ss pessoa deficiencia abre“Nada sobre nós, sem nós”. O lema, definido em 2004 por ocasião das celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ressalta a importância da inclusão das pessoas com deficiência na construção de políticas públicas. Foto: Oscar Jupiraci

O assunto foi abordado na sessão solene alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, realizada na tarde de quinta-feira (19/09), no Auditório Teotônio Vilela (“Plenarinho”), no 1º andar do Palácio João Ramalho, na sede do Legislativo.

Presidida pela vereadora Ana Nice Lula (PT), a cerimônia “é mais um espaço para o debate de políticas públicas e também para dar visibilidade à pauta da pessoa com deficiência. Sabemos, por exemplo, que a nossa cidade não é acessível, não temos calçadas apropriadas para os usuários de cadeiras de rodas, cegos ou para o indivíduo com mobilidade reduzida. Precisamos avançar muito ainda. Temos o dever e o compromisso de somar com o conjunto da sociedade para lutar pela formulação de programas e ações afirmativas que atendam esses cidadãos no nosso município e na região”, explicou a parlamentar em seu pronunciamento.

ss pessoa deficiencia ana nice“As limitações são impostas. As pessoas precisam ter a oportunidade de participar”, afirmou Ana Nice. Foto: Oscar Jupiraci

Ana Nice anunciou que protocolou um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sinais sonoros nos semáforos para orientação das pessoas com deficiência visual. “Há cerca de 15 dias, conseguimos coletar as assinaturas necessárias para que a proposta tramite na Casa. Esperamos uma mobilização da comunidade e uma sensibilização dos demais pares para que a iniciativa se torne uma lei municipal e a gente possa melhorar, de forma efetiva, a acessibilidade das pessoas com deficiência. É preciso criar as condições para garantir o direito à cidade”, concluiu.

Depoimentos

mosaico 2Os integrantes da mesa de honra da sessão solene, presidida pela vereadora Ana Nice (no alto, à esquerda). Fotos: Oscar Jupiraci

Francisco Valdemir da Silva, Naira Rodrigues Gaspar,   Adelaide Manfre, Letícia Soares, José Francisco Nunes, Kelly Domingos e Luis Carlos Kassab compuseram a mesa de honra ao lado de Ana Nice. Eles também foram convidados a fazer uso da palavra, compartilhando experiências e histórias de vida. Os relatos trataram de várias questões, entre elas: saúde mental, respeito às diferenças, limitações impostas pelo cotidiano, impedimentos e barreiras sociais, previdência e assistência social.

Saiba mais sobre cada um deles:

Francisco Valdemir da Silva (Chiquinho): Membro da Comissão de Pessoas com Deficiência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ex-Diretor de Base do Sindicato e ex-Conselheiro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Bernardo do Campo.

Naira Rodrigues Gaspar: Fonoaudióloga, Mestra em Ensino da Ciência da Saúde pela UNIFESP, gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Santos e ativista dos direitos humanos da pessoa com deficiência desde 1989.

Adelaide Manfre: Presidente e fundadora da “Família Autismo Só Amor" (FASA), associação de familiares de autistas, e mãe de Júlio Cesar, autista severo não-verbal.

Letícia Soares: autista leve, cineasta, fotógrafa e editora de vídeos, criadora do canal “Aspie Aventura”.

José Francisco Nunes: Assistente Social, Assessor Técnico do Serviço Social e Gerência Executiva do INSS de São Bernardo do Campo.

Kelly Domingos: Secretária de Políticas Sociais da CUT-SP e Diretora do Sindicato dos Empregados do Comércio de Osasco e Região.

Luis Carlos Kassab: representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bernardo do Campo

Dança inclusiva

ss pessoa deficiencia dancaMovimente, grupo de dança inclusiva. Foto: Oscar Jupiraci

O grupo infantil de bailarinos com deficiência apresentou o espetáculo “Gatos também dançam”. Eles fazem parte do Movimente, uma parceria entre profissionais da saúde e da arte comprometidos com a causa da pessoa com deficiência, utilizando a dança como elemento de inclusão da pessoa com e sem deficiência.

ss pessoa deficienciaOs convidados da sessão solene lotaram o "Plenarinho" da Câmara Municipal. Foto: Oscar Jupiraci

A data

Instituído de forma oficial em 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado anualmente em 21 de setembro. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, simbolizando o nascimento das reivindicações dessa parcela da população por cidadania, inclusão e igualdade. Em São Bernardo do Campo, a Resolução nº 1.198, de 27 de agosto de 1993, estabelece os termos para a realização desta solenidade.

Atividades culturais

Neste mês, a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude preparou uma programação voltada às pessoas com deficiência. Leia mais em: https://bit.ly/2kMaWWE.