abre japonesesNa ocasião, também foi entregue medalha João Ramalho ao Sr. Roberto Inoue pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Foto: Emerson Scherk.

Na tarde do último sábado (08/06), o Plenário Tereza Delta sediou sessão solene para homenagear os imigrantes japoneses e seus descendentes. A solenidade foi realizada nos temos da Lei n° 4.629, de 28 de maio de 1998, de autoria do vereador Hiroyuki Minami, e do Decreto Legislativo n° 1.584, de 04 de abril de 2019, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PSDB).

Composição da mesa de honra:

- vereador Ary de oliveira, presidente da comissão organizadora;

- Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo,

- Hiroyuki Minami, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o Poder Executivo;

- Coronel Nishikawa, Deputado Estadual (PSL);

- Roberto Inoue, homenageado da sessão;

- Sati Setoguti Inoue, esposa do homenageado;

- Sub Tenente Pedro Castro dos Prazeres, chefe de instrução do Tiro de Guerra TG 02-078, de São Bernardo do Campo;

- Kunime Iwamoto, presidente da União das Associações Nipo Brasileiras de São Bernardo do Campo;

- Tadatoshi Fujimori, presidente da Associação Cultural de Mizuho;

- Mauro Ikeda, presidente da Associação Cultural, Recreativa, Esportiva da Paulicéia;

- Pedro Miura, presidente do Grêmio Recreativo Rudge Ramos;

- Silvio Nakashima, presidente da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo.

Em seu pronunciamento, o vereador Ary de Oliveira parabenizou o secretário Hiroyuki Minami, também vereador licenciado dessa casa de leis, pela iniciativa de ter criado a lei que homenageia os imigrantes japoneses e seus descendentes. “São Bernardo do Campo teve seu desenvolvimento a partir das colônias, sendo a japonesa uma das mais importantes. Contribuíram com a agricultura, principalmente na plantação de batata, o que rendeu o título de batateiro para quem nasce em São Bernardo. Nossa cidade foi um dos maiores produtores de batata, que aos poucos foi cedendo espaço para as indústrias. São Bernardo também foi forte na avicultura, tivemos muitas granjas, sendo muitas delas de famílias de japoneses. Isso deu impulso na nossa economia, antes da indústria automobilística”, destacou o parlamentar.

discurso ary“Não podemos esquecer essas raízes. Os primeiros imigrantes deixaram um legado que muito nos orgulha”, comentou o vereador. Foto: Emerson Scherk.

O presidente da união das Associações Nipo brasileiras de São Bernardo do Campo, Kunime Iwamoto, enfatizou a contribuição valorosa dos imigrantes na sociedade brasileira. “Este mês comemoramos os 111 anos da imigração japonesa no Brasil, quando aportaram aqui os pioneiros que plantaram a semente e fizeram floresce as tradições e valores e cultura do Japão. Os imigrantes contribuíram, principalmente, na postura de honestidade, na valorização da educação, na dedicação ao trabalho, discrição, respeito ao próximo – principalmente aos mais idosos, que como um todo, contribuíram para criar a imagem de um povo digno, correto e confiável”, salientou Iwamoto.

discurso minami“A comunidade japonesa está totalmente integrada à comunidade do Brasil de uma forma geral. Nós somos parte integrante na formação da nação brasileira. São imigrantes valorosos que contribuíram e continuam contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Hiroyuki Minami. Foto: Emerson Scherk.

Medalha João Ramalho

Durante o evento, foi concedida Medalha João Ramalho ao Sr. Roberto Inoue pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

entrega medalhaAo lado da esposa, o Sr. Roberto Inoue recebeu a medalha João Ramalho das mãos do vereador Ary de Oliveira e do secretário Hiroyuki Minami. Foto: Emerson Scherk.

Ao agradecer a homenagem, Roberto Inoue comentou que o mérito da láurea não era apenas dele, mas de toda a comunidade são-bernardense que acolheu, deu oportunidade aos imigrantes e seus descendentes que, em retribuição, se esforçaram e se integraram á sociedade são-bernardense contribuindo para o desenvolvimento do município.

O Sr. Roberto Inoue nasceu no dia 17 de dezembro de 1943, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

É filho do Sr. Tokuji Inoue e da Sra. Ichiko Inoue, ambos já falecidos. Casou-se com a Sra. Sati Setogutti Inoue no dia 31 de janeiro de 1970. É pai de três filhas: Solange Satomi Inoue Muschian, engenheira, casada com Geraldo Alexandre Muschian; Simone Miyuki Inoue Nakaya, fonoaudióloga, casada com Ricardo Sussumu Nakaya e de Sueli Norie Inoue, Arquiteta. É avô de dois netos: Gustavo Kenji e Pedro Eiji.

Graduou-se no curso de Engenharia pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), situada em São Bernardo do Campo. Durante sua formação, participou ativamente do intercâmbio Internacional de Jovens Rurais, promovido pela 4-H Club, nos Estados Unidos da América.

Desempenhou cargos de relevância nas empresas Ford Motor do Brasil e Eletrodos Torsima S/A. No ano de 1981, fundou a Mizunami Piscina e Lazer, empresa na qual atua até os dias de hoje.

No ano de 1985, participou dos festejos comemorativos do 50º aniversário da cidade de Tokuyama (Shunan), localizada na Província de Yamaguchi, cidade Irmã de São Bernardo do Campo, como membro da Comitiva do Município, atuando como Intérprete/Tradutor.

Sempre participativo e incentivador da Cultura Nipo-Brasileira, tornou-se membro da Associação Cultural de Mizuho no ano de 1979, em substituição ao seu pai, tendo ocupado diversos cargos na Diretoria, como: Diretor de Educação, Diretor de Publicações e Diretor Vice-Presidente.

Em 1986, foi eleito Diretor Presidente da Associação Cultural de Mizuho, cargo que ocupou por várias gestões. Foi fundador e Diretor Presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo, graças às suas atividades junto à Colônia Nipônica, sempre no sentido de valorizar e difundir os valores da Cultura Japonesa.

Atualmente ocupa o cargo de Diretor Vice-Presidente da Associação Assistencial e Cultural Yamaguchi Ken-Jin do Brasil.

Destaques

mosaico alunosO aluno Kazuya Ichimura (à esquerda), do curso de língua japonesa da Associação Cultural de Mizuho fez um discurso em japonês para agradecer a iniciativa da solenidade e o aluno Henrique Hirota dos Santos (à direita) fez a tradução. Foto: Emerson Scherk.

coral criançasAlunos da união Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo fizeram uma apresentação musical. Foto: Emerson Scherk.

cantor franciscoCanto Francisco Inoue fez uma apresentação em homenagem ao primo, Sr. Roberto Inoue. Foto: Emerson Scherk.

cantora mirimCantora mirim Julia Ayumi Onoda fez uma apresentação musical. Foto: Emerson Scherk.

coral idososCoral do Rengokai, sob a regência da professora Kuniko Kumai, também se apresentou. Foto: Emerson Scherk.

taikoApresentação do Mizuho Wadaikô, sob coordenação da Sra. Luiza Nakahara. Foto: Emerson Scherk.