Imprimir

pery italiano 1O presidente Pery Cartola entregou a “Medalha João Ramalho” ao cantor italiano Roberto Apo Ambrosi, à direita. Foto: Oscar Jupiraci

Na manhã desta segunda-feira, 21 de maio, o Presidente Pery Cartola (PSDB) entregou, em seu gabinete, a “Medalha João Ramalho” ao cantor italiano Roberto Apo Ambrosi. O evento foi acompanhado por um grupo de empresários locais.

Pela primeira vez no Brasil, o artista se apresentou sábado (19/05) no Teatro Lauro Gomes, resgatando sucessos da música italiana que marcaram sua juventude. O evento foi viabilizado pelo projeto Cidades Irmãs São Bernardo-Maróstica, idealizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. 

“Inicialmente eu tinha dúvidas sobre como conduziria o show. Fiquei muito surpreso com a quantidade de pessoas presentes e a reação empolgada do público assim que entoei os primeiros versos da música Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare!). Esta receptividade me trouxe uma segurança muito grande, senti que iria interagir com a platéia, e, a partir daí, as canções fluíram bem. Agora me sinto ainda mais prestigiado ao receber esta condecoração. Agradeço muito pelo carinho”, afirmou Roberto Apo.

pery italiano 2Pery Cartola elogiou o trabalho filantrópico de Roberto Apo Ambrosi. Foto: Oscar Jupiraci

Solidariedade

A Secretaria Municipal de Comunicação informou que todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos foi revertido para a Associazione Sofia Onlus, de Padova, uma entidade filantrópica que oferece auxílio às crianças que receberam transplante de fígado.

O empresário Pier Luigi Pega lembrou que o homenageado realiza atividades beneficentes na Associazione Italiana per la Donazione di Organi, Tessuti e Cellule (AIDO), dedicando-se à divulgação e promoção de ações em favor da doação de órgãos. “Um trabalho que pode contribuir positivamente para a troca de conhecimentos na área da saúde entre as cidades irmãs”, destacou.

pery italiano 4Pery espera que o show "Vita!", de Roberto Apo, inspire outros eventos voltados à comunidade italiana em São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Irmandade

João Marcos Riotto, que intermediou a vinda do cantor, lembrou que o vínculo diplomático com Maróstica foi instituído por meio da Lei Municipal nº 2.794, de 9 de setembro de 1986, que estipula convênios culturais, artísticos, desportivos e de mútua colaboração.

O estabelecimento de acordos de cooperação técnica também é um dos objetivos dessa irmandade, como destacou o empresário Danilo Cavinato. “Estamos tentando fazer um contato entre duas empresas: uma aqui, em São Bernardo, que produz tomadas e interruptores, e outra em Maróstica, que atua no mercado de automação. Esperamos que seja o embrião de uma relação benéfica entre as duas cidades, tanto na parte tecnológica quanto industrial”.

“O que vemos hoje em dia na Itália não é mais um modelo feito de grandes multinacionais; pelo contrário, ele é pulverizado em empresas menores. Maróstica está em uma região de pequenas indústrias que poderiam promover intercâmbios com São Bernardo do Campo. Existe um filão muito grande a ser explorado que depende da vontade política dos governantes. Estou muito confiante com o apoio do prefeito Orlando Morando nesta missão”, acrescentou Pier Luigi.

Em São Bernardo do Campo, os tratados entre cidades irmãs vêm sendo estabelecidos ao longo de quatro décadas. O primeiro foi firmado em 1973, com a cidade de Tokuyama, Província de Yamaguchi, no Japão, que, a partir de 2003 passou a se chamar Shunan.

pery italiano 3Em um clima descontraído, Pery Cartola recebeu o artista e uma comitiva de empresários locais em seu gabinete. Foto: Oscar Jupiraci