açucena - Cópia

A prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a prefeitura de Açucena-MG, realizará no próximo sábado (13/6), das 8h às 18h, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, um congresso com o objetivo de abordar assuntos referentes às histórias políticas, os fatores de migração e imigração populacional.

Açucena é uma cidade do leste do estado de Minas Gerais, integrante da região do Vale do Aço, com população atual estimada em 10,5 mil habitantes. Há mais de 50 anos, este número era superior a 30 mil. Nesta época, com a intenção de buscar novos horizontes e o sucesso profissional no estado de São Paulo, aproximadamente 80% da população da pequena cidade mineira migrou para São Bernardo do Campo.

Grande parte desta população constituiu família e hoje faz parte do quadro de funcionários da prefeitura de São Bernardo. Como a professora Claudete de Alves Melo Duarte, que há 25 adotou o município bernardense e a assistente social, Maria das Graças Pereira, que chegou há 53 anos.

Para o secretário de Governo, também de Açucenese, e um dos organizadores do congresso, José Albino, esta é uma ação muito importante na preservação e no resgate da história destes moradores que vieram para São Paulo, reaproximando as pessoas, e contribuindo para o intercambio cultural, além de estreitar a relação entre os poderes Executivos das cidades, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento de ambas. “Nós resolvemos realizar o congresso para que as pessoas possam contar suas histórias, pois se não tivermos nada escrito, o tempo vai passando e a história vai morrendo. Portanto a realização deste congresso tem grande relevância tanto para história dos municípios, mas, sobretudo para a história das pessoas”, disse.

São Bernardo ainda possui dois representantes mineiros no Poder Legislativo, os vereadores José Cloves, e Zé Ferreira, além do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Paulo, da diretora do SINDSERV, Lucinéa Cristino Mesquita, e a vice presidente do PT do Estado de São Paulo, Rozane Maria de Sena, a Zaninha.

O congresso também será realizado em Açucena, no dia 25 de julho, das 8h às 18h.

Harry Netto - Jornalista