidido por Wagner Santana (“Wagnão”).