Imprimir

ss abreÀ direita, o vereador Ferrarezi entrega o Título de Cidadão São-Bernardense ao professor Luiz Roberto Alves. O homenageado estava acompanhado de sua esposa, sra. Sabine Linder, e dois de seus quatro filhos. Foto: Oscar Jupiraci

O professor Luiz Roberto Alves tornou-se um cidadão são-bernardense na noite de segunda-feira (03/06) em uma sessão solene presidida pelo vereador Ferrarezi (PT) no Plenário Tereza Delta. 

ss ferrareziO vereador Ferrarezi (na foto acima) é autor do Decreto Legislativo nº 1.551, de 28 de março de 2018, que instituiu a sessão solene em homenagem ao professor e pesquisador Luiz Roberto Alves. Foto: Oscar Jupiraci

O parlamentar iniciou sua fala com uma citação, “uma frase do Rubens Alves [professor, teólogo e psicanalista]: ‘A esperança é uma droga alucinógena’. Talvez, estar aqui nos dias de hoje, seja praticar essa esperança. Estar aqui entre educadores e professores é quase um ato subversivo. Ser um educador nos dias de hoje é, acima de tudo, ser um resistente. Homenagear um professor nos dias de hoje é um ato de resistência. Mas, o momento exige que a gente tenha essa resistência e, como diz Leandro Karnal [historiador e professor], ‘Faça, porque se não fizer, em breve, o resto será apenas silêncio’. E, se tem algo que o educador não pratica, é o silêncio”.

Em seu discurso de agradecimento, Luiz Roberto explicou sua relação de longa data com São Bernardo do Campo, iniciada em 1967, quando se mudou da região de Presidente Prudente para cá, e concluiu afirmando: “Aprendi a gostar desta cidade e, porque busquei compartilhar com ela os frutos do aprendizado, recebo hoje esta homenagem. É maior do que esperei porque, enquanto ensinei, escrevi, discuti, sugeri, caminhei em passeatas, trabalhei politicamente, eu fui aquilo que a cidade permitiu que eu fizesse. [...] Se um ato de amor pode significar um título de cidadão, eu recebo-o também com prazer e amor”.

mosaico tribunaDurante a cerimônia, convidados e integrantes da mesa de honra fizeram uso da palavra na tribuna. Fotos: Oscar Jupiraci

Ocuparam lugares de destaque na mesa de honra: o vereador Ferrarezi, presidente da Comissão Organizadora, e sua esposa, a sra. Sandra Casseri Rindeika; o homenageado Luiz Roberto Alves, sua esposa, sra. Sabine Linder, e seu filho, Dr. Ariel de Castro Alves; o ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias; o deputado federal Vicentinho; José Jorge Maggio, presidente do Sinpro-ABC; Cleiton Leite Coutinho, secretário geral do PT-SBC; e os professores Roseli Fishman e Julio Mendonça.

ss musicosNo decorrer da cerimônia, o casal Tânia e Adilson Casemiro interpretou vários clássicos da MPB, como “Sabiá” e “Com que roupa”. O repertório foi escolhido pelo professor Luiz Roberto. Foto: Oscar Jupiraci

Biografia do homenageado

ss luiz roberto Professor Luiz Roberto Alves. Foto: Oscar Jupiraci

Filho do Sr. José Alves Sobrinho e da Sra. Adelina dos Santos Alves, ambos falecidos, Luiz Roberto Alves nasceu em 3 de janeiro de 1947, na cidade de Murutinga do Sul, na região de Andradina, no Estado de São Paulo. 
É professor livre-docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde recebeu títulos de Mestre e Doutor.
Desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade La Sapienza (Universidade de Roma), na Itália, e estudou na Universidade de Jerusalém, em Israel.
Há 32 anos, é professor e pesquisador na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. Ocupou ainda os cargos de Coordenador de Cátedra de Cidades “Celso Daniel”, Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação e Vice-Diretor Geral da UMESP.
Em escolas públicas estaduais, foi professor na EE João Ramalho e diretor da EE Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo e Diadema.
Foi Secretário de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo no período de 1989 a 1992, e do município de Mauá, entre os anos de 2001 a 2003.
Atuou como Conselheiro do Conselho Nacional de Educação nos anos de 2012 a 2016, exerceu as funções de Presidente da Câmara de Educação Básica e de Vice-Presidente do CNE.
É autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Sua última obra, denominada “Ensaios sobre o Viável”, foi lançada em 2017, pela Editora Metodista.
Desde a década de 70, assessora e colabora com movimentos sociais e educacionais na região do ABC, inclusive movimentos de alfabetização para adultos.
Foi um dos fundadores do “Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo” e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-ABC).
Nas décadas de 1980 a 1990, esteve presente no enfrentamento ao regime militar no movimento estudantil, como estudante da Metodista e da USP, e como um dos coordenadores da União Latino Americana da Juventude Evangélica.
Participou das discussões e debates para a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Como intelectual, colaborou, conviveu e teve como amigos, os educadores já falecidos Paulo Freire, Florestan Fernandes, Antonio Candido, entre outros. (Informações do Decreto Legislativo nº 1.551, de 28 de março de 2018)