Imprimir

ss fraternidade internaO vereador Antonio Carlos (PT) preside a sessão solene da Campanha da Fraternidade 2017. Foto: Oscar Jupiraci

Os convidados da solenidade, realizada no Plenário Tereza Delta na noite de sexta-feira (30/06), participaram da discussão do tema “Biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação”, instituídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano.

“A proposta é refletir sobre a diversidade de cada um dos seis biomas existentes no Brasil: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Pampas. O objetivo é incentivar as relações respeitosas com vida e a cultura dos povos originários desses locais ou que tradicionalmente neles vivem”, explicou o vereador Antonio Carlos (PT), o Toninho da Lanchonete, presidente da sessão.

Ele ainda ressaltou a necessidade de implementação de políticas públicas e ações efetivas capazes de preservar os recursos naturais e o ecossistema. “Temos, cada vez mais, um imenso desafio, que inclui recuperar os rios degradados, as represas contaminadas, as florestas devastadas, os alimentos contaminados por agrotóxicos, esgoto e lixão a céu aberto, trazendo doenças e mais sofrimento ao nosso povo. A degradação dos ambientes é sempre acompanhada pelas injustiças sociais”, acrescentou.

ss fraternidade bispoA preservação dos biomas brasileiros foi tema da palestra do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Foto: Oscar Jupiraci

A cerimônia contou ainda com a presença especial de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, responsável pela região do ABC. Em sua palestra, ele explicou que “a Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja do Brasil desde a década de 1960 no período da Quaresma, procura trazer ao debate das comunidades e da sociedade assuntos que impedem a vida digna das pessoas e a convivência de irmãos conforme inspiração do Evangelho”.

Segundo ele, “a campanha busca nos persuadir de que precisamos de uma ‘conversão ecológica’ que nos permita valorizar a natureza - que é uma obra divina, e não objeto de exploração e depredação. Nós somos encarregados de cuidar, mas, por causa do lucro e da ganância, o homem destrói. Não podemos ser negligentes ou indiferentes às consequências desta devastação. Cada um tem que fazer sua parte, inclusive o poder público. Se não revertermos essa situação, as gerações futuras vão pagar muito caro”, alertou.

Além dele e do vereador Antonio Carlos, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra: o vereador Jorge Araújo (PHS), representando o prefeito Orlando Morando; o padre Paulo Afonso da Silva, da Paróquia Sagrada Família; o Dr. Luis Ricardo Davanzo, presidente da 39ª Subseção da OAB-SBC; e o vereador Julinho Fuzari (PPS).

ss fraternidade homenagemVários casais receberam homenagem durante a cerimônia. Foto: Oscar Jupiraci

Durante a cerimônia, foram homenageados com diplomas de menção honrosa entidades e indivíduos que fizeram a diferença em suas comunidades, atuando de forma voluntária e benevolente para fazer do mundo um lugar melhor. 

 

Informações complementares

Veja aqui mais fotos do evento

Ouça aqui os áudios das sessões solenes