Imprimir

ss ana niceA vereadora Ana Nice presidiu a solenidade em comemoração à Consciência Negra. Foto: Oscar Jupiraci

O evento, que promoveu uma reflexão sobre a atual conjuntura do povo negro no país, foi organizado pela vereadora Ana Nice (PT) na noite de quinta-feira (23/11), no Plenário Tereza Delta.   

“Este debate permite que a gente fortaleça, cada dia mais, a luta em prol da criação de políticas públicas inclusivas e afirmativas para corrigir a desigualdade e as injustiças raciais que, infelizmente, ainda existem; para que possamos avançar para um Brasil mais justo”, afirmou a parlamentar.

Após comentar a falta de participação de mulheres negras na política, Ana Nice pediu que “os movimentos negros estejam presentes no Poder Legislativo para que as propostas aprovadas dialoguem com os interesses da população negra do nosso país”.

Convidados

ss convidadosFoto: Oscar Jupiraci

Estiveram ao lado de Ana Nice na mesa de honra: o deputado estadual Teonílio Barba; o ex-vereador Zé Ferreira; José Carlos Pagliuca, secretário municipal de Assuntos Jurídicos, representando o prefeito Orlando Morando; Rosana Aparecida da Silva, secretaria estadual de Combate ao Racismo da CUT; Adriana Silva, representante do Fórum Religioso de São Bernardo do Campo; Jacilene Sena, representando a deputada estadual Ana do Carmo; Elisângela Marques, representando o deputado federal Vicentinho; e Anatalina Lourenço, professora, diretora da APEOESP (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e representante do “Oriaxé” (movimento de mulheres negras).

Na Tribuna

ss barbaO deputado estadual Teonílio Barba discutiu a intolerância às religiões de origem africana. Foto: Oscar Jupiraci

ss ze ferreiraO ex-vereador Zé Ferreira falou sobre as dificuldades que enfrentou para a instituição do feriado de 20 de novembro no município. Foto: Oscar Jupiraci

ss rosanaRosana Aparecida da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT, apresentou dados recentes do IBGE para afirmar que a população negra é a mais afetada com o desemprego. Foto: Oscar Jupiraci

ss anatalinaAnatalina Lourenço, diretora estadual da APEOESP, abordou a Lei nº 10.639/2003, que trata da inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Foto: Oscar Jupiraci

Homenagens

ss capaFoto: Oscar Jupiraci

Durante a cerimônia, a vereadora homenageou coordenadores e representantes da Comissão de Igualdade e Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC:

Wilson Ribeiro

Hildo Soares de Souza

Gilberto Carlos Emiliano (Giba)

Valdenito Almeida (Carioca)

Daniel Calazans

Claudio Teixeira (Zuza)

José Laelson de Olveira (Leo da Superliga)

ss culturalFotos: Oscar Jupiraci

A parte artística, com apresentações de música e dança afro-basileiras, ficou a cargo das crianças e adolescentes do Centro Cultural Francisco Solano Trindade e dos integrantes do “Projeto Odara”.

 

VEJA AQUI mais fotos do evento.