ss professoresA partir da esquerda: o professor Rodolfo Gimenes Saad, o vereador Rafael Demarchi e a professora Merenice Vasconcelos Sanchez Machado. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de segunda-feira, 12 de dezembro, os educadores Rodolfo Gimenes Saad, diretor do Colégio Ábaco, e Merenice Vasconcelos Sanchez Machado, diretora da Escola Estadual Omar Donato Bassani, receberam, do vereador Rafael Demarchi (PRB), a Medalha João Ramalho.

“Estamos hoje aqui para honrar pessoas que fazem a diferença em São Bernardo do Campo. Uma delas acredita e faz valer o ensinamento, sem transformar a educação em questões mercantilistas. A outra, na área pública, mostra que é possível buscar excelência, não importa onde a escola esteja localizada”, afirmou o parlamentar na abertura regimental da cerimônia.

Ele ainda discorreu sobre os principais objetivos do ensino. “Encaro a Educação, não como uma despesa, mas como um investimento. A transmissão do conhecimento proporciona, aos jovens, meios para transformar seus sonhos em realidade. A missão de ensinar é ímpar, abre mentes e almas para que o desconhecido seja conquistado, para que as novas gerações aprimorem as descobertas, para que partam de pontos abandonados e criem novas realidades”.

Em seus discursos, os professores Rodolfo e Merenice destacaram a importância do trabalho desenvolvido em sala de aula. “É motivo de muito orgulho receber essa condecoração, porém, acredito que a principal medalha para um educador é um gesto de reconhecimento dos seus alunos”, disse Rodolfo. Para Merenice, “os estudantes precisam de profissionais dedicados, que abraçam a vocação, que oferecem aquilo que acreditam ser o melhor”.

A sessão teve apresentações musicais do cantor Fábio Cruz e da Orquestra de Cordas Ábaco. Formada por alunos do Colégio, sob a regência do maestro Diego Pacheco, foi aplaudida de pé pelos convidados.

Além do vereador Demarchi, presidente da Comissão Organizadora, compuseram a mesa de honra, os professores homenageados Rodolfo Gimenes Saad e Merenice Vasconcelos Sanchez Machado; o professor Francisco Elder Costa, também conhecido como “Chiquinho”, e o pastor Carlos Alberto Fernandes da Silva.

A solenidade foi realizada segundo os termos dos Decretos Legislativos n° 1.473 e n° 1.474, de 18 de março de 2016, de autoria do vereador Rafael Demarchi.

Clique aqui e veja as fotos do evento.