32 so abreOs vereadores no Plenário Tereza Delta durante os trabalhos legislativos desta quarta-feira. (Foto: Oscar Jupiraci)

Duas propostas enviadas pelo Executivo Municipal foram aprovadas pelos vereadores na 32ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de quarta-feira (10/10), no Plenário Tereza Delta. Leia, a seguir, uma síntese de cada uma delas:

✔ Projeto de Lei nº 101/2018, que dispõe sobre a abertura de crédito especial no valor de até R$ 50 mil, obteve 23 votos a favor. Segundo informações da Prefeitura, este valor promoverá uma adequação orçamentária para a execução do Programa de Trabalho 0049 - Solidariedade em Ação, do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O FSS de São Bernardo do Campo tem como objetivo atender moradores em situação de vulnerabilidade social, por meio de capacitação profissional e ações de inserção social. A finalidade desta iniciativa é incentivar, em parceria com a Secretaria de Cultura e Juventude, a formação de jovens e crianças no conhecimento musical.

Entre as atribuições da Secretaria de Cultura e Juventude, coordenada pelo Secretário Adalberto José Guazzelli, estão:

post Copia

 Projeto de Lei n° 102/2018, que altera dados do 4° anexo da Lei Municipal n° 2.240/1976, obteve aval de 22 vereadores. Esta é a legislação que rege a estruturação e a evolução profissional dos funcionários efetivos e comissionados da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Com base na relevância da Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de quaisquer tipos de trabalho nos dias de hoje, o objetivo desta propositura é promover a expansão do número de cargos de “Analista de Sistemas Sênior” e “Analista de Suporte” existentes no quadro funcional da Administração Direta.

Deste modo, a quantidade de Analistas de Sistema Sênior da Prefeitura saltará de 15 para 23 profissionais, enquanto o número de Analistas de Suporte aumentará de três para cinco. Conforme explicita o prefeito Orlando Morando em seu projeto de lei, com estas alterações será possível “repor servidores na área de informática, que perdeu muitos profissionais ao longo dos últimos anos” no município.

Outubro Rosa

32 so dr manuel“O ‘Outubro Rosa’ é uma maneira de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, uma vez que o diagnóstico precoce leva ao tratamento adequado, diminuindo o número de óbitos”, comentou o vereador Dr. Manuel. (Foto: Oscar Jupiraci)

Durante a sessão, o vereador Dr. Manuel (PPS) falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma vez que estamos no mês da prevenção deste tipo de câncer.

“O ideal é começar o exame palpável em casa já na puberdade, na adolescência, que é quando o tecido mamário começa a se desenvolver. Já vi mulheres de 20 anos desenvolverem câncer de mama, são casos raros, mas existem. Cabe à mãe levar a filha jovem ao ginecologista para ter uma orientação de como fazer um autoexame da mama”, destacou o vereador.

A prevenção começa em casa, mas os exames complementares também são fundamentais no diagnóstico precoce. Quem tem familiares que tiveram câncer, deve fazer mamografia uma vez por ano a partir dos 30 anos.

Dr. Manuel também levantou alguns números: no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, são cerca de 52 mil novos casos por ano; uma em cada 12 mulheres terão câncer de mama até os 90 anos; de cada 100 casos, um é do sexo masculino. Os homens também podem desenvolver câncer de mama e o autoexame ajuda a diagnosticar a doença precocemente.

O vereador também explicou a diferença entre mamografia e ultrassom de mama: mamografia é um raio-x para ver lesões vasculares; a ultrassonografia complementa a mamografia, vê nódulos e tecidos mamários. “O diagnóstico preciso do câncer de mama é sempre feito através da biopsia”, concluiu o parlamentar.   

 

campanha ministerio saudeIlustração: Divulgação/Facebook Ministério da Saúde

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. 

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo (na pele) semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Com informações do Ministério da Saúde

 

  

31 soFoto: Oscar Jupiraci/Arquivo CMSBC

 

Na semana passada, 23 parlamentares foram favoráveis ao Projeto de Lei n° 100/2018, também de autoria do Poder Executivo. O texto dispõe sobre a alteração do Anexo Único da Lei Municipal n° 6.674, de 10 de maio de 2018. A norma trata de autorização legislativa para destinação de recursos do orçamento municipal de 2018 às entidades sem fins lucrativos por meio das parcerias formalizadas com a Secretaria de Educação do município.

O objetivo da propositura é a inclusão das Associações de Pais e Mestres (APMs) das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Espaço Cidadania, Olegário José de Godoy, Maria Adelaide Rossi, Jardim Nazareth e Riacho Grande no Anexo Único da Lei Municipal n° 6.674/2018.

As verbas destinadas às APMs visam suprir despesas com manutenção e conservação predial do “Projeto Escola Linda”, gastos relativos ao “Programa Escola de Portas Abertas” (EPA) e ao aumento do número de alunos atendidos.

Para o Paço, a colaboração das Organizações da Sociedade Civil em iniciativas da Administração Pública amplia a participação social das entidades na gestão pública democrática, na medida em que compartilha a gestão de resultados que se pretende alcançar e aproximam a demanda local com as políticas públicas.