Imprimir

abre ebenezerEvento foi presidido pelo vereador Rafael Demarchi. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite do último sábado (27 de outubro), a Câmara Municipal sediou sessão solene de outorga da Medalha João Ramalho à Igreja Evangélica Apostólica Ebenezer. A solenidade foi presidida pelo vereador Rafael Demarchi e realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.550, de 28 de março de 2018.

Compuseram a mesa de honra: vereador Rafael Demarchi; Dr. José Roberto Gil Fonseca, secretário de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, representando o Poder Executivo; apóstolo Luiz Paulo Filiputti, presidente da Igreja Ebenezer e sua esposa, bispa Sandra Araújo Filiputti; bispo Domingos Azevedo, vice-presidente da Igreja Ebenezer; pastor Claudio dos Santos e sua esposa Maria Teixeira; pastor Antenor Ferreira e sua esposa Maria de Lurdes Ferreira; pastor José Augusto Gusmão e sua esposa Nádia Ioná Gusmão.

publico ebenezerPúblico veio prestigiar o evento na noite do último sábado. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante seu pronunciamento, o vereador Rafael Demarchi destacou que a Medalha João Ramalho é a maior honraria que a cidade de São Bernardo do Campo pode entregar a alguém. “É uma homenagem a um trabalho à sociedade. Só é digno dessa medalha quem faz um trabalho excepcional na nossa cidade, quem faz algo de relevância, que marca as vidas das pessoas da cidade e que a ajuda a crescer”, declarou o vereador.

discurso demarchiVereador ressaltou a importância da medalha João Ramalho, uma honraria entregue a quem faz um trabalho de muita relevância para a cidade. “A cidade é feita de pessoas, de famílias. Quando vidas são transformadas, a cidade é transformada”, comentou. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega medalhaMedalha foi entre por Rafael Demarchi e sua esposa Laura Micaela a Luiz Paulo Filiputti e sua esposa Sandra Araújo Filiputti, representando a Igreja Ebenezer. Foto: Oscar Jupiraci.

A Igreja Apostólica Evangélica Ebenezer teve seu nome alterado diversas vezes até chegar ao seu nome atual.

Originou-se de votação em Assembleia Ordinária, na época em que houve a mudança de endereço da Igreja Batista Peniel de Rudge Ramos para Vila Euclides, passando a chamar Igreja Batista Ebenezer.

No ano de 1989, os remanescentes dessa Igreja se mudaram para a Rua Albert Shuweitezer, no bairro Ferrazópolis.

Em 1990, a Igreja, que era proprietária de dois terrenos situados na Rua Costa Carvalho, nº 310, resolveu dar início às obras para construção de sede própria e um grupo de, aproximadamente, 20 pessoas, mudou-se para o local, em um espaço pequeno de um porão sem acabamento.

No ano de 1991, o Sr. Luiz Paulo Filiputti assumiu a Igreja como pastor interino, depois de uma assembleia deliberativa, onde se previa uma gestão temporária.

Com o tempo, a Igreja foi se expandindo e, no ano de 1992, foi requerida a ordenação do Sr. Luiz Paulo Filiputti como pastor presidente da Igreja Batista Ebenezer, sendo o pedido atendido em 12 de setembro.

A Igreja cresceu e prosperou nesse local, havendo necessidade de construção de um segundo piso, aumentando de 70 para 140 o número de pessoas suportadas no ambiente.

Em 15 de setembro de 1996, foi concretizada a construção do projeto previsto para a igreja, com um espaço para 300 pessoas.

No ano de 1998, por uma questão de convicções e direção da liderança, o nome da Igreja foi alterado novamente, passando a ser denominada Igreja Evangélica Apostólica Ebenezer.

A Igreja continuou se expandindo, comprando mais dois terrenos situados ao lado da sede, ampliando para 500 cadeiras com galerias. Além disso, atualmente está presente em vários locais no ABC Paulista, interior do Estado de São Paulo, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Catende, Arco Verde, Vitória da Conquista e Dondo Mozambique, na África.

banda retroBanda Retrô animou a celebração da noite com suas canções. Foto: Oscar Jupiraci.