abreSolenidade foi presidida pelo vereador Toninho da Lanchonete. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de ontem (23/09), o vereador José Luiz Ferrarezi (PT) foi homenageado com o Título de Cidadão São-Bernardense em sessão solene presidida pelo vereador Antonio Carlos (Toninho da Lanchonete) (PT). A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.167, de 27 de maio de 2010, de autoria da ex-vereadora Fátima Araújo. Na época, Ferrarezi era secretário de esportes do município.

Compuseram a mesa de honra: vereador Toninho da Lanchonete; vereador Ferrarezi acompanhado de sua esposa Sandra Casseri Rindeika; vereador Tião Mateus; José Alexandre Pena Devesa, ex-secretário de esportes; Fátima Araújo, ex-vereadora e autora da homenagem; Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual; Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo; Pedro, presidente do ASA; Agnaldo Arsuffi, vice-presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo e Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.

Em seu pronunciamento, o vereador Toninho destacou a importância de se homenagear pessoas que tenham grandes feitos, que estão juntas no dia a dia. “E o vereador Ferrarezi é uma dessas pessoas que, no dia a dia, tem dado uma grande contribuição para o nosso município e é por isso que estamos fazendo essa justa homenagem. Ele realizou um trabalho fundamental frente à secretaria de esportes, levando esporte para a juventude, levando o nosso esporte para outras cidades, trazendo grandes atletas para o município, colocando São Bernardo do Campo no seu devido lugar na questão da valorização do esporte amador em nossa cidade”, ressaltou Toninho.

toninho“Quando a gente reúne a nossa comunidade, é importante homenagearmos pessoas que tenham grandes feitos, que estão no meio da gente no dia a dia e que faz a gente feliz com o seu trabalho, a sua dedicação, o seu carinho e, acima de tudo, com a sua perseverança”, ressaltou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

Ao agradecer a homenagem, Ferrarezi comentou sobre a inância no interior, em Pacaembu e o gosto que tinha pelo esporte desde criança. “Não segui a mesma carreira que meu pai (que foi metalúrgico), queria fazer faculdade, jogar futebol, queria fazer o que me desse liberdade. Agradeço pela liberdade do meu pai que deixou eu me virar. Difícil imaginar um cara que saiu da roça e chegar aonde cheguei. Fiz duas faculdades, fiz pós-graduação e mais um monte de coisa”, relatou o vereador.

discurso ferrarezi“E hoje eu me torno cidadão São-Bernardense, hoje eu sou batateiro. Essa história só foi possível por que tive a família que tenho, pela compreensão de todos vocês”, agradeceu Ferrarezi. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega tituloFerrarezi recebe o título junto à sua esposa Sandra e o filho Pedro das mãos do vereador Toninho e a ex-vereadora Fátima Araújo. Foto: Oscar Jupiraci.

mosaico discursosFátima Araújo, Luiz Fernando, Luiz Marinho, Sandra Casseri, José Alexandre Pena e Raimundo Suzart usaram a tribuna para prestar saudações ao homenageado. Fotos: Oscar Jupiraci.

homenagem familiaA família do vereador fez uma surpresa em forma de homenagem. Foto: Oscar Jupiraci.

bandaA animação da noite ficou por conta da banda Subúrbios. Foto: Oscar Jupiraci.

Um pouco mais sobre o homenageado

José Luis Ferrarezi nasceu na cidade de Pacaembu, interior paulista, em 1964. Filho de agricultores descendentes de italianos, aos 11 anos mudou-se para São Bernardo do Campo com toda família. Em 1975, seu pai foi trabalhar como metalúrgico na Volkswagen e sua mãe foi trabalhar na prefeitura da cidade como ajudante de serviços gerais em uma escola municipal. Foi em São Bernardo do Campo que teve seu primeiro contato com o esporte, quando começou a jogar futebol com o professor José Rossi próximo à sua casa, no bairro de Santa Terezinha. Naquele esporte se encontrou, sendo jogador de futebol dos 11 aos 23 anos, representando São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e campeonatos estaduais.

E foi o esporte que o permitiu estudar, crescer não só fisicamente, mas também como pessoa. Por meio do esporte conheceu novas culturas – visitou 12 países – e isso fez a diferença até hoje em sua história. O gosto foi tanto pelo esporte que cursou educação física na Universidade Mogi das Cruzes, conciliando duas grandes paixões: a prática esportiva e os estudos. Após a primeira graduação, fez, na sequência, faculdade de pedagogia.

Seu primeiro contato com a política foi através do seu pai. Ainda muito jovem, estava com ele em manifestações na porta da fábrica, no Estádio da Vila Euclides, podendo vivenciar esse período importante da história do Brasil de perto. Em 1987, passou no concurso para professor de Educação Física na Prefeitura de Diadema, seu primeiro emprego público. Naquela secretaria de esportes passou por todos os cargos. Dois anos depois, em 1989, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) onde está até hoje. Também trabalhou como professor de Educação Física em Cubatão após passar no concurso da secretaria da educação da cidade.

Nos anos 80, quando sua família se mudou para o bairro do Baeta Neves, participou do movimento de jovens da Igreja São José, o que o possibilitou conhecer os anseios da comunidade. Em 1990, na primeira gestão do Prefeito Maurício Soares, foi indicado para compor o departamento de esportes do município de São Bernardo do Campo juntamente com o Professor Osvaldo Terra, onde ficou até o final do mandato. Participou também do Plano de Governo do Esporte nas duas campanhas do Presidente Lula, sendo no segundo mandato coordenador do plano de governo. Coordenou o setorial nacional do esporte do Partido dos Trabalhadores (PT) durante todo o governo Lula em Brasília. Coordenou o setorial estadual do esporte do Partido dos Trabalhadores (PT). A experiência o fez ser o responsável pelo Plano de Governo do prefeito Luiz Marinho na área de esportes em 2008. Em seguida, acabou sendo convidado para assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, onde conseguiu realizar importantes feitos para o esporte da cidade como o título dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior após 38 anos. Também trouxe para São Bernardo do Campo o centro de atletismo, o centro de referência de handebol e a reestruturação do vôlei na cidade, além da reforma do Estádio 1º de Maio. Também ampliou o atendimento nos diferentes programas esportivos e de lazer do município. Outra grande conquista de sua gestão foi a construção, manutenção e reforma da aparelhagem esportiva de São Bernardo do Campo, indicada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como subsede para aclimatação de equipes nas Olimpíadas de 2016. A cidade é uma das únicas – que não são capitais – a ter seis (6) aparelhagens indicadas para o ciclo olímpico no Brasil. Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo de 2008 a 2012. Em 2012, foi eleito vereador por São Bernardo do Campo no pleito com 5206 votos, assumindo, no dia 1º janeiro de 2013, sua cadeira na Câmara Municipal. Foi presidente do Poder Legislativo no biênio 2015-2016.