solene anchietaEm seu discurso, o professor e diretor-geral do Colégio Anchieta, Marco Gregori, agradece a outorga da “Medalha João Ramalho”. Foto: Oscar Jupiraci

A honraria foi entregue pelo vereador Mauro Miaguti em uma sessão solene realizada na sexta-feira, 01/07, no Plenário Tereza Delta, em reconhecimento aos 50 anos de serviços prestados pela escola ao município.

O vereador Miaguti, autor do Decreto Legislativo n° 1.476, de 18 de março de 2016, que instituiu a solenidade, destacou que, “nessas cinco décadas de existência, o Colégio se reinventou, mudou, enfrentou grandes desafios com um viés empreendedor, sem abrir mão dos seus valores. Foram mais de 60 mil alunos formados, cidadãos que promovem o crescimento de nossa cidade”.

O Colégio Anchieta foi fundado em 1966 pelo casal de professores Darcy Chaves Silveira e Cleusa Correa Silveira. O nome foi escolhido para homenagear todos os professores do Brasil, que podem encontrar na figura do Padre José de Anchieta um modelo de inspiração para o exercício de sua profissão.

Em 1967, tiveram início os cursos técnicos, um dos pontos fortes da instituição. Segundo os administradores, a criação de uma filosofia de educação prática permite que os alunos aprimorem as capacidades profissionais e aumentem as chances de garantir uma vaga de emprego.

O professor e diretor-geral do Colégio Anchieta, Marco Gregori, recebeu a “Medalha João Ramalho” em nome da entidade. Em seu discurso de agradecimento, ele disse acreditar na “nova educação, que utiliza a tecnologia para desenvolver as habilidades das crianças para que sobrevivam a um futuro desconhecido”.

Gregori ainda apresentou previsões sobre o mercado de trabalho. “O mundo vai perder, nos próximo 5 anos, 7 milhões de empregos. O trabalho manual está sendo substituído pelo digital e isso está acontecendo em uma escala nunca vista na história. Os pesquisadores já falam na ‘Quarta Revolução Industrial’. Como uma escola pode preparar crianças para uma era de incertezas se não sabemos que empregos elas terão? De cada 10 alunos que entram hoje na Educação Infantil, 7 vão trabalhar em empregos que ainda não existem. A instituição de ensino tem que desempenhar um papel muito importante neste momento de renovação”.

A mesa de honra da cerimônia foi formada pelo vereador Mauro Miaguti, presidente da comissão organizadora; pelo Secretário de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo, Paulo Dias, representando o prefeito Luiz Marinho; pelo professor e diretor-geral do Colégio Anchieta, Marco Gregori; por Nadir Cristelli, professora e diretora pedagógica; Vanda Magardi, professora e coordenadora pedagógica e pelos professores Álvaro Madeira Neto e Marcos Secolo.

Clique aqui e veja as fotos do evento.