Imprimir

1ªFoto: Oscar Jupiraci

Na noite de ontem (26/10), o vereador e atual Presidente desta Casa de Leis, Pery Cartola (PSDB), conduziu sessão solene em homenagem ao “Dia do Cirurgião Dentista”.

No Brasil, os cirurgiões dentistas - profissionais responsáveis por cuidar da saúde bucal - são celebrados em 25 de outubro. Isto porque em 1884, neste mesmo dia, o governo imperial instituiu oficialmente a graduação em odontologia no país, por meio do Decreto n° 9.311. As Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia foram as primeiras a contar com tal curso, cuja duração era de três anos. Posteriormente, o Conselho Federal de Odontologia oficializou esta data como sendo o “Dia Nacional do Cirurgião Dentista”.

PeryPery Cartola em seu discurso de abertura. Foto: Oscar Jupiraci

O discurso de Pery Cartola, que marcou a abertura da solenidade, foi pautado pelo sentimento de gratidão: "poucas são as oportunidades que temos para agradecer e, por isso, gostaria de tornar público o quanto sou grato a todos os cirurgiões dentistas pelo trabalho de excelência que realizam, especialmente aqueles que trabalham na iniciativa pública e cuidam dos munícipes, que são nosso maior patrimônio”.

O parlamentar também ressaltou a “imensa satisfação” em poder “presidir uma sessão destinada a profissionais que além de cuidar da saúde e de questões estéticas ainda elevam a autoestima das pessoas, dando a elas a chance de oferecer e retribuir um sorriso”.

florivalFlorival Dias destacou a importância da valorização do odontologista. Foto: Oscar Jupiraci

Na sequência, Florival Dias, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, região de São Bernardo do Campo, discursou de maneira incisiva, questionando a valorização dada a estes profissionais no mercado de trabalho e nos entes públicos: “quero nesta oportunidade, embora festiva, abrir aspas ao momento pelo qual passa a odontologia neste país, pois, apesar dos esforços, na última década nos deparamos com uma desvalorização crescente da classe […] Há uma oferta de profissionais da área no mercado maior que a demanda, o que favorece, cada vez mais, o surgimento de novos convênios odontológicos. Até quando seremos escravos deles? […] Também é preocupante a remuneração inadequada oferecida pelos órgãos públicos, cujos concursos são abertos com salários irrisórios e apresentam concorrência desproporcional”. De acordo com Florival Dias, há necessidade de os dentistas, dada sua importância à sociedade, se conscientizarem de que devem se unir e lutar por uma maior valorização de seu trabalho.

kanaanNo centro, Ricardo Kanaãn de Almeida (um dos homenageados) junto à sua esposa e à sua filha. Foto: Oscar Jupiraci

Representando todos os homenageados da noite, o Dr. Ricardo Kanaãn de Almeida declarou, emocionado, que a odontologia lhe “permitiu trazer de volta a risada de quem não podia sorrir, aplacar a dor daquele que já fatigava pelo sofrimento e retomar o prazer de se alimentar àquele que mal se sustentava”. Salientou ainda que os profissionais dentistas são “essenciais à qualidade de vida da população, pois atuam ativamente na saúde do indivíduo em todas as suas fases, desde os cuidados preventivos (profilaxia) até os curativos” e finalizou afirmando que “a odontologia é a área da saúde que preserva e restaura o movimento mais belo do ser humano: o sorriso”.

luisLuis Yaiti Sakamoto, representando o prefeito Orlando Morando. Foto: Oscar Jupiraci

Ao término do evento, Luis Yaiti Sakamoto, chefe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, frisou que, mesmo enfrentando adversidades financeiras, sua atuação à frente deste departamento foi facilitada pelo fato de ter se deparado com “cirurgiões dentistas extremamente capacitados e com muita força de vontade”. Também se comprometeu a trabalhar na cidade em prol da retomada de uma atenção básica na odontologia que seja referência para o restante do país.

Durante a sessão, além de Ricardo Kanaãn de Almeida, foram homenageados os doutores Adriano Albano Forgieri, Geraldo João Giusti, Jorge Victor Ribeiro Quelhas, Márcia Andrea Biagioni Matusita, Nicolás Antonio D. Gómez, Ricardo Takashi Watinaga e Rosana Oliveira Rosa Rodrigues.

coralO coral Bicchieri D'Oro cantou em homenagem ao "Dia do Cirurgião Dentista". Foto: Oscar Jupiraci

Compuseram Mesa de Honra junto ao vereador Pery Cartola: Ademir Silvestre (Presidente da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo) e os doutores Luiz Yaiti Sakamoto (representando o prefeito Orlando Morando), Florival Dias, Gilberto Gomes (representando os Conselhos Regionais de Odontologia) e Francisco Ângelo Biagioni (Diretor Geral, no ABC, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, representando, neste ato, Claudio Miyake - Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

mesaOs componentes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci

 

Veja aqui mais fotos do evento.

Clique aqui para ter acesso aos áudios das sessões solenes.