32921399125 74e961ddf6 zFoto: Renan Olaz/CMRJ

Nesta quarta-feira (21/03), data da realização da 7ª Sessão Ordinária, a Presidência da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pediu celeridade na apuração dos fatos que envolvem o falecimento da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, ocorridos há uma semana.

Ambos foram mortos a tiros na noite de 14 de março dentro de um carro, no bairro do Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Marielle voltava para casa após participar de um compromisso político.

“Não podemos deixar de nos solidarizar com a família e os amigos deles e de todos aqueles que foram vítimas de violência em nosso país”, afirmou Pery Cartola, presidente do Legislativo.

Marielle Franco

Nascida e criada no Complexo da Maré, a parlamentar conquistou mais de 46 mil votos em sua primeira eleição – tornando-se a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro na eleição de 2016.

Socióloga e mestra em Administração Pública, Marielle trabalhou em organizações da sociedade civil como a “Brasil Foundation” e o “Centro de Ações Solidárias da Maré” (Ceasm).

Tinha atuação política destacada pelo engajamento com causas feministas, presidindo a Comissão de Defesa das Mulheres, e pela garantia dos direitos humanos em comunidades carentes da capital fluminense.

Em uma de suas últimas falas no Plenário da Câmara, a vereadora ressaltou a resistência e a luta das mulheres pelo direito à vida e contra toda forma de opressão.

Sua morte causou comoção e manifestações em dezenas de cidades brasileiras e em outras partes do mundo.

Marielle Franco tinha 38 anos e deixa uma filha.

Com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e da EBC