abre 33 soVereadores reunidos para os trabalhos da 33ª Sessão ordinária. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante os trabalhos legislativos na manhã dessa quarta-feira (17/10), no Plenário Tereza Delta, foram aprovados dois Projetos de Resolução e dois Projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores. Veja, a seguir, uma síntese dos mesmos:

- Projeto de Resolução n° 41/2018, de autoria do vereador e presidente da casa Pery Cartola (PSDB), que dispõe sobre a comemoração ao “Dia do Tradutor e Intérprete no Município de São Bernardo do Campo”. A proposta, aprovada por 22 parlamentares, estabelece que esse dia seja comemorado preferencialmente no mês de novembro, em sessão solene, para a qual serão convidadas autoridades civis e religiosas, bem como trabalhadores.

Tradutor é o profissional que trabalha com textos escritos; já o intérprete, dedica-se à linguagem oral. Ao longo da história do Brasil, a figura do intérprete sempre esteve presente. Nas próprias tribos indígenas havia os que exerciam o papel de intérpretes das diferentes línguas indígenas. O tradutor também sempre esteve presente na história, traduzindo e interpretando documentos, livros, reuniões, segredos de fábrica e relatórios financeiros, bem como legendando filmes.

Em São Bernardo do Campo, desde o ano passado, tradutores e intérpretes têm se reunido em encontros bimestrais para discutir temas de interesse da área e promover a troca de conhecimentos. Nestas reuniões, realizadas no bairro do Rudge Ramos, têm comparecido profissionais das cidades do ABC e de outros municípios da região metropolitana de São Paulo.

O município de São Bernardo do Campo reúne uma grande quantidade de tradutores e intérpretes, não só pela importância cultural da nossa região, como também pela sua importância comercial e industrial. Aqui, existem desde tradutores e intérpretes ligados a indústria da cidade, até profissionais que atuam no âmbito nacional, traduzindo livros, filmes, novelas e outros documentos culturais. Além disso, dada à globalização da profissão e a facilidade de comunicações mundiais, muitos dos tradutores e intérpretes do Grande ABC atendem clientes do exterior traduzindo desde documentos técnicos e financeiros até peças publicitárias, bem como atuam em congressos e reuniões não só no Grande ABC como em todo o Estado de São Paulo e no exterior.

Pery 33 soAtual presidente da casa, vereador Pery Cartola foi autor de dois projetos aprovados na sessão dessa quarta-feira. Foto: Oscar Jupiraci.

- Projeto de Resolução n° 42/2018, de autoria do vereador Pastor Zezinho Soares (PSDB), que altera a Resolução nº 379, de 17 de setembro de 1968, que dispõe sobre a comemoração do “Dia da Vitória” em São Bernardo do Campo. Com a mudança, aprovada por 20 votos, o artigo 1° da referida Resolução passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º. A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizará, anualmente, preferencialmente no mês de maio, sessão solene para comemorar o ‘Dia da Vitória’, em homenagem à vitória dos Aliados na Europa, na Segunda Guerra Mundial.”.

pastor zezinhoVereador Pastor Zezinho, autor do Projeto de Resolução n° 42/2018. Foto: Oscar Jupiraci.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 25/2018, proposto por Pery Cartola (PSDB), que concede um título de cidadão são-bernardense ao Sr. Claude Champel. A matéria recebeu 22 votos favoráveis.

Claude nasceu na França e se dedica ao escotismo desde os nove anos de idade. Na década de 1970, imigrou para o Brasil, tendo trabalhado como soldador na Petrobras e fundado dois grupos de escoteiros do mar no estado do Rio de Janeiro. Anos mais tarde, mudou-se para São Bernardo do Campo, onde se uniu aos escotistas do grupo “Jean Phillippe Cousteau” após conhecer suas campanhas solidárias. Hoje, Claude atua na cantina e na manutenção do referido grupo.

O pergaminho correspondente ao título de cidadão são-bernardense será entregue a Claude Champel em sessão solene a ser oportunamente agendada.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 26/2018, de autoria do vereador Eliezer Mendes (PODE), que concede um título de cidadão benemérito ao Maestro Robson Marcos dos Santos. O projeto obteve aval de 21 parlamentares.

Nascido em Gravatá (PE), o Maestro Robson Marcos dos Santos fixou residência em São Bernardo do Campo em 1989. Sete anos mais tarde, ingressou nas fileiras da Força Aérea Brasileira, tendo atuado na banda da corporação. Posteriormente, iniciou sua carreira na Banda de Música do 2° Batalhão de Polícia do Exército, sediada em Osasco (SP) e, atualmente, ocupa o posto de Sargento Trombonista do Quinteto de Trombones e da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

O maestro - que fundou quatro fanfarras de escolas estaduais e atuou como instrutor de grupos musicais em colégios de São Bernardo do Campo - receberá o título de cidadão benemérito das mãos do vereador Eliezer Mendes durante sessão solene agendada para este fim.

Eliezer 33 soVereador Eliezer Mendes foi autor do Projeto de Decreto Legislativo que concederá título de cidadão benemérito ao Maestro Robson Marcos dos Santos. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante a sessão, também foi aprovado o Requerimento n° 82/2018, apresentado por Ary de Oliveira (PSDB), que solicita informações junto ao Governo e à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo acerca da possível desativação de uma Base Comunitária da Polícia Militar instalada no bairro da Pauliceia. Com aprovação de 16 vereadores, o requerimento também solicita aos responsáveis uma reavaliação da situação caso a decisão seja em favor do fechamento da referida base.

Após a aprovação da matéria, Ary fez uso da tribuna para agradecer o empenho de seus pares durante a votação e aproveitou a oportunidade para destacar que este requerimento “é muito importante para a população, pois aborda o interesse da Polícia Militar em fechar uma base de segurança cuja instalação foi fruto de muita luta por parte da comunidade local”.

Ary 33 soAry de Oliveira salientou a importância de se requerer informações sobre a possível desativação de uma Base da PM, uma vez que o tema envolve segurança pública. Foto: Oscar Jupiraci.