abre desbravadoresVereador mauro Miaguti recebeu alguns desbravadores para um bate-papo antes do início da sessão. Foto: Divulgação.

Na tarde do último sábado (21/09) o Plenário Tereza Delta foi palco de um evento que comemorou o “Dia dos Desbravadores” no município de São Bernardo do Campo. A sessão solene foi presidida pelo vereador Mauro Miaguti (DEM) e realizada nos termos da Resolução n° 3.040, de 10 de setembro de 2015.

Compuseram a mesa de honra: vereador Mauro Miaguti, presidente da comissão da organizadora; José Edson Botelho de Antônio, coordenador de liberdade religiosa da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia; Dr. Angelo Breda Filho, coordenador dos regionais de Desbravadores do Planalto da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista; professor Jobson de Souza, da regional de desbravadores da 1ª região da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia; Cleison Moura de Oliveira, da distrital de desbravadores da 1ª região da Associação Paulista Sudeste da igreja Adventista do 7° Dia e Jeann Vincler Pereira Barros, da distrital de desbravadores da 1ª região da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia.

Em seu pronunciamento, o vereador destacou a importância do trabalho que os desbravadores fazem ao conectarem pessoas com o mesmo propósito. “Vocês se unem com o objetivo de se inspirar, se complementar através do aprendizado e da troca de experiências. O trabalho de vocês tem grande impacto social. O trabalho que vocês realiam faz a grande diferença na vida dessas famílias”, realçou Mauro. O parlamentar também ressaltou a relevância do trabalho dos coordenadores que dedicam boa parte da vida, de forma voluntária, aos jovens escoteiros ensinando valores e princípios. “Vocês (chefes) abordam temas como a valorização da família, da natureza, da amizade, do companheirismo, do amor à pátria. Essa liderança é o que faz florescer talentos, muitas vezes escondidos, e o futuro está nas mãos desses jovens, daí a importância dos desbravadores”, evidenciou o edil.

discurso mauro“A liderança dos chefes aqui presentes faz florescer talentos, muitas vezes escondidos”, enfatizou Mauro Miaguti ao comentar sobre a importância dos coordenadores na vida dos jovens desbravadores. Foto: Divulgação.

O coordenador Angelo Breda destacou o empenho no trabalho que os líderes fazem e podem fazer com esses jovens. “Nós temos que fazer o que gostamos, também profissionalmente. Se fizer o que gosta, você vai ser feliz. Em São Bernardo do Campo, temos 549 participantes desbravadores. No Brasil, são cerca de 260 mil membros, com um total de 9.097 clubes. No mundo todo, os votos, os ideais são todos iguais, só muda o idioma. Temos muito por fazer pelos jovens da nossa nação; temos que orientar o que é melhor para eles. Temos que ensinar com muito equilíbrio e sabedoria. Precisamos de pessoas que saibam o que estão fazendo; homens verdadeiros e honestos, ponderou Breda.

disucurso breda“Ser desbravador é ser alguém que auxilia a manter a família, a sociedade e as normas em plena atividade, sem desrespeitar as regras estabelecidas. O dia do desbravador não é só hoje; se vivemos, vamos viver de verdade”, enfatizou Angelo Breda. Foto: Divulgação.

Destaques

violeirosO grupo de violeiros do Espaço Novo Tempo da sede Senador Flaquer 434, da Associação Paulista Sudeste da igreja Adventista do 7° Dia animou a sessão com uma apresentação musical. Foto: Divulgação.

cerimonia investiduraDurante o evento, o desbravador Pedro Luis Sampaio Rodrigues do clube Calebe recebeu um broche de seus instrutores durante cerimônia de investidura da classe amigo. Foto: Divulgação.

genyA desbravadora Geny Sanchez Breda, secretária regional dos desbravadores, recebeu uma homenagem por sua dedicação aos jovens. Foto: Divulgação.

homenagem diretoresDiretores regionais dos clubes presentes na solenidade também receberam homenagens. Foto: Divulgação.

Quem são os desbravadores?

Meinos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem também o fumo e o consumo de álcool e drogas.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.

O clube de desbravadores está presente em mais de 190 países, com 95.000 sedes e próximo a 2.000.000 (dois milhões) de participantes. Existem, oficialmente, desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.

* Fotos gentilmente cedidas pelo gabinete do vereador.