Imprimir

ss ramalho capaA partir da esquerda, Débora Cardoso, esposa do homenageado, Antonio de Sousa Ramalho (ao centro) e vereador Samuel Alves. Foto: Oscar Jupiraci

Ramalho da Construção (PSDB-SP) foi homenageado pelo vereador Samuel Alves (PSDB) em uma sessão solene realizada no Plenário Tereza Delta na noite de quinta-feira, dia 9 de novembro.

“Além do trabalho na política, ele é uma referência de liderança no movimento sindical, um excelente dirigente e representante dos funcionários da construção civil. Sua trajetória de vida demonstra o compromisso e a dedicação empregados na luta pelos direitos dos trabalhadores e em prol dos mais necessitados”, afirmou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, Ramalho da Construção recordou vários momentos de sua trajetória: o nascimento no sertão da Paraíba, o trabalho na roça, a vinda para São Paulo, o serviço como servente de pedreiro, a criação da Força Sindical e as relações familiares.

“Ser um cidadão são-bernardense é uma grande responsabilidade. Pesa sobre os meus ombros a confiança dos vereadores desta Casa que aprovaram este título. Estou muito orgulhoso. Caminhando para os 69 anos de idade, o grande orgulho da minha vida é continuar trabalhando com honestidade e lealdade. Não tenho nada a pedir a Deus. Sou um homem feliz. Só tenho a agradecer”, declarou em sua fala.

ss ramalho mesaFoto: Oscar Jupiraci

Convidados

Estiveram presentes na mesa de honra:

Samuel Alves – vereador

Luiz Henrique Watanabe – assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, representando o Prefeito Orlando Morando

Antonio de Sousa Ramalho – homenageado, deputado estadual da Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo

Débora Cardoso – esposa do homenageado

Adriana Ramalho – filha do homenageado e vereadora da Câmara Municipal de São Paulo

Rodrigo de Moraes – diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes

Ricardo Patah – presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários

Marcos Antônio Ribeiro – presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho

José Dourado – assessor especial, representando Lauro Michels, prefeito de Diadema

Atevaldo Leitão – secretário de Segurança Alimentar do Município de Diadema

Flávio Rodrigues – secretário-geral do PSDB de São Bernardo do Campo

ss ramalho falaDeputado estadual Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção. Foto: Oscar Jupiraci

Biografia do homenageado

Antonio de Sousa Ramalho nasceu no ano de 1949, na cidade de Conceição, Estado da Paraíba.

De família humilde, numerosa e da lavoura, começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade, para ajudar no sustento de seus dez irmãos menores.

Em 1968, mudou-se para São Paulo.

Nos tempos duros da ditadura, iniciou sua vida na construção civil, trabalhando como servente.

Enquanto trabalhava, fazia cursos de aperfeiçoamento.

Iniciou o curso de Engenharia Civil na Universidade de Mogi das Cruzes, mas não pôde concluí-lo devido a dificuldades financeiras.

Em 1990, ingressou no meio sindical. Em 1994, assumiu a 2ª Secretaria da Executiva do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon/SP). Nesse mesmo ano, comandou a maior greve da história do setor: foram 16 dias de paralisações que resultaram na vitória dos trabalhadores reconhecida pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT - 2ª Região).

Em 1998, com o apoio do corpo associativo e da diretoria do sindicato, disputou as eleições sindicais. Eleita a nova diretoria, começou uma revolução, preparando o sindicato para novas relações entre capital e trabalho. Pelo trabalho desenvolvido, ganhou notoriedade e recebeu, por indicação do vereador Cláudio Prado, o título de “Cidadão Paulistano”, que o orgulha e coroa sua trajetória de lutas.

Nas eleições para Deputado Estadual ocorrida em 2006, obteve 32.996 votos, sendo o 3º suplente do PSDB.

Em 2010, com mais de 63 mil votos, conquistou a 1ª suplência.

No PSDB, seu trabalho tem sido reconhecido. É membro da Executiva de São Paulo, Secretário Nacional de relações sindicais e Presidente do Núcleo Sindical Nacional.

Em janeiro de 2013, assumiu uma cadeira de Deputado Estadual.

No ano de 2014, com mais de 80 mil votos, foi reconduzido ao cargo.

Extraído do Decreto Legislativo nº 1511, de 10 de fevereiro de 2017

 

Ouça aqui os áudios das sessões solenes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo

Veja aqui mais fotos da cerimônia