juarezJuarez Tudo Azul é quem comanda os trabalhos legislativos agora. (Foto: Oscar Jupiraci)

Um acordo de lideranças permitiu que várias matérias de autoria dos vereadores da Casa fossem aprovadas na manhã desta quarta-feira (16/10) no Plenário Tereza Delta:

- Projeto de Decreto Legislativo nº 40/2019, de Estevão Camolesi (Cidadania), de entrega do Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Raul Fernando Dias Doria. Jornalista, publicitário e produtor, o homenageado é Diretor Suplente do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo;

- Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2019, de Estevão Camolesi (Cidadania), que concede o Título de “Cidadão Emérito” ao Sr. Divaldo Pereira Franco, professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro;

- Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2019, de Tião Mateus (PT), que confere o Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Dimas Ramalho. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi deputado federal e estadual pelo Estado de São Paulo e Procurador de Justiça do Ministério Público;

- Projeto de Decreto Legislativo nº 43/2019, de Eliezer Mendes (PODE), que outorga o Título de “Cidadão Benemérito” ao Maestro Milton de Paula Monteiro.  Seminarista de música sacra pela Associação Musical Jahn Sorheim e aluno de Licenciatura Musical na Universidade de Santos, ele é atualmente regente da Orquestra Júbilo Celeste; 

- Projeto de Resolução nº 44/2019, de Antonio Carlos/Toninho da Lanchonete (PT), sobre empréstimo do Plenário Tereza Delta, no dia 18 de novembro de 2019, das 19h às 22h, para realização de reunião ampliada com a comunidade sobre o tema “Privatizações”;

- Projeto de Resolução nº 45/2019, de Juarez Tudo Azul (PSDB), que autoriza a cessão do Plenário Tereza Delta, nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, das 8h às 12h e das 18h às 22h, para realização da “Semana Jurídica da Faculdade FaPan”. O referido evento ocorrerá com o intuito promover o aprofundamento de diversos temas relevantes ao Direito e seus efeitos no âmbito jurídico-social através do debate entre convidados, professores e estudantes;

- Projeto de Resolução nº 46/2019, de Juarez Tudo Azul (PSDB), que cede o Plenário Tereza Delta, no dia 11 de novembro de 2019, das 19h às 22h, para realização de palestra pela Comissão de Direitos Humanos da 39ª Subseção da OAB/SP – São Bernardo do Campo, sobre o tema: “Garantismo Penal e os Direitos Humanos”, com a presença da convidada e conferencista, Sra. Eleonora Nacif. O objetivo é fomentar o conhecimento dos alunos além da atualização de diversos temas abordados na comunidade jurídica;

 - Projeto de Resolução n° 47/2019, de autoria do vereador Mauro Miaguti (DEM), que altera a redação do artigo 1° da Resolução n° 3.209, de 04 de abril de 2019, que dispõe sobre autorização de empréstimo do Plenário Tereza Delta. Assim ficou a nova redação do artigo: “Fica autorizada a cessão do Plenário ‘Tereza Delta’ da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, no dia 8 de dezembro de 2019, das 8h às 12h30, para realização do Congresso dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.”.

- Requerimento n° 84/2019, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PSDB), que congratula a escritora Cris Lacerda Buch, pelo lançamento do livro “A Missão dos Índigos”, da Editora Viseu.

“A Missão dos Índigos” conta a história de Ananda, uma garota que consegue enxergar a aura das pessoas e sabe que sua aura é diferenciada, na cor azul índigo. Em razão de um sonho que se repete quase todas as noites, ela decide abandonar sua rotina e embarcar para o local que aparece em seus sonhos. Entretanto, ao chegar no destino, descobre que está em outra dimensão, onde conhece um grupo de jovens com a aura igual à sua e seu mestre, que revela que ela é a “peça chave” em uma missão que salvará milhares de vidas.

- Requerimento n° 135/2019, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PSDB), que congratula o Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de todos os ramos de Seguro, Resseguros e Capitalização do estado de São Paulo (SINCOR-SP), por seus 85 anos de fundação.

O SINCOR-SP é uma entidade representativa da categoria dos corretores de seguros, que tem por objetivo defender e coordenar os interesses econômicos da corretagem promovendo cursos, elegendo ou designando representantes, celebrando convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, estabelecendo contribuições para todos aqueles que participam da categoria e das regionais sindicais nas cidades do Estado, promovendo, ainda, demais ações e medidas judiciais previstas em lei e normas convencionais.

- Requerimento nº 139/2019, de Eliezer Mendes (PODE), que parabeniza a Igreja Evangélica Nova Vida em Cristo, pelos 20 anos de sua fundação;

- Requerimento nº 141/2019, de Pery Cartola (PSDB), de apoio à cidade de Vouzela, em Portugal, e às intérpretes e historiadoras brasileiras Damiana Rosa de Oliveira e Andreia de Jesus Cintas Vasquez, pelo trabalho de divulgação da trajetória de João Ramalho, um dos primeiros intérpretes do nosso país;

- Requerimento nº 142/2019, de Antonio Carlos/Toninho da Lanchonete (PT), de congratulação com o Centro Universitário Saúde ABC, atual denominação da Faculdade de Medicina do ABC, pelos 50 anos de sua fundação;

- Requerimento nº 143/2019, de Juarez Tudo Azul (PSDB), de congratulação com o Jornal da Região, pela comemoração de seu 28º aniversário.

32 soVereadores reunidos no Plenário Tereza delta durante a sessão de hoje. (Foto: Oscar Jupiraci)

Por 25 votos favoráveis e 3 abstenções, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 02/2019, apresentada pela Mesa da Câmara, deve alterar o artigo 80 da Constituição da cidade. Com esse resultado da votação em segundo turno, o item passa a vigorar com a seguinte redação: 

“Art. 80. Qualquer eleitor poderá denunciar o Prefeito ou quem vier a substituí-lo, por infração político-administrativa, mediante petição dirigida ao Presidente da Câmara, contendo de forma clara e precisa os fatos imputados, indicando as provas que pretende produzir.

  • 1º A petição e os documentos protocolados na Câmara Municipal, com a finalidade prevista no caput deste artigo, serão previamente analisados e, caso estejam em desacordo com os requisitos formais e materiais previstos no Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, não serão recebidos como denúncia, devendo ser determinado o seu arquivamento imediato, através de despacho fundamentado do Presidente da Câmara.
  • 2º Recebida a denúncia, o Presidente a submeterá ao Plenário para sua aceitação prévia por maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, implicando a não aceitação em seu arquivamento imediato.
  • 3º Não serão submetidas ao Plenário, as denúncias que tratarem de fatos que já tenham sido objeto de deliberação anterior pela Câmara Municipal, devendo ser determinado o seu arquivamento imediato, através de despacho fundamentado do Presidente da Câmara.
  • 4º O processo de julgamento será o mesmo dos Vereadores, no que couber”. (NR)

Outubro Rosa

Durante a sessão, o vereador Dr. Manuel (Cidadania) falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma vez que estamos no mês alusivo à prevenção deste tipo de câncer.

“É importante falarmos da prevenção, que é o melhor tratamento. O câncer de mama se cura até em 95% dos casos desde que seja detectado logo no início. Uma estatística de 2018 mostra que no mundo nós teríamos cerca de dois milhões e cem mil pessoas com câncer de mama. No Brasil, teríamos cinquenta e nove mil e setecentos casos novos deste tipo de câncer. A prevenção começa em casa no autoexame que a mulher faz nas mamas. É importante respeitar o período menstrual e não fazer o exame nesse período uma vez que a mulher retém muito liquido nas mamas nesse período. O exame deve ser feito no décimo dia depois que começou a menstruação. Não apenas a apalpação, também temos mais dois exames: expressão da mama e visão externa. Ao perceber uma lesão mínima, a mulher deve de imediato procurar um ginecologista. Nem todo nódulo é maligno; o nódulo maligno já nasce maligno e vai crescendo. A expressão da mama é quando a mulher espreme a mama apertando-a como uma laranja até o mamilo para ver se sai algum líquido pelo mamilo. Se sair sangue, a mulher deve procurar assistência médica. A visão externa é feita na frente de um espelho: a mulher compara uma mama com a outra, a posição dos mamilos, se há uma reentrância, saliência, alguma mancha, alguma ferida ou anormalidade nas mamas. Esses são os principais exames que a mulher pode fazer em casa. Os outros exames são complementares. Quem tem histórico de câncer de mama na família, deve fazer, anualmente, exame de  mamografia a partir dos 30 anos. O diagnóstico definitivo é feito através de biopsia, nunca por exames complementares, ressaltou Dr. Manuel.

cancer mamaDivulgação: Ministério da Saúde.

O Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo do movimento é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. 

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo (na pele) semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Com informações do Ministério da Saúde