Imprimir

O vereador Julinho Fuzari (PPS) junto a alguns dos homenageados. Foto: Oscar JupiraciO vereador Julinho Fuzari (PPS) junto a alguns dos homenageados. Foto: Oscar Jupiraci


Na tarde deste sábado (22/04), sob a condução do vereador Julinho Fuzari (PPS), foi realizada sessão solene em homenagem ao "Dia do Escoteiro". A cerimônia ocorreu no Plenário Tereza Delta, tendo homenageado os grupos escoteiros Guaianazes, Caoquira, Jean Philippe Cousteau, Asa White Kenny Billings e Brogotá, além do Núcleo Bandeirante São Bernardo.

O escotismo foi fundado pelo inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em meados de 1907, tendo como objetivo inicial a formação de cidadãos exemplares. Atualmente, é um movimento no qual adultos educam jovens, além de ser considerado um dos principais programas voluntários em prol da educação no mundo. Os escoteiros costumam praticar atividades ao ar livre (como exercícios, excursões e acampamentos) a fim de promover a manutenção da saúde e, ao mesmo tempo, desenvolver noções de dever para com a Pátria e o próximo. O "Dia do Escoteiro" é comemorado oficialmente em 23 de abril, já que nesta data também se celebra o dia de São Jorge, escolhido pelo próprio fundador do escotismo como o Santo Patrono do movimento.

Em seu discurso, que marcou a abertura da solenidade, Julinho Fuzari destacou que decidiu presidir esta sessão porque tanto ele, quanto os escoteiros defendem valores em comum: "família, fé e pátria". De acordo com o parlamentar, estes "são valores essenciais à formação de um cidadão e, talvez, se não tivessem sido postos de lado, nossa nação não estaria vivenciando um período tão crítico quanto o atual". Complementou, ainda, afirmando que a principal crise existente no Brasil é "a de valores morais e éticos, motivada por não serem mais plantadas sementes de civismo nos jovens, o que pode ser contornado através do desenvolvimento de trabalhos como o dos escoteiros".

Assim como o parlamentar Julinho Fuzari, o representante do deputado estadual Alex Manente (PPS), Fernando Alves, destacou seu respeito pelas ações realizadas pelo movimento escotista e afirmou que ser "escoteiro está muito além de apenas aprender a acender uma fogueira". Segundo ele, "o escotismo permite desenvolver cidadãos de bem, o que tanto estamos precisando neste momento em nosso país".

Já Raphael Tadeu Raiza, comissário distrital do 14° Distrito Escoteiro de São Bernardo do Campo, relatou sua emoção ao participar da solenidade, afirmando que os escoteiros são "irmãos de lenço, de coração e de ideal e que estão aqui para transformar". Finalizou dizendo que além de marcar o encontro dos escoteiros, esta sessão solene é a forma que os mesmos possuem de demonstrar sua força na cidade.

A Mesa de Honra da cerimônia foi composta pelos já citados Julinho Fuzari (que a presidiu), Fernando Alves e Raphael Tadeu Raiza e, também, por Laura Midori Ito (do Grupo Escoteiro Guaianazes), Maria Cristina Batista Gabas e Marcos Cunha (do Grupo Escoteiro Caoquira), Nathalia Araújo e Thaís Araújo (do Núcleo Bandeirante São Bernardo), Gilson José Morais Mafra (do Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau), Chefe Carlinhos (do Grupo Escoteiro Asa White Kenny Billings) e Rosa Maria de Souza (do Grupo Escoteiro Brogotá).

 

Clique aqui para ver as fotos oficiais do evento.