Imprimir

abre 6soEntre os destaques na ordem do dia, os vereadores aprovaram o PL n° 11/2020, de autoria do Executivo. Foto: Oscar Jupiraci.

Na manhã desta quarta-feira (11/03), os trabalhos legislativos no Plenário Tereza Delta começaram com a aprovação, por 23 votos favoráveis do Projeto de Lei nº 11/2020.  De autoria do Executivo Municipal, o texto dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 4,877 milhões destinados a adequações orçamentárias no Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde para o exercício de 2020.  

Em seguida, os vereadores deram aval às seguintes propostas: 

- Projeto de Resolução nº 08/2020, do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Juarez Tudo Azul (PSDB), que trata da comemoração dos 90 anos da Associação Paulista de Medicina (APM) no dia 4 de junho. A celebração ocorrerá em sessão solene, para a qual serão convidadas autoridades civis, militares e religiosas.

APM é uma entidade do terceiro setor sem fins lucrativos que representa mais de 72 mil médicos associados no estado de São Paulo. Com 14 Distritais compostas por 75 Regionais, oferece diversos serviços, eventos e benefícios aos profissionais de medicina. A organização contribui para a qualidade do atendimento prestado à população na área da saúde, tanto no âmbito do sistema público quanto do suplementar. 

- Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2020, do vereador Pastor Zezinho Soares (PSDB), de entrega do Título de “Entidade Benemérita” à Associação Cultural Tocando a Vida.

Conforme consta de seu Estatuto Social, trata-se de uma associação civil de direito privado criada em 2010, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter organizacional, filantrópica, assistencial, promocional, cultural, sem cunho partidário ou político, com autonomia administrativa e financeira, com finalidade de atender a todos que a ela se dirigem, independente de classe social, nacionalidade, cor, sexo ou crença religiosa.

Atualmente, a Associação dedica sua atenção ao fortalecimento do projeto da Orquestra Filarmônica São Bernardo do Campo, composta por setenta músicos profissionais - em sua maioria, jovens de faixa etária até os 30 anos de idade - presidida pelo maestro Fernando Mathias de Carvalho.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2020, do vereador Pery Cartola (PSDB), sobre a concessão do Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Manoel Sousa Araújo, atleta consagrado no MMA (Mixed Martial Arts), com um cartel invicto de cinco vitórias e nenhuma derrota.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2020, do vereador Toninho Tavares (PSDB), que dispõe sobre a concessão do Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Dr. Valter Hato (in memoriam), médico veterinário precursor no despertar na sociedade da importância do tratamento médico aos animais de estimação. No ano de 1978, fundou a empresa que perdura até hoje, tornando-se o primeiro Hospital Veterinário em toda a região do Grande ABC, e um dos maiores centros médico veterinário da América Latina.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2020, também de Toninho Tavares (PSDB), que dispõe sobre a concessão da Medalha João Ramalho Hospital Veterinário Dr. Hato. O Hospital Veterinário Dr. Hato foi fundado pelo Dr. Valter Hato, na década de 1970, época em que a cidade de São Bernardo do Campo contava com apenas três médicos veterinários, tendo sido a primeira instituição hospitalar dedicada à saúde e o bem-estar animal na região do ABC.

Atualmente a empresa possui três unidades da Região do Grande ABC, perfazendo uma área total de 13.000 m² e contando com trezentos colaboradores. Duas das referidas unidades contam com hospital veterinário e pet shop, com atendimento 24 horas. A instituição ainda segue a filosofia de seu fundador de não vender animais, entendendo que o animal não é uma mercadoria. 

- Requerimento nº 15/2020, de Jorge Araújo (PODE), com moção de repúdio ao brinde “coroa de papel”, com os dizeres: “Rainha da P**** Toda”, distribuído por uma rede de fast-food.

reuniaoDurante a sessão, alguns vereadores se reuniram com mães de crianças com deficiência para falar sobre educação inclusiva no município. Foto: Oscar Jupiraci.

 

Canais de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.