Imprimir

ss banda abreO maestro Irineu Negri Garcia rege a Banda Baeta Neves durante a sessão solene comandada pelo vereador Toninho Tavares. Foto: Oscar Jupiraci

Na cerimônia, presidida pelo vereador Toninho Tavares (PSDB) na noite de terça-feira (05/11), no Plenário Tereza Delta, o maestro Irineu Negri Garcia e os músicos Cláudio Aparecido Moro e Norberto de Carvalho (in memoriam) receberam honrarias concedidas pela Casa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Além deles, Patrícia Regiane das Neves, diretora da Escola Estadual Dr. Baeta Neves, também foi agraciada com a “Medalha João Ramalho” pela participação ativa e significativa no progresso da educação do município.

ss banda toninhoÀ esquerda, o vereador Toninho Tavares, autor dos Decretos Legislativos que instituíram a solenidade, e o maestro Irineu Negri Garcia, regente da Banda Baeta Neves. Foto: Oscar Jupiraci

“Esta solenidade é um marco, não apenas para os homenageados desta noite, mas para a Banda Mirim Baeta Neves em geral, com todas as suas formações ao longo do tempo. Também representa o resgate de uma história que marcou gerações. Cada um de vocês é a prova viva de que a educação aliada à cultura transforma vidas. Muitos continuaram no caminho da música, já outros seguiram profissões em segmentos diversos, mas todos carregam consigo os ensinamentos e valores que lhes foram incutidos quando fizeram parte deste projeto, iniciado há 56 anos”, afirmou o parlamentar em seu pronunciamento na tribuna representando o Legislativo Municipal. 

mosaico 1A Banda Baeta Neves animou os convidados com várias apresentações no decorrer da cerimônia. No repertório, clássicos do cancioneiro popular como “Jura”, “Feira de Mangaio” e “Besame Mucho”. Fotos: Oscar Jupiraci

Sob a regência do Maestro Irineu Negri Garcia, fundador e idealizador da iniciativa, a Banda Mirim Baeta Neves surgiu em 1963 e esteve na ativa até 1980. Formada por garotos de 9 a 12 anos, o grupo fez diversas apresentações pelo Brasil, inclusive em programas de televisão. Hoje adultos, muitos deles são músicos consagrados que trabalham com artistas renomados. O documentário “A Matriz dos Metais”, dirigido por Edson Cabral e Robson Timoteo em 2017, conta um pouco desta história.

Em 2018, a “Bandinha”, como é carinhosamente chamada, retomou as atividades com agenda de shows e a gravação de um CD com a participação de antigos integrantes.

 

Convidados

As seguintes personalidades ocuparam lugares de destaque na mesa de honra:

Vereador Toninho Tavares, presidente da Comissão Organizadora;

Dr. José Roberto Gil Fonseca, Secretário Municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, representando o Prefeito Orlando Morando;

Pedro Castro dos Prazeres, Subtenente do Tiro de Guerra de São Bernardo do Campo;

Airton Aparecido Silva, assessor da Deputada Estadual Carla Morando;

Nair Fernandes de Camargo, mãe do homenageado Norberto Camargo (in memoriam);

José de Camargo Filho, pai do homenageado Norberto Camargo (in memoriam);

Antonia Ortega de Abreu, primeira diretora da E.E. Baeta Neves;

Patrícia Regiane das Neves, atual diretora da E.E. Baeta Neves, e

Lauro Gilmar Teixeira, ex-integrante da Banda Mirim Baeta Neves e Presidente do Conselho da Associação Amigos da Polícia Militar – Região do ABC.

 

Trajetórias

Conheça a biografia dos homenageados na solenidade: 

ss banda irineu garciaÀ esquerda, o maestro Irineu Negri Garcia. Foto: Oscar Jupiraci

IRINEU NEGRI GARCIA, nasceu em 1º de julho de 1938, na fazenda Luiz Negri, localizada na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo. Mudou-se para São Bernardo do Campo aos quatro anos de idade.
Estudou música na Banda Carlos Gomes e Banda São José, na qual também atuou como maestro.
Formou-se professor de saxofone no Conservatório Musical "Maestro Padre José Maurício".
Alguns anos depois, graduou-se professor de Educação Artística, Regência e Composição pela Faculdade São Paulo. Tem seu diploma em música registrado na Ordem dos Músicos do Brasil.
Iniciou sua carreira de maestro e professor de música em 1963 na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
Lecionou o curso de Educação Artística nas Escolas Estaduais Dr. Baeta Neves, Mizuho e Prestes Maia.
Seu currículo extenso e os seus feitos sempre agregaram valores para a cultura brasileira.
Foi nomeado o maestro mais jovem do Brasil e recebeu, da Assembleia Legislativa de São Paulo, um troféu reconhecendo sua banda como uma das dez melhores do Brasil.
Atualmente, atua como maestro na Banda Mirim Baeta Neves, que é considerada pelos historiadores a primeira banda mirim criada no Brasil.

 

ss banda nonoÀ esquerda, os pais de Norberto de Camargo. Foto: Oscar Jupiraci

NORBERTO DE CAMARGO nasceu no dia 29 de março de 1962, na cidade de Jales, Estado de São Paulo.
Estudou o Ensino Básico na Escola Anita Magrini Guedes, concluiu o Ensino Fundamental na Escola João Ramalho e o Ensino Médio na Escola Estadual de Primeiro Grau Dr. José Fornari.
No ano de 1973, com 7 anos de idade, iniciou seus estudos musicais na Banda Mirim Baeta Neves, com o maestro Irineu Negri Garcia.
No período de 1977 a 1980, estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
No ano de 1978, fez parte da banda responsável pela música da peça "Gota D’Água", de autoria de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes, com a participação da atriz Bibi Ferreira.
Em 1979, com 17 anos de idade, foi convidado por Arrigo Barnabé para participar de sua banda, no Festival MPB Universitário, no qual as músicas ganharam em primeiro e quinto lugares.
Em 1981, foi convidado por Cesar Camargo Mariano para fazer parte da banda de Elis Regina, no show "Saudades do Brasil".
Tocou também com Roberto Carlos, Raul Seixas, Nei Matrogrosso, Rita Lee, Fafá de Belém, entre outros.
Foi um dos fundadores da Banda Metalurgia.
Participou de muitos projetos individuais e gravações de discos de vários artistas.
Faleceu em 1985, em um trágico acidente de moto, aos 23 anos de idade.

 

ss banda claudinhoAo centro, Claudinho Baeta. Foto: Oscar Jupiraci

CLAUDIO APARECIDO MORO, conhecido no meio artístico como "Claudinho Baeta", nasceu no dia 17 de janeiro de 1963, na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.
Iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade na Banda Mirim Baeta Neves, em São Bernardo do Campo.
Aos 13 anos de idade, estudou na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, onde teve a oportunidade de, juntamente com seu grupo instrumental, representá-la no Festival Internacional de Jazz - São Paulo/Montreaux.
Dando continuidade aos seus trabalhos, já como um profissional da música, ingressou na Universidade Livre de Música, cuja direção era do renomado Tom Jobim.
Há 28 anos trabalha com o cantor sertanejo Leonardo, que já vendeu mais de 30 milhões de cópias em seus variados álbuns e realizou turnês pelo mundo.
Nessa trajetória, Claudinho Baeta já gravou, acompanhou e dividiu palco com muitas estrelas do cenário musical, tais como: Victor e Léo, Zezé de Camargo e Luciano, Paula Fernandes, João Bosco e Vinicius, Fernando e Sorocaba, Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Daniel, Fábio Júnior, Ivan Lins, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alexandre Pires, Belchior, Danilo Caymmi, Fafá de Belém, Roberta Miranda, Frank Aguiar, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Premeditando o Breque, Paulo Moura, Dona Ivone Lara, Raul de Barros, Banda Metalurgia, Bocato e Banda, Billy Cobhan, dentre outros.
Por muitos anos lecionou música na escola Canal 52, que na época era localizada no centro de São Bernardo do Campo, onde hoje está situado seu estúdio de gravação.
Atualmente, além de acompanhar o cantor sertanejo Leonardo em turnês, voltou a reunir os integrantes da Banda Mirim do Baeta, dirigida pelo saudoso maestro Irineu Negri Garcia e, a partir de então, passaram a realizar diversas apresentações.

 

ss banda patriciaÀ esquerda, Patrícia Regiane das Neves. Foto: Oscar Jupiraci

PATRÍCIA REGIANE DAS NEVES nasceu no dia 11 de janeiro de 1970, em São Bernardo do Campo.
Formou-se em Pedagogia e pós-graduou-se em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Ingressou no magistério em 1993, como Professora de Educação Básica do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Pedra de Carvalho, em São Bernardo do Campo. Trabalhou também nas Escolas Estaduais Professor João Batista Bernardes, Professor Salvador Gori e Professora Maristela Vieira.
Em 1999 foi designada vice-diretora na Escola Estadual Professora Maristela Vieira. Em 2002, foi diretora da Escola Estadual Mario Franciscon e, em seguida, da Escola Professor João Batista Bernardes, onde permaneceu até 2008. Neste mesmo ano, foi designada diretora substituta da Escola Estadual Dr. Baeta Neves, na qual, desde 2018, é titular do referido cargo e atua no Programa de Ensino Integral.
Participou dos cursos de gestores promovidos pela Universidade de Brasília (UNB), pelo Instituto Ayrton Senna, pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP), pelo Instituto Rodrigo Mendes, dentre outros.
Sua carreira, que conta com vinte e sete anos dedicados à educação, é marcada pelo incentivo à educação inclusiva, ao ensino integral e ao protagonismo juvenil.

 

mosaico 2 Parentes, amigos e fãs da Banda Baeta Neves compareceram ao Plenário Tereza Delta para prestigiar a cerimônia. Fotos: Oscar Jupiraci