Imprimir

Na tarde do último sábado, dia 26 de maio, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) presidiu, no Plenário Tereza Delta, uma sessão solene em comemoração ao “Dia da Seicho-No-Ie”.

A Seicho-No-Ie (SNI) é um movimento filosófico e religioso criado em março de 1930 pelo japonês Masaharu Taniguchi. Conforme Jorge Uemoto Junior (diretor da SNI do Brasil) explicou durante a solenidade, este movimento é “uma doutrina que se envolve diretamente com questões ambientais” e cujo “ensinamento se baseia em três pilares: tudo que existe é somente Deus e o que vem Dele, tudo que ocorre em nossas vidas é reflexo de nossa própria mente e todas as religiões são boas e possuem um ponto central de convergência”.

01 JorgeJorge Uemoto Junior, Diretor da Seicho-No-Ie do Brasil. Foto: Oscar Jupiraci

Ainda de acordo com Jorge Uemoto Junior, a SNI do Brasil atua “no Brasil, em Portugal, na Espanha, na Angola, no México e em países sul-americanos”. O movimento possui “87 regionais em idioma português e 32 em japonês” e conta com um exército de “5.601 preletores (pessoas autorizadas a realizar palestras e cerimônias) e de mais de 12 mil divulgadores ativos”.

02 OrlandoOrlando Morando, Prefeito de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Orlando Morando, atual prefeito de São Bernardo do Campo, prestigiou o evento e teve a honra de abrir os discursos da tarde. Segundo ele, a SNI é “uma filosofia de vida que prega o que o mundo mais necessita: amor, boa convivência e formas simples de se buscar a felicidade”. Orlando exaltou o trabalho que os seguidores da SNI realizam no município, “pregando amor, fraternidade e convivência e […] ensinando que a felicidade se encontra nas coisas mais simples da vida”.

03 AryAry de Oliveira, vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo e Presidente da Comissão Organizadora desta solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

Na sequência, Ary de Oliveira também ressaltou a importância da “filosofia de vida” pregada pela SNI e agradeceu sua “existência em solo brasileiro”, uma vez que tal “movimento vai além de uma religião”.

Já o presidente da Associação da Prosperidade da Regional SP-SBC, Ademir Camilo Teixeira, aproveitou a cerimônia para afirmar que “a SNI do Brasil está alinhada às diretrizes de sua sede, localizada no Japão, e, portanto, busca a construção de uma nova civilização a partir de atividades e princípios que permitam que se alcance a paz mundial”.

04 AdemirAdemir Camilo Teixeira, Presidente da Associação da Prosperidade da Regional SP-SBC .Foto: Oscar Jupiraci

Ademir crê que tal objetivo é plausível, já que “o mundo criado por Deus é perfeito” e são as ações humanas que quebram esta condição: “as pessoas esquecem que há uma relação entre Deus, natureza e seres humanos e, por isso, acreditam que podem fazer o que querem em benefício próprio e sem pensar nas consequências para a natureza”. “Nós, seres humanos, fazemos parte da natureza e, ao prejudicá-la, estamos nos prejudicando”, finalizou.

Após os discursos, os presentes à sessão puderam assistir a uma homenagem à Florinda Pereira e à Shizuka Isomoto Utida, preletoras, respectivamente, da SNI Regional SP-SBC e da SNI Regional SP-ABC.

05 HomenageadasHomenageadas da tarde (da esquerda para a direita): Florinda Pereira e Shizuka Isomoto Utida. Fotos: Oscar Jupiraci

Florinda afirmou “não ter palavras para agradecer a todos pela oportunidade dada à divulgação da filosofia religiosa da SNI”, enquanto Shizuka se disse “surpresa” pela homenagem, já que acredita que “apenas cumpre sua missão de trabalhar para Deus e manifestar Seu amor na Terra” e dedicou a honraria recebida a “todos os pioneiros da SNI, que trabalharam dia e noite para construir a base deste movimento”.

06 MinamiHiroyuki Minami, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Finalizando a solenidade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, afirmou que tanto Florinda, quanto Shizuka “prestam um relevante trabalho a toda a sociedade brasileira” e destacou ser um “admirador da filosofia, das pregações e de todos os atos da SNI”.

07 MesaIntegrantes da Mesa de Honra desta sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

A Mesa de Honra deste evento foi composta por: Ary de Oliveira, Orlando Morando, Hiroyuki Minami, Jorge Uemoto Junior, Florinda Pereira, Shizuka Isomoto Utida, Ademir Camilo Teixeira, Koiti Tozaki (preletor em grau master e supervisor administrativo doutrinário da Regional SP-SBC) e Bruno Seiji Kawamoto (presidente da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil da Regional SP-ABC).

08 CantoraDa esquerda para a direita: a cantora Karen Taira, o cantor Shozen Metolina e o coral da Seicho-No-Ie. Todos interpretaram canções em japonês durante a solenidade. Fotos: Oscar Jupiraci

 

Para ver mais fotos das sessões solenes realizadas na Casa, acesse a galeria do nosso Flickr clicando aqui.