portuguesesFoto: Oscar Jupiraci

O Dia da Comunidade Portuguesa foi comemorado na última quinta-feira (9/6), na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. A solenidade faz parte do calendário anual do legislativo e foi realizada nos termos das Resoluções 952, de 19 de março de 1990 e 955, de 04 de maio de 1990.

De acordo com o vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora, a solenidade é um justo reconhecimento à contribuição do povo lusitano e seus descendentes ao desenvolvimento da cidade.

Em um discurso entusiasmado, o orador da cerimônia, Gonçalo Capitão, Adido do Consulado de Portugal, ressaltou a relação fraterna existente entre as duas nações: “nós, portugueses, temos a capacidade de seguir em frente, transformando as fraquezas em força. Somos um povo altruísta, trabalhador, generoso e resistente. E estas são as maiores riquezas que as comunidades portuguesas podem transmitir aos brasileiros neste momento. Contem conosco. Assim como Portugal, o Brasil terá tempos gloriosos pela frente. Esses dias difíceis servem para que possamos dar um grande abraço de irmandade e esperança no futuro”.

O deputado estadual Orlando Morando compareceu ao evento e lembrou os antepassados que escolheram o Brasil e, mais especificamente, São Bernardo do Campo, “fugindo das guerras, em busca de melhores condições de vida, porque a cidade era considerada a terra do emprego e das oportunidades”.

O evento contou ainda com a apresentação musical do coral da Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, sob a regência do maestro Alexander Pereira. A dança ficou a cargo do casal sr. Antônio Armando Pontes Ferraz e sra. Rosilene de Oliveira Ferraz - muito aplaudido pelos presentes.

Além do vereador Hiroyuki Minami, presidente da Comissão Organizadora; fizeram parte da mesa de honra: Paulo Augusto de Freitas, vice-presidente do conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo; Gonçalo Capitão, adido do Consulado de Portugal; Carlos José Rodrigues, presidente da Casa de Portugal do Grande ABC; Geraldo Faria Rodrigues Jr., presidente do Elos Clube do Grande ABC e secretário-geral da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Antônio Rubira, vice-presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul; Ademir Alves Pardo, presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul e o comendador Marcelo Rocco, governador do Elos Club do Grande ABC, representando o deputado federal Alex Manente.

O dia 10/06 é feriado nacional em Portugal. A data lembra a morte de Luís Vaz de Camões, um dos maiores escritores de todos os tempos.  Ele é autor do poema épico “Os Lusíadas”, narrativa dos grandes feitos marítimos e guerreiros de seu país.

Clique aqui e confira as fotos do evento.