seminario 1

A Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo realizou, no último sábado (27/6), na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo o 1º Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Programa Segundo Tempo (PST).

Com o objetivo de refletir sobre os impactos dos programas esportivos realizados pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, o seminário reuniu as pessoas envolvidas nas ações dos programas PELC E PST na cidade de São Bernardo do Campo, a partir de 2009.

O presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, José Luis Ferrarezi, abriu o evento explicando sobre a implementação dos projetos durante a sua gestão como Secretário de Esportes da cidade. “O desafio foi grande, mas conseguimos dar um passo importante para transformar São Bernardo do Campo em referência no esporte.

Alexandre Polac, Coordenador Geral do Programa Segundo Tempo, abordou a dificuldade de intervenção no programa Segundo Tempo de 2014. André Capi, Formador do Ministério do Esporte do Programa Esporte e Lazer da Cidade apresentou as políticas públicas de esporte e lazer para todos, incluindo a formação profissional para qualificar os programas e as ações no setor público e Meire Marchi Dantas, coordenadora dos Projetos Esportivos de Inclusão expôs a evolução dos programas do Município de São Bernardo do Campo.

A Secretaria de Esportes pretende realizar mais dois seminários. Durante os debates será elaborado um documento histórico retratando o legado do esporte para a cidade.

O PELC, que atualmente está na edição Vida Saudável 2014/2015, desenvolve oficinas artístico-manuais, paradesportivas, atividades esportivas, recreativas e corporais voltadas, nesta edição, a pessoas com mais de 45 anos. São Bernardo teve ainda as edições 2009/2010 em parceria com o Ministério da Justiça, chamado PELC/PRONASCI, e a edição 2011/2012, chamada PELC/Todas as Idades.

Já o PST tem como objetivo educar através do esporte e atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Oferece iniciação esportiva em vinte endereços, onze destes em Escolas Municipais de Educação Básica. A primeira edição foi realizada no período 2010/2011.

Crédito Foto Oscar Jupiraci (CMSBC)