ss exercito abre 2Os integrantes da mesa de honra da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

A data foi celebrada em uma sessão solene realizada no Plenário Tereza Delta, na noite de quinta-feira, 19 de abril. O vereador Julinho Fuzari (PPS), responsável pelo evento, também homenageou o Tiro de Guerra (TG) 02-078, sediado em São Bernardo do Campo.

Após a cerimônia de entronização das bandeiras e a execução dos Hinos Nacional e do Município, a solenidade teve início com a leitura da Ordem do Dia, mensagem do Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

ss exercito fuzariO vereador Julinho Fuzari presidiu a sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

Na sequência, em seu discurso de abertura, Fuzari ressaltou o papel do serviço militar na formação dos recrutas. “O Exército não prepara os jovens apenas para as batalhas nos campos de guerra, mas para enfrentar a batalha de resgate dos valores morais e éticos. Seja no respeito à Pátria ou à família ou mesmo nos pequenos gestos, como ceder o lugar para que o idoso possa se sentar no ônibus, ajudar uma pessoa a atravessar a rua, socorrer alguém que esteja passando por um momento difícil. Tenho certeza de que, aqueles que têm a oportunidade de passar pela instituição, receberão esses valores e os levarão consigo pelo resto da vida”.

ss exercito mesaFoto: Oscar Jupiraci

Ao lado dele, na mesa de honra, estavam o Primeiro-Tenente Pedro Silva de Oliveira, delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar de São Bernardo do Campo; o Subtenente Josimar Barros Guimarães, Chefe de Instrução do TG 02-078; o Primeiro-Sargento Mauro José Alves Fantagucci; Gerson Pinto de Araújo, amigo do TG 02-078, e Dr. Luís Ricardo Davanzo, presidente da Subseção da OAB de São Bernardo do Campo.

montagemAutoridades que ocuparam lugares de destaque na mesa de honra discursam na tribuna. Fotos: Oscar Jupiraci

Depois de usar a tribuna, as autoridades auxiliaram o vereador Fuzari na entrega de diplomas de congratulações a cerca de 100 atiradores do TG 02-078.

A cerimônia foi realizada nos termos das Leis Municipais nº 4.958, de 11 de abril de 2001, e nº 5.591, de 14 de maio de 2009.

montagem 2Os atiradores do TG 02-078, localizado no Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo. Fotos: Oscar Jupiraci

A data

No dia 19 de abril de 2018, comemorou-se 370 anos da Batalha dos Guararapes, berço histórico do Exército Brasileiro.  Na ocasião, em Pernambuco, houve a união de negros, brancos e índios brasileiros, defensores do Império Português, que lutaram contra a ocupação holandesa de parte do território nacional.

Missão e Visão de Futuro do Exército

✔ Contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

✔ Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão.

Tiro de Guerra

É uma outra forma de prestar o serviço militar. São órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No Tiro de Guerra, o Atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas, ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.

Com informações do Ministério da Defesa / Exército Brasileiro