solene dr manuelO subtenente da PM Carlos Alberto da Silva exibe a Medalha João Ramalho entregue pelo vereador Dr. Manuel. Foto: Oscar Jupiraci

A solenidade de entrega da honraria no Plenário Tereza Delta aconteceu na noite de sexta-feira, 22/07, conduzida pelo vereador Dr. Manuel. Para ele, “o subtenente Carlos Alberto da Silva é merecedor do mérito pelos 29 anos de serviços prestados à Polícia Militar. O merecimento não vem apenas pelo serviço realizado, mas pela sólida formação profissional”.

Em sua saudação, o parlamentar destacou que as conquistas dependem do esforço pessoal. “O que faz alguém ser bem-sucedido? Para Nietzsche, só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis aos nossos ideais. Acredito em Nietzsche, mas acredito também no trabalho duro. Não há nada fácil no mundo. O sucesso exige dedicação, e o nosso homenageado é um exemplo disso”.

O subtenente Carlos Alberto da Silva nasceu em Barueri, em 1966, filho do sr. João Leite da Silva e da sra. Helena Rosa da Silva.

Quatro anos depois, chegou a São Bernardo do Campo, fixando residência no bairro Nova Petrópolis. Em 1978, ingressou no CAMP - antes “Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro”, hoje “Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro”.  Ali, participou da primeira fanfarra e, posteriormente, tornou-se maestro de diversas bandas na região do ABC.

Policial militar do Estado de São Paulo, entrou na corporação em 1988. Durante sua trajetória profissional, foi promovido a Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento e chegou a Subtenente.

Estudou Matemática, Educação Física, Pedagogia, Teologia e possui mestrado em Ciências da Religião. Em sua biografia, constam cursos e especializações como Gerenciamento de Projetos, Força Tática, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, dentre outros. Também é autor de diversas pesquisas na área teológica.

Em seu agradecimento, o subtenente Carlos Alberto mencionou aqueles que o apoiaram, lembrou o incentivo dos pais para que estudasse e citou o filho Yuri Matheus, de 21 anos, como um exemplo a ser seguido. “Para aqueles que não sabem, quando ele nasceu, amputaram as duas pernas dele por causa de uma má formação. Quando perguntamos, ele diz que está sempre bem. Eu digo o mesmo. Aprendi isso com ele”.

“Tenho fé e esperança de que dias melhores virão, de que sonhos irão se cumprir e de que a Polícia Militar do Estado de São Paulo possa, fielmente, cumprir sua missão, ou seja, combater a criminalidade, preservar a ordem pública, fazer cumprir as leis e proteger as pessoas. Mas, para que tudo isso aconteça, precisamos que a sociedade organizada esteja caminhando conosco”, declarou Carlos Alberto.

Ocuparam a mesa de honra: o vereador Dr. Manuel, presidente da Comissão Organizadora; o subtenente Carlos Alberto da Silva; o coronel Marcel Lacerda Soffner; o capitão Laércio Henrique de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do 24ª Batalhão de São Bernardo do Campo; o irmão do homenageado, 1° sargento PM Paulo Henrique e o Secretário de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro Silva, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

A sessão solene ocorreu segundo os termos do Decreto Legislativo n° 1.490, de 19 de maio de 2016, de autoria do vereador Dr. Manuel.

Clique aqui e veja as fotos do evento.