Imprimir

solene inesA sra. Inês Arssuffi Medici, 87 anos, foi uma das homenageadas com a medalha aos Imigrantes Italianos e seus Descendentes, entregue pelo vereador Minami. Foto: Oscar Jupiraci

Durante a solenidade realizada no Plenário Tereza Delta, na noite de quinta-feira, 30/06, foram entregues diplomas e medalhas a 12 personalidades de famílias de origem italiana que colaboraram para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo.

 

Essa contribuição foi mencionada na saudação do vereador Hiroyuki Minami, que preside o evento há 17 anos. “As páginas da história da imigração italiana no Brasil foram escritas com muito trabalho, esperanças e alegrias, mas também com sofrimentos e tristezas. Esses valorosos europeus sempre carregaram em seus corações a vontade de vencer. São eles os verdadeiros heróis que nunca estamparam o desânimo em suas faces e ajudaram a construir o progresso em nosso município”.

 

Representando a comunidade italiana, Ângelo Toldo, relembrou as agruras enfrentadas pelos imigrantes na vinda para o Brasil, “buscando uma melhor condição de vida, fugindo de uma Europa assolada por inúmeras guerras, sujeitando-se a viajar em porões de navios destinados à segunda classe. Nem todos que se aventuraram nesta longa travessia chegaram vivos ao seu destino final. Aqueles que aqui desembarcaram, para suprir a lacuna deixada pela mão de obra escrava, foram trabalhar na lavoura das grandes fazendas do interior do Estado de São Paulo, permanecendo nesta atividade até ganharem independência financeira, alçando voos e tornando-se grandes empreendedores”.

 

Para Fausto Guilherme Longo, senador do Parlamento Italiano, mesmo em uma ocasião comemorativa, é importante destacar que “assim como o Brasil, a Itália enfrenta uma dura realidade. A italianidade não pode ser constituída somente de momentos alegres, mas também de solidariedade entre os dois povos. Peço que, aqueles que aqui estão, nos ajude a apoiar a parceria entre a Itália e o Brasil para que possamos lutar por oportunidades que sejam de interesse das duas nações”.

 

A orquestra e coral Versolato, sob a regência de Júlio César Versolato, apresentou um repertório de canções italianas - que incluiu a famosa Funiculì, Funiculà - entusiasmando o público que compareceu ao evento.

 

Durante a cerimônia, foram condecorados:

 

Sr. Ângelo Eduardo Speglich

Dr. Armando Gradella

Sr. Dariex Angeli

Sra. Guiomar Batistella Mazurkyewistz

Sra. Inês Arssuffi Medici

Sra. Inês Gastaldo Pereira

Dr. João Cepaluni Filho

Sr. Luiz Carlos Prieto

Sr. Marcus Vinícius Pereira Santaguita

Sra. Mirna Fátima Romani

Sr. Valmir Gardinalli “Mica”

Sr. Walter Luiz Miele

Além do vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora, ocuparam a mesa de honra, o Secretário Adjunto da Secretaria de Relações Internacionais, Marcello Alexandre, representando o prefeito Luiz Marinho; Carla Sardano Morando, representando seu esposo, o deputado estadual Orlando Morando; Fausto Guilherme Longo, senador do Parlamento Italiano; Ângelo Toldo, representante da comunidade italiana; Michelle Perricone, presidente da Sociedade Cultural Brasilitália; Dr. Carlos Humberto Seraphim, vereador do município de São Caetano do Sul; Gerson Pinto de Araújo, representando os Amigos do Exército Brasileiro e a sra. Lia Ranzini, integrante da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer.

 

A solenidade foi realizada de acordo com a Lei Municipal n° 4766, de 28 de junho de 1999, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.